quarta-feira, 19 de outubro de 2022

19ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

19 de Outubro de 2022 (CC) / 06 de Outubro (CE)
São Tomé, Apóstolo (séc. I)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 1



O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze Gloriosos e Dignos de Louvor Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo, deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura, o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: 
"Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei" (João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o Apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. "Meu Senhor e meu Deus", gritou o Apóstolo (João 20:28).

Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos "O Cético Tomé".Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: "O toque de Tomé". Em eslavo, se diz, "A Fé de Tomé". Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.

"Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros Apóstolos," diz São João Crisóstomo, "trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zelosa e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens."

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus. 
Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do Apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ). 
Tropárion — Tom 2
Tu te tornaste um Discípulo de Cristo / e compuseste o Divino Colégio Apostólico. / Fraquejando na Fé, duvidaste da Ressurreição do Senhor, / mas, ao tocar em Suas feridas creste em Sua puríssima Paixão. // Roga a Cristo, ó divino Tomé, por nossa paz e misericórdia. 
Kondákion — Tom 4
Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo, / cheio da graça divina, das profundezas do seu coração, exclamou: // "Tu És o meu Senhor e meu Deus!"
Leituras Comemorativas 
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
João 20:19-31

Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 1:12-20

E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; de maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; e muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Lucas 6:46-7:1

E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.

† † †

Homilia


"E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis as coisas que eu digo?" Por que eles O chamam de Senhor, mas não fazem a vontade do Senhor; isto é, por que eles não reconhecem Seu senhorio em seus atos? Porque eles só chamam com a língua e não com o coração. Se o coração deles dissesse: “Senhor, Tu És meu Senhor”, então haveria completa prontidão para se submeter Àquele a quem confessam como seu Senhor. Mas visto que eles não têm isso, suas ações não combinam com sua língua; ao passo que as ações sempre combinam com o coração. 

Tudo bem, então não faz sentido chamar: “Senhor, Senhor”? Não, não é assim. Mas é preciso fazer com que a palavra externa corresponda à palavra interna, que é o sentimento e a disposição do coração. Sente-se e reflita sobre o Senhor e sobre você mesmo: o que É o Senhor e o que você é? Pense no que o Senhor fez e ainda faz por você, pelo o que você vive e como isso vai acabar. Você imediatamente chegará à convicção de que não há outra maneira senão cumprir firmemente a vontade do Senhor; não há outro caminho para nós. Essa convicção dá origem a uma prontidão para cumprir de fato o que é expresso pela palavra "Senhor". Com tal prontidão, uma necessidade de ajuda do alto será despertada, e dela a oração: “Senhor, Senhor! Ajuda-me e dá-me forças para andar na Tua vontade.” E esta petição será agradável ao Senhor.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário