sábado, 22 de outubro de 2022

19º Sábado Depois de Pentecostes

22 de Outubro de 2022 (CC) / 09 de Outubro (CE)
Santo Apóstolo Tiago, Filho de Alfeu; 
Andrônico e sua esposa Atanásia; Pai e Patriarca Abraão e seu sobrinho Ló; 
Mártires Juventino e Máximo; Poplia, Confessora da Fé e Diaconisa de Antioquia;
Santo Ícone da Mãe de Deus de Korsun.
Tom 1



Tiago, filho de Alfeu, era um dos Doze Apóstolos e irmão do Apóstolo e Evangelista Mateus. Testemunha das verdadeiras palavras e milagres de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, bem como da Sua Paixão, Ressurreição; após a descida do Espírito Santo no Pentecostes, na distribuição dos territórios de missão, lhe coube pregar o Evangelho de Cristo em Eleutherópolis e nas áreas circundantes, e depois no Egito, onde padeceu por seu Salvador.
 
Com grande poder em palavras e ações, Tiago divulgou a notícia salvadora da Palavra de Deus Encarnada, destruindo idolatrias, expulsando os demônios dos homens e curando todas as enfermidades e doenças em Nome do Senhor Jesus Cristo. Seu trabalho e zelo foram coroados de grande sucesso. Muitos pagãos passaram a crer em Cristo, igrejas foram construídas e organizadas, e sacerdotes e bispos foram ordenados.
 
Tiago sofreu martírio na cidade egípcia de Ostracina, sendo crucificado pelos pagãos. Assim, este grande e maravilhoso Apóstolo de Cristo tomou sua morada no Reino Celestial, para reinar eternamente com o Rei da Glória.
Comemoração do Santo Apóstolo Tiago, filho de Alfeu

Tropárion de São Tiago, Filho de Alfeu, Tom 3
Ó Santo apóstolo Tiago, / roga a Deus misericordioso // que Ele conceda às nossas almas a remissão das transgressões.

Kontakion, Tom 2
Com louvores, bendigamos, todos, ao divino arauto Tiago, / que fixou os dogmas da sabedoria nas almas dos piedosos,/ pois, diante do trono do Mestre da Glória,/ ele se regozija com todos os anjos, // orando incessantemente por todos nós.

Leituras Comemorativas
João 21:15-25 Matinas
1 Coríntios 4:9-16
Lucas 10:16-21


Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 15:58-16:3

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.

Lucas 5:27-32

E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Que consolo para os pecadores! Mas é necessário deixar os pecados e fazer apenas o bem; e, ao fazer o bem, continuar a se chamar pecador, não apenas com a língua, mas no coração. Não peque, mas como verdadeiro pecador, arrependa-se e peça perdão ao Senhor. Quando você assim se dispuser, significa que você permanece na verdade; assim que você der lugar à justiça própria e começar a se considerar sem pecado, saiba que está se afastando do caminho certo e indo ao encontro daqueles para os quais não há salvação.

Como podemos combinar uma vida adequada com sentimentos de pecaminosidade é algo que apenas os escribas perguntam. Eles ensinam, mas não praticam o que ensinam. Para quem segue o caminho da ação, isso é tão claro que ele não consegue entender como poderia ser de outra maneira.

Da Obra "Pensamentos Diários Para o Ano Inteiro"
de São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário