quarta-feira, 5 de outubro de 2022

17ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

05 de Outubro de 2022 (CC) / 22 de Setembro (CE)
Santo profeta Jonas (Séc. 9 a.C);
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Jejum (Pão, frutas e vegetais)
Tom 7


O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação israelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10). 
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas: 
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40). 
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse: 
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41). 
Santo Mártir Focas 
O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117. 
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.

Efésios 3:8-21

8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, 10 para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, 11 segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, 12 no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele. 13 Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória. 14 Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, 15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, 16 para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais robustecidos com poder pelo seu Espírito no homem interior; 17 que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, 18 possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus. 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, 21 a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.   

Lucas 5:33-39

Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem? E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão. E disse-lhes também uma parábola: Ninguém deita um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário