domingo, 19 de fevereiro de 2023

Domingo do Juízo Final


SEMANA DA ABSTINÊNCIA DE CARNE
19 de Fevereiro de 2023 (CC) - 06 de Fevereiro (CE)
São Bucólos, bispo de Esmirna († 100?); 
Fócios, Patriarca de Constantinopla († 891 dC);
 Juliano e Fausta; Evilásia e Máximo; Marta Maria e seu irmão Monge, Likárion; 
Barsanúfio , o Grande e João, o Profeta de Gaza; 
Mártires Dorotea, Cristina, Calista e Teófil; 
Monge Arsênio de Ikalti; Bispos Mel e Mun; Ilian de Eades.
Tom 3



 
São Bucólos é lembrado como o primeiro arcebispo de Esmirna, Igreja fundada por São João, o teólogo que, por mandato da Igreja, tinha sob sua direção, toda a Ásia Menor. Exerceu este ofício com senso de dever e muito zelo e, servindo abnegadamente a Igreja, enfrentou heroicamente seu martírio. Foi realmente um pai espiritual para todos os cristãos, o ensinando o evangelho em tempos de perseguição e perigo para os cristãos. Diante da multidão idólatra, ele se comportava com prudência e com um maravilhoso amor, tomando cuidado para não irritar as pessoas e, se possível, para atraí-los à fé cristã. Os hinos litúrgicos que recordam a memória deste santo ressaltam sua fé sincera, sua pureza de espírito e sua grande humildade.
  
São Fócio, Patriarca de Constantinopla 
São Fócio representa para os povos eslavos do Sul, um papel importante na sua cristianização. Logo após a sua eleição, como Patriarca de Constantinopla, envia os santos Cirilo e Metódio como missionários para aquela região, e em 867 um bispo para a Ucrânia. Durante algum tempo rompe a comunhão com o papa Nicolau I de Roma de quem recebe anátema, devido a questões disciplinares, entre as quais relativas à sua eleição e devido à discordância acerca dogma do Filioqüe, reforçando o afastamento da Igreja Latina, concretizada durante o exercício do seu sucessor Cerulário em 1054.
São Fócio, para além da importância das suas funções, era um reconhecido teólogo do seu tempo que via nos padres da Igreja os grandes interpretadores do Evangelho.
Nas suas cartas acusa os latinos de se terem afastado da Tradição apostólica nos seguintes pontos: os ázimos, o jejum do sábado, a abstinência, o rito do batismo, o culto às imagens, o filioqüe e o primado romano.
Antes de ocupar o seu lugar de Patriarca já era conhecido como leigo sábio e conhecedor de filo e das ciências. 
A Santa Mártir Ainda Adolescente, Fausta  
Fausta foi martirizada por amor a Cristo durante o reinado do Imperador Maximiano (305-311 DC). Por seu heroísmo, Fausta afugentou seus perseguidores e conseguiu converter dois deles ao cristianismo: Evilasius, o sacerdote pagão de oitenta anos, e Eparch Maximus. Quando o juiz a ameaçou com torturas mais severas, pediu-lhe que fizesse uma foto retratando todas aquelas torturas com que ele a ameaçava. 
Quando a foto foi completada, foram mostra-la à Santa Fausta, esta lhes dissera:  
«Assim como esta imagem não sente dor, então meu corpo não sente a dor dos teus castigos, pois minha alma está segura no Senhor"».  
A juíza então a jogou em um tanque de água fervente, onde esta menina de 13 anos morreu com uma oração em seus lábios, e sua alma entrou no Paraíso. 
A Santa e Jovem Mártir, Ainda Adolescente, Dorotéia 
Dorotéia era uma donzela proeminente e bonita de Cesárea da Capadócia. Sapricius, o administrador da província, entregou Dorotéia para as duas irmãs pagãs, Christina e Kallista, a fim de persuadi-la a abandonar Cristo. Mas o oposto ocorreu: Dorotéia conseguiu converter as duas irmãs para a Fé Cristã. Furioso, Sapricius ordenou que as duas irmãs fossem amarradas a uma catapulta e incendiadas. Ele também condenou Dorotéia à morte. Esta, ao ouvir a sentença, exultou e gritou: 
«Dou graças a Ti, ó Cristo, Amante das almas, para que me conduzas a todas as tuas mansões!» 
Certo nobre, chamado Teófilo, que estava presente, riu-se dessas palavras e gritou para Dorotéia: 
«Escuta, ó noiva de Cristo, manda-me maçãs e flores da romã do paraíso do teu noivo». 
«Na verdade, farei isto» - respondeu a mártir. 
Quando Dorotéia estava no local da execução, de repente um belo jovem apareceu com três lindas maçãs e três flores vermelhas da romã. Este era um anjo de Deus, e era inverno. Dorotéia pediu ao anjo para levá-las a Teófilo e dizer-lhe: 
«Eis o que você desejou!» 
Quando Teófilo recebeu a mensagem e viu o presente, ficou completamente assustado. Isto deu um nó em sua cabeça, e ele, um pagão convicto, tornou-se cristão. Teófilo foi torturado e morto por amor a Cristo, e sua alma entrou no Paraíso do Senhor Jesus logo após à de Santa Dorotéia. 
Os Santos Veneráveis Barsanúfios e João 
Ambos, Barsanúfios e João eram grandes ascetas, clarividentes e operadores de milagres na região de Gaza.
  
Eles deixaram um famoso trabalho intitulado «O Livro das Respostas», que lida com muitas perguntas sobre a vida espiritual. Barsanúfios e João viveram no século VI.

As Santas Marta e Maria, e Seu Irmão Licarion  
A Santas Virgens Mártires, Marta e Maria eram irmãs, viviam na Ásia Menor e eram ardentes no desejo de sofrer pelo Senhor Jesus Cristo. Certa vez um comandante militar pagão passou por sua casa. As irmãs foram ao seu encontro e declararam em voz alta que eram cristãs. A princípio, o comandante não prestou atenção a elas, mas gritavam persistentemente atrás dele, repetindo sua confissão. Então ambos foram presas junto com seu irmão - o jovem Likarion. Todos os três foram colocados em cruzes e, durante a execução, sua mãe veio até eles, encorajando-os em seus sofrimentos por Cristo. As irmãs foram perfuradas com lanças e o jovem Likarion foi decapitado pela espada.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (III)

Marcos 16:9-20

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Alegrem-se os céus e exulte a terra, / pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; / vencendo a morte com a morte, / Ele que É o Primogênito dentre mortos; / arrancou-nos das profundezas dos infernos // revelando ao mundo a Sua infinita misericórdia!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Ó Santo Apóstolo Mateus, / interceda por nós / junto ao Bondoso Deus: / Que Ele nos conceda o perdão / e às nossas almas salvação.

Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, Ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão festeja e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e Patriarcas, // sem cessar, louvam o divino poder de Tua autoridade.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Kondákion do Domingo do Juízo Final, Tom 1
Quando vieres à terra com glória, Ó Deus, / o mundo inteiro será abalado. / Os livros serão abertos, e as coisas ocultas serão notórias; / e um rio de fogo fluirá do Teu Tribunal. / Então, livra-me do fogo inextinguível // e concede-me repousar à Tua destra, Ó Justo Juiz.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino À Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador, / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe Bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós, junto de Deus, // tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokímenon

R. Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei. (Sl. 46:6) 

V. Aplaudi com as mãos, todos os povos;
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)

1 Coríntios 8:8-9:2

8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? 11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu. 12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo. 13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão. 1 Não sou eu livre? Não sou apóstolo? Não vi eu a Jesus nosso Senhor? Não sois vós obra minha no Senhor? 2 Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos para vós o sou; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 

Aleluia


Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Junto de Ti, Senhor, me refugiei;
Não seja eu confundido para sempre,
Por Tua justiça, livra-me!

Sê para mim um Deus protetor
E uma casa de refúgio que me abrigue.

Mateus 25:31-46

31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?  39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes. 44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

† † †

COMENTÁRIO

A leitura do Evangelho designado para o Domingo da Abstinência de Carne vem do Evangelho de São Mateus e diz respeito ao Juízo Final. Cristo nos fala a respeito de como será o julgamento quando Ele voltar. Em vez de destacar que a assembleia dos justos será composta por aqueles que simplesmente "creram" em Deus e levaram uma vida confortável, ou mesmo aqueles que vão à igreja todos os domingos, Cristo nos diz que não é apenas a nossa fé, mas também as nossas ações que irá determinar o nosso destino final. Jesus está mais preocupado com a forma como agimos para com aqueles ao nosso redor, e em particular, para com os menos afortunados.

Uma das coisas importantes que Cristo nos ensina através da Sua mensagem é que tudo o que fazemos para o próximo, fazemos o mesmo a Cristo também. E isso traz à tona o fato importante de que o verdadeiro cristão é aquele que vê Cristo em todos. Todos são criados à imagem e semelhança de Deus; somos todos (ou pelo menos nos esforçamos para ser) ícones vivos de Cristo. E é quando reconhecemos que a imagem de Cristo está em todos (incluindo os nossos 'inimigos') que damos mais um passo rumo às mansões do Pai que foram preparadas para nós.

A próxima vez que você se propuser a destruir a reputação de alguém, quebrar o coração de alguém, mostrar indiferença e até a ignorância em relação a uma pessoa, ou maliciosamente fofocar sobre alguém, lembre-se que Cristo diz que você está fazendo isto com Ele também. E o que você faz de errado para com o próximo vai contar contra você quando o Justo Juiz retornar. Nós, cristãos, às vezes somos críticos para com os outros (tanto dentro como fora da Igreja), e ainda não paramos para pensar que isso vai refletir sobre o próprio Cristo. Usurpamos o lugar do Juiz e com isto julgamos o Salvador. Nós realmente precisamos ver esse ícone de Cristo em todos, não importa quem sejam eles.

Precisamos agir como cristãos, o que implica em derramar o coração e os recursos para os menos afortunados em torno de nós. A Grande e Santa Quaresma é um tempo para o arrependimento, mudança e renovação em nossas vidas. É também um tempo para avaliar o que temos feito em termos de cuidar de nosso vizinho. Use esse tempo que leva até a Santa Páscoa para fazer algo sobre o agir como um Cristão Ortodoxo, ao invés de meramente pensar como um.

Santo Mosteiro Axion

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário