09 de Outubro de 2021 (CC) / 26 de Setembro (CE)
Dormição do Apóstolo e Evangelista São João († séc. I);
Dormição do Apóstolo e Evangelista São João († séc. I);
Canonização de São Tikhon, Patriarca de Moscou (1989)
Tom 6
A Igreja Ortodoxa comemora no dia de hoje, a Dormição de São João, o Apóstolo Virgem, um dos maiores santos da Igreja que mereceu o título de «o Discípulo a quem Jesus amava». Junto à Cruz recebeu do Redentor como Mãe a Santíssima Virgem Maria, e com Ela – como Fonte da Sabedoria – a segurança doutrinária que lhe mereceu dos Padres da Igreja o título, por excelência, de «o Teólogo».
A águia, símbolo da sublimidade de sua teologia, é o símbolo iconográfico de São João, o Teólogo. A iconografia de São João estende-se pelos séculos em amplos espaços geográficos. Na tradição bizantina predominam duas representações: A do santo aos pés do Crucificado, frequentemente ao lado oposto de onde se encontra a Virgem (à direita do Cristo), sem as demais pessoas, embora lembradas nos Evangelhos, presentes no Calvário, ou então o Evangelista é representado sentado, por vezes tendo ao lado o símbolo da águia, ditando ao seu escriba Prócoro a revelação. Ao centro do Iconostase, nas Portas Reais, debaixo da cena da Anunciação, é frequente a representação dos quatro evangelistas. São João é logo reconhecível, pois é o único, que está ditando a um discípulo. Na iconografia da Santa Ceia o discípulo amado é sempre representado com a cabeça sobre o peito do Mestre. Ele está presente, também, em numerosas cenas evangélicas ou tradicionais, como a Transfiguração, o Pentecostes, a Dormição da Virgem e muitas outras.
São João repousou no Senhor quando tinha mais de cem anos de idade. Ele sobreviveu às outras testemunhas oculares do Senhor, e por um longo tempo permaneceu como a única testemunha restante da vida terrena do Salvador. Quando chegou a hora de sua partida, o Apóstolo João, saiu para além dos limites da cidade de Éfeso com as famílias de seus discípulos. Ele lhes ordenara que se-lhe preparasse uma sepultura em forma de cruz, na qual ele deitaria, dizendo a seus discípulos que eles deveriam cobrir seu rosto com um pano e depois encher a sepultura com terra. Os discípulos com lágrimas nos olhos, beijaram o rosto de seu amado mestre, mas não querendo ser desobedientes, cumpriram o que lhes fora pedido. Sabendo disto, outros discípulos de São João vieram para o lugar de seu sepultamento. Quando abriram a sepultura, eles encontraram o túmulo vazio. A cada ano no túmulo do Santo Apóstolo João, em 8 de maio, saia um fino pó, que os crentes juntavam e que era utilizado para a cura dos doentes. Por isso, também a Igreja celebra a memória do Santo Apóstolo João, o Teólogo, em 8 de maio.
Leituras Comemorativas:
João 21:15-25 Matinas1 João 4:12-19 LiturgiaJoão 19:25-27; 21:24-25
Tropárion do Repouso do Santo Apóstolo e Evangelista João Teólogo, Tom 2Amado Apóstolo de Cristo Deus, / apressa-te a libertar um povo indefeso. / Aquele que te permitiu reclinar-te em Seu peito / te recebe, prostrado em súplica. / A Cristo roga, ó Teólogo, / que dissipasse as trevas das nações que nos cercam, // concedendo-nos paz e grande misericórdia.Kondákion, Tom 2Quem pode contar as tuas poderosas obras, ó virgem Apóstolo? / Pois de ti se derramara milagres e fluíram curas; / roga por nossas almas, // visto que és teólogo e amigo de Cristo
1 Coríntios 10:23-28
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
Lucas 4:31-36
E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário