terça-feira, 19 de outubro de 2021

18ª Terça-feira Depois de Pentecostes

19 de Outubro de 2021 (CC) / 06 de Outubro (CE)
São Tomé, Apóstolo (séc. I)
Tom 8



O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze - gloriosos e dignos de louvor - Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo, deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura, o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: 
«Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei» (João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. «Meu Senhor e meu Deus», gritou o Apóstolo (João 20:28).

Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos «O Cético Tomé».Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: «O toque de Tomé». Em eslavo, se diz, «A Fé de Tomé.» Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.

«Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros Apóstolos,» diz São João Crisóstomo, «trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zelosa e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens.»

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus. 
Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do Apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ). 
Tropárion — Tom 2
Tu te tornaste um Discípulo de Cristo / e compuseste o Divino Colégio Apostólico. / Fraquejando na Fé, duvidaste da Ressurreição do Senhor, / mas, ao tocar em Suas feridas creste em Sua puríssima Paixão. // Roga a Cristo, ó divino Tomé, por nossa paz e misericórdia. 
Kondákion — Tom 4
Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo, / cheio da graça divina, das profundezas do seu coração, exclamou: // "Tu És o meu Senhor e meu Deus!"
Leituras Comemorativas 
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 20:19-31


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 5:20-26

20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. 22 Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. 24 Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra...

Lucas 6:37-45

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário