segunda-feira, 18 de outubro de 2021

18ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

18 de Outubro de 2021 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304); 
Ss. Pedro (1326), Theognostus (1353), Alexis (1378), Cypriano (1406), Photius (1431), 
Jonah (1461), Gerontius (1489), loasaph (1555), Macarius (1563), Filipe (1569), 
Job (1607), Hermogenes (Germogen) (1612), Tikhon (1925), 
Pedro (1937), Philaret (1867), Inocêncio (Veniaminov) (1879) e Macarius (1563), Metropolitas de Moscou.
Tom 8




A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.
Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria.

Efésios 4:25-32

25 Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; 27 nem deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.  

Lucas 6:24-30

Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais fartos, porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides, porque vos lamentareis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

† † †

HOMILIA


“Não Podeis Servir a Deus e ao Dinheiro”

Ninguém pode servir a dois Senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro... Considera que grande proveito nos declara novamente esta passagem; e como ao mesmo tempo afasta o que é prejudicial e prepara o que é conveniente para a salvação. Pois diz que as riquezas vos prejudicam não só porque fornecem aos ladrões armas contra vós, nem só porque cobrem de trevas as vossas mentes, mas também porque vos afastam do serviço de Deus e vos precipitam nas mãos do dinheiro, seres inanimados e que com dois fios vos ferem; que tornam escravos aqueles que deveriam mandar; e que vos separam do serviço de Deus a quem de forma incondicional deveis servir.

Da mesma maneira que anteriormente demonstrou haver um duplo prejuízo, como que as riquezas se acumulem onde a traça a corrói e que não se depositem no local onde é seguro o depósito; assim também nesta passagem declara um duplo prejuízo: que afastam do serviço de Deus e que escravizam ao dinheiro. Contudo, ele não declara isso imediatamente, porque o vai preparando mediante considerações do dia a dia, dizendo: Ninguém pode servir a dois senhores. Refere-se a dois senhores que ordenam coisas opostas, pois se isto não acontecesse já não seriam dois. Por isso diz a Escritura: A multidão dos que tinham crido eram um só coração e uma só alma, pois embora estivessem divididos em muitos corpos, contudo, a concórdia os tornava um só.

Insistindo, em seguida, diz não só que o apego às riquezas não lhe será de proveito, mas que o odiará e desprezará. Porque, ou odiará a um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Parece que disse duas vezes a mesma coisa, mas não procedeu dessa maneira sem motivo, mas para demonstrar desta forma que a mudança para melhor é fácil. Para que não te desculpes alegando que já te encontras escravo das riquezas e oprimido por sua tirania, te demonstra que podes passar para o lado oposto; e assim como o podes fazer daqui para lá, também o pode de lá para cá.

Disse isto de forma genérica para persuadir ao ouvinte a que se constituísse juiz imparcial daquilo que lhe dizia, e assim desse a sua sentença considerando a própria natureza das coisas; tão logo o viu dar o parecer afirmativo, finalmente se referiu a si mesmo e disse: Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Fiquemos horrorizados de ver que coisas obrigamos Cristo a dizer, até fazê-lo comparar e colocar frente a frente Deus e o ouro. Mas se isto é terrível, muito mais terrível é que nós realmente o façamos, e prefiramos a tirania do ouro ao temor de Deus.

São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (Séc. IV)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário