quarta-feira, 6 de outubro de 2021

16ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

06 de Outubro de 2021 (CC) / 23 de Setembro (CE)
Concepção do Santo Profeta e Glorioso Precursor João Batista
Tom 6
Jejum (Azeite é permitido)

Esta foi a profecia de Isaías referindo-se ao Precursor: 
«Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus». (Is 40: 3). 
Esta voz foi a do Precursor São João Batista, nascido de forma miraculosa. Seu pai, Zacarias, era um sacerdote, e quando  estava incensando o altar no templo, viu um Anjo do Senhor  que lhe anunciou a chegada de um filho que deveria se chamar João. A alegria transbordou o coração de Zacarias, mas duvidou por um instante de que isso pudesse ser possível, pois sua mulher estava em idade já muito avançada. Então a Anjo lhe disse que, por ter duvidado, permaneceria privado da fala e audição até que a palavra de Deus fosse cumprida.  E, de fato, Isabel, completando-se os nove meses, deu à luz um filho. Oito dias depois, quando o menino foi levado para ser circuncidado, parentes quiseram impor o nome de seu pai, Zacarias, ao menino. Foi quando Zacarias, percebendo este movimento, escreveu num quadro negro o nome João, e imediatamente voltou a falar e a ouvir, e a alegria novamente tomou conta de todos. 
Tropárion da Concepção do Precursor, no Tom 4
Canta, ó estéril que não engravidaste, / pois tu concebeste a lâmpada do Sol / Que iluminará o mundo inteiro que padece de cegueira. / Ó Zacarias, alegra-te e exclame: // "O Profeta do Altíssimo há de nascer." 
Kondákion da Concepção de São João Batista, no Tom 1
O Grande Zacarias exulta radiantemente / junto com Isabel: / ela concebeu dignamente João, o Precursor, que o Anjo anunciou com grande alegria // e a quem honramos como um iniciado da graça. 
Leituras Comemorativas:  
Gálatas 4:22-31
Lucas 1:5-25

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 6:2-10

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Lucas 4:1-15

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; e quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor. E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário