domingo, 18 de abril de 2021

Domingo de Santa Maria do Egito

 
18 de Abril de 2021 (CC) / 05 de Abril (CE)
Santa Maria do Egito († c. 521)
Tom 4



Santa Maria do Egito viveu em meados do V século e começo do VI. A sua juventude não era nada promissora. Ela tinha somente 12 anos, quando saiu de sua casa em Alexandria, e ficando livre do controle dos pais, jovem e inexperiente como era se envolveu com a vida devassa. Não havia ninguém que pudesse detê-la, e tinha muitos sedutores e muitas tentações em volta dela. Assim, Maria passou 17 anos nesta vida que leva à perdição, até que Deus misericordioso providenciou a sua penitência. Aconteceu isto assim: 

Por força das circunstancias, Maria se juntou a um grupo de peregrinos, que estavam se dirigindo para a Terra Santa. Durante a viagem no navio, Maria não parava de seduzir os romeiros e a pecar. Ao chegar a Jerusalém, se juntou a um grupo de pessoas que iam para a igreja de Ressurreição. Todos os homens entravam livremente na igreja, porém Maria foi parada por uma mão invisível e não conseguia entrar de jeito algum. Aí ela compreendeu, que Deus não a deixava entrar num lugar santo por causa da sua devassidão. Maria ficou possuída de um grande temor e de um grande desejo de penitência, e começou a pedir a Deus o perdão dos pecados, prometendo se regenerar. Então percebeu, logo na entrada, o ícone de Nossa Senhora e começou a lhe pedir que intercedesse por ela perante Deus. Logo ela sentiu um grande alívio e entrou livremente na igreja. 

Chorando muito no Santo Sepulcro, saiu da igreja completamente transformada. Maria cumpriu sua promessa de mudar a sua vida. Assim, se retirou de Jerusalém para o deserto do Jordão e lá viveu quase meio século em solidão, rezando e jejuando. Com estes atos de penitencia Maria se livrou completamente de todo desejo pecaminoso e purificou o seu coração para que este se transformasse num templo do Espírito Santo. 

O ancião Zózimo, do mosteiro do Profeta João, o Precursor, por providência de Deus, encontrou a santa Maria no deserto, quando esta já era uma anciã. Ele ficou maravilhado com sua santidade e seu dom de prever as coisas. Uma vez ele viu Maria se erguer acima da terra, levitando, enquanto ela orava, e outra vez a viu atravessar o rio Jordão, andando sobre as águas como uma terra firme. Na despedida do velho Zózimo, Maria lhe pediu que voltasse dentro de um ano, para lhe dar a comunhão. Zózimo voltou para o deserto conforme combinado e lhe deu a Santa Comunhão.  
Depois, após um ano voltando mais uma vez ele a encontrou morta. O velho Zózimo enterrou as santas relíquias lá mesmo no deserto, e na sua tarefa lhe ajudou um leão, que com as suas garras cavou a cova para o sepultamento do corpo da justa. Santa Maria faleceu em 521. Assim, de uma grande pecadora, a santa Maria se transformou, com a ajuda de Deus, numa grande justa, numa das maiores santas e nos deixou um grande exemplo de penitência. Ela é lembrada pela igreja em 1º de abril e no 5º domingo da Quaresma. 
Comemoração de São Nikon
São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho. Ainda jovem, se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla. Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote e, pouco tempo depois, tornou-se abade de um monastério com 190 monges que ficaram então sob sua direção.  Quando seus pais faleceram, Nikon e seus monges juntamente com mais nove pessoas, formavam uma devota comunidade e foram se estabelecer na Sicília. Contudo, foram perseguidos pelo governador da época que era idólatra. Todos os monges se opuseram ao governador e, por isso, foram presos, horrivelmente torturados e, finalmente, assassinados.

 

ORAÇÕES MATINAIS 

Clique no título para acessar


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (1)

Mateus 28:16-20

E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.

Tropárion do Templo Tom 3
Ó Santo Apóstolo Mateus, interceda por nós / junto ao Bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão // e às nossas almas salvação.

Tropárion de Santa Maria do Egito Tom 8
Em ti foi conservada com fidelidade / a imagem de Deus, ó Maria; / pois tomaste a Cruz e seguiste Cristo, / ensinando, com o teu exemplo, / a desprezar o corpo, porque mortal / e a cuidar da alma imortal. / Por isso, ó Santa, tua alma se rejubila com os Anjos.

Kondákion da Ressurreição
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascido na terra, /e despedaçastes os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia
// como Mestre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo

Kondákion de Santa Maria do Egito Tom 3
Fugiste das trevas do pecado / e te iluminaste com a luz da penitência. / Dirigiste o teu coração a Cristo, ó gloriosa / e apresentaste-lhe, como advogada compassiva, / sua Mãe Santíssima e isenta de toda imperfeição / alcançando, por isso, o perdão das culpas / e a felicidade com os Anjos.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Kondákion do Templo
Deixando os laços da alfândega para adquiri o jugo da justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade / epela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Prokímenon 

Ó, Senhor, quão harmoniosas as Tuas obras!
Feitas, todas, com sabedoria. (Sl. 103:24)
 
Bendiz ó minha alma ao Senhor, Senhor meu Deus,
Tu És infinitamente grande! (Sl. 103:1)

Hebreus 9:11-1411

Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! 
Cinge a Tua espada, com majestade e esplendor, 
cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça. 
 

Aleluia, aleluia, aleluia! 
Amaste a justiça e detestaste a iniquidade,
 
Por isso Deus Te ungiu com o óleo da alegria.
 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Marcos 10:32-4532

Ora, estavam a caminho, subindo para Jerusalém; e Jesus ia adiante deles, e eles se maravilhavam e o seguiam atemorizados. De novo tomou consigo os doze e começou a contar-lhes as coisas que lhe haviam de sobrevir, 33 dizendo: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas; e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios; 34 e hão de escarnecê-lo e cuspir nele, e açoitá-lo, e matá-lo; e depois de três dias ressurgirá. 35 Nisso aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos. 36 Ele, pois, lhes perguntou: Que quereis que eu vos faça? 37 Responderam-lhe: Concede-nos que na tua glória nos sentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. 38 Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? 39 E lhe responderam: Podemos. Mas Jesus lhes disse: O cálice que eu bebo, haveis de bebê-lo, e no batismo em que eu sou batizado, haveis de ser batizados; 40 mas o sentar-se à minha direita, ou à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles a quem está reservado. 41 E ouvindo isso os dez, começaram a indignar-se contra Tiago e João. 42 Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; 44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário