quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

08 de Janeiro de 2025 (CC) 26 de Dezembro de2024 (CE)
Sinaxys da Santíssima Mãe de Deus
Hieromártir Euthymius, Bispo de Sardes (†840)
Tom 3

No segundo dia da Natividade, a Igreja Cristã dá glória e ação de graças à Santíssima Theotokos, que deu à luz ao nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo.
Esta festa é chamada "Synaxis", porque neste dia todos os Fiéis se reúnem para glorificar à santíssima Theotokos, e celebrar solene e universalmente uma festa em sua honra.
Hieromartir Euthymius, bispo de Sardes  
O Hieromartyr Euthymius, Bispo de Sardes, durante o período do reinado do Imperador Bizantino Constantino Porphyrogenitos (780-797) e da Imperatriz Irene (797-802), foi escolhido Bispo de Sardes, por causa de sua vida virtuosa. Ele também esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico (787), no qual denunciou a heresia Iconoclasta.
 
Quando o Imperador iconoclasta Nicéforo I (802-811) subiu ao trono, São Euthymius e outros hierarcas Ortodoxos foram banidos para a ilha de Patalareia, onde permaneceram por um longo tempo. Trazido do exílio pelo Imperador Leão V (813-820), o bispo corajosamente denunciou a heresia Iconoclasta, e eles o mandaram para o exílio para a cidade de Assia. O imperador, Miguel II, o Stammerer (820-829), tentou fazê-lo renunciar à veneração dos ícone-venes, mas sem sucesso.

Em seguida, o santo Mártir foi açoitado e banido para a ilha de Creta. Miguel foi sucedido no trono pelo Imperador Iconoclasta Teófilo (829-842), por cuja ordem Santo Euthymius foi submetido a cruéis torturas. Santot Euthymius adormeceu no Senhor vários dias após as torturas.

Santo Euthymius também é comemorado em 8 de Março.
 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 2:11-18

11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo:Anunciarei o teu nome a meus irmãos,Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Mateus 2:13-23

Fragmento 4 - Naqueles dias, tendo partido os magos, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José e disse: Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e corre para o Egito, e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procura pela Criança, a fim de destruí-La. Ele se levantou, tomou de noite a criança e Sua Mãe e foi para o Egito, e lá permaneceu até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do Profeta, dizendo:

“Do Egito chamei o Meu Filho”.

Então Herodes, vendo-se enganado pelos Magos, ficou muito furioso e mandou matar todos os bebês de Belém e de todas as suas fronteiras, de dois anos para baixo, conforme o tempo que lhe falara os Magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo Profeta Jeremias, que diz: 

“Ouviu-se uma voz em Ramá, pranto e grande lamento. Raquel chora por seu filhos, e não quer ser consolada, pois eles não mais existem”. 

Depois da morte de Herodes, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José no Egito e diz: Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e vai para a terra de Israel, pois aqueles que procuravam tirar a vida do Menino, morreram. Ele se levantou, pegou o Menino e Sua Mãe e veio para a terra de Israel. Ao ouvir que Arquelau reinava na Judéia em vez de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá; mas tendo recebido uma revelação em sonho, foi para a região da Galileia, e se estabeleceu numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas, que Ele seria chamado Nazareno.

† † † 

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Natividade Segundo a Carne de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo


07 de Janeiro de 2025 (CC) 25 de Dezembro de 2024 (CE)
A adoração dos Magos: Melquior, Gaspar e Baltazar;
Comemoração dos pastores em Belém que guardavam as ovelhas e foram ver o Senhor.
Jejum Livre
Tom 3



Veja Mateus cap. 2. 
De acordo com o Evangelista e dos Santos Padres, os Magos eram astrólogos da Pérsia ou da Babilônia (a Escritura diz apenas que eles vieram "do leste."). 
A estrela que eles seguiram não era um objeto inanimado, mas um dos Poderes Angelicais do céu, nomeado para levá-los ao Salvador. 
Desde o início, a Boa Nova de Cristo foi proclamada às nações.



Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

Mateus 1:18-25

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

LITURGIA

A Primeira Antífona 
 
Refrão: Pelas orações da Mãe de Deus, ó Salvador, salva-nos.

1. No Concílio dos justos e na Igreja, grandes são as obras do Senhor.  

2. Eu Te confessarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. 
 
3. Procuradas por todos os que nelas tomam prazer.    
 
4. A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre.  
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, a agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém. 
 
A Segunda Antífona 

Refrão: Ó Filho de Deus, que nasceste da Virgem, salva-nos que cantamos a Ti: Aleluia!

1. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em Seus mandamentos tem grande prazer.  
 
2. A sua semente será poderosa na terra; a geração dos retos será abençoada.  
 
3. Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. 
 
4. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo.  
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.  
 
Terceira Antífona 
 
V. Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita.  
  
Tropárion da Festa, no Tom IV: Teu nascimento, Ó Cristo nosso Deus, / tem resplandecido no mundo a luz do conhecimento; / nele os adoradores dos astros / aprenderam de um astro / a adorar-Te, Sol da justiça, / e a Te conhecer como o Oriente vindo do Alto. // Ó, Senhor, glória a Ti.

V. Até que ponha os Teus inimigos por escabelo dos Teus pés.  
  
V. O Senhor enviará o cetro da Tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos Teus inimigos.  
  
V. O Teu povo será mui voluntário no dia do Teu poder; nos ornamentos de santidade.  
 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém. 

Canto de Entrada (Issodikon)
Eu Te gerei em meu seio, antes do raiar da manhã. O Senhor jurou e não se arrependerá; Tu És Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

Tropárion da Festa Tom IV
Teu nascimento, Ó Cristo nosso Deus, / tem resplandecido no mundo a luz do conhecimento; / nele os adoradores dos astros / aprenderam de um astro / a adorar-Te, Sol da justiça, / e a Te conhecer como o Oriente vindo do Alto. // Ó, Senhor, glória a Ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion Tom 3
Hoje a Virgem dá à luz o Eterno, / e a terra é uma gruta ao Inacessível. / Os Anjos e os Pastores O louvam / e os Magos com a estrela avançam; // pois como um recém-nascido apareceu o Deus Pré-Eterno.
 
TRISÁGION

Vós que fostes batizados em Cristo, 
de Cristo vos revestistes. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai  e ao Filho e ao Espírito Santo, 
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Prokímenon Tom 8

R. Todos os habitantes da terra Te adorem 
e cantem em Teu louvor.

V. Aclamai a Deus todos os habitantes da terra. 

Gálatas 4:4-7

Irmãos, mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Portanto já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro por Deus. 

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Os céus publicam a glória de Deus
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Um dia ao outro transmite esta mensagem
e uma noite à outra a comunica.

Mateus 2:1-12

Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra. Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.

Hino À Mãe de Deus (Zadostoinik)

Irmos: Glorifica, ó minha alma, / Àquela que é mais venerável / e mais gloriosa que os Exércitos Celestes.

Refrão: Eu contemplo um mistério estranho e admirável: / a gruta tornou-se o Céu; / a Virgem, o trono dos Querubins; e a manjedoura, um lugar honroso, / no qual repousa o Incomensurável, Cristo Deus. / Louvemo-lo e glorifiquemo-Lo! 

Canto Da Comunhão

O Senhor enviou redenção ao Seu povo.
Aleluia (3x) 

† † †



Homilia de Natal de São João Crisóstomo

Surpreende-me um novo e maravilhoso mistério! Meus ouvidos ressoam ante o hino dos pastores, que não entoam uma melodia suave, mas um hino celestial ensurdecedor. Os anjos cantam! Os Arcanjos unem suas vozes em harmonia! Os Querubins entoam cheios de alegria os seus louvores! Os Serafins exaltam a sua glória! Todos se unem para louvar, nesta santa festividade, surpreendendo-se ante o mesmo Deus aqui na terra, e o homem no céu.

Aquele que está acima, repousa aqui embaixo pela nossa salvação; e nós, que estávamos abaixo, somos exaltados pela divina misericórdia. Hoje Belém se torna semelhante aos céus, escutando - lá das estrelas - os cânticos das vozes angelicais e, no lugar do sol, presencia o surgimento do Sol da Justiça.

Não perguntem como isto é possível, pois quando Deus quer, a ordem da natureza é alterada. Porque Ele quis, teve o poder para descer. Ele salvou. Tudo se moveu em obediência a Deus. Hoje, Aquele que É, nasce. E, Aquele que É, converte-se no que não era. Pois, quando era Deus, Se fez homem sem deixar de ser Deus…

E assim os reis chegaram, vendo o Rei celestial que veio a terra, sem trazer anjos nem arcanjos, nem tronos nem dominações, nem poderes nem principados, mas iniciando um novo e solitário caminho, a partir de um seio virginal. E, não obstante, não se esqueceu de seus anjos, não os privou de seu cuidado, porque, por Sua encarnação, não deixou de ser Deus.

E, vejam só: os reis chegaram para servir o Chefe dos exércitos celestiais; as mulheres vieram para adorá-Lo, pois Ele nasceu de uma mulher, para que as dores do parto se tornassem alegria; as virgens, ao filho da Virgem… 

Os pequeninos vêm adorá-Lo, pois se fez pequeno, e da boca dos pequeninos sai o perfeito louvor; as crianças, à criança que levantou mártires pela matança de Herodes; os homens, Àquele que se faz homem para curar as misérias de seus servos. Os pastores, ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas; os sacerdotes, Àquele que se faz Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; os servos, Àquele que tomou a forma de servo para abençoar nosso trabalho com a recompensa da liberdade (Fil 2,7); os pescadores, ao Pescador da humanidade; os publicanos, Àquele que, estando entre eles, os escolheu e nomeou evangelistas; as mulheres pecadoras, Àquele que enxugou as lágrimas da mulher pecadora arrependida; e para que eu também, assim, pudesse abraçá-Lo, todos os pecadores vieram para ver o Cordeiro de Deus que carrega sobre Si os pecados do mundo.

Por isso, todos se regozijam, e eu também quero regozijar-me. Desejo participar desta dança e deste coro para celebrar esta festa. Tomo, porém, meu lugar, não tocando uma harpa nem trazendo uma lâmpada, mas abraçando o madeiro de Cristo. Porque este é a minha esperança! Este é minha vida! Este é a minha salvação! Este é meu canto, minha harpa! E, trazendo-o em meus braços, venho diante de vós, tendo recebido o poder e o dom da palavra, e com os anjos e os pastores, canto:

Glória a Deus nas alturas, paz sobre a terra, benevolência entre os homens!

† † † 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Véspera da Natividade do Senhor

06 de Janeiro de 2025 (CC) 24 de Dezembro de 2024 (CE)
S. Eugênia, Mártir, e com e
la os Mártires Philip seu pai, 
Protus, Jacinto (Jacinth), Basilla, e Claudia (†262); 
Novo Hieromartyr Innocentius (1928); 
Novo Hieromartyr Sérgio sacerdote (1942);
Venerável Nicholas o Monge da Bulgária (9º c.);
Venerável Antioquia, monge da Palestina (635), e São Vitimionus de Scete;
Novo Mártir Achmed (Ahmet) o Calígrafo (ou Arquiteto) de Constantinopla [1682 (grego)];
Venerável Aphrodisius, monge da Palestina (6º c.).
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 5



Santa Eugênia era filha de uma distinta família de nobres e tinha dois irmãos: Abita e Sérgio. Seus pais se chamavam Felipe e Claudia. Felipe era prefeito de Roma e logo foi transferido paxra Alexandria com toda a sua família. Em Alexandria, Eugênia teve a possibilidade de conhecer e aprender a fé cristã, em particular, quando encontrou nas mãos de uma menina as epístolas de São Paulo. Ao ler as escrituras comentou: 
"Aqui dentro não existem teorias filosóficas de adoração. Destas escrituras emanam vida e esperança". 
Neste tempo seus pais haviam comprometido Eugênia em casamento com um romano da alta sociedade, porém ela não queria assumir este compromisso. Então, fazendo-se acompanhar de dois servos, Protas e Jacinto, partiu à noite e em segredo de Alexandria. Vestindo-se com trajes masculinos e fazendo-se passar por eunuco, assumiu o nome de "Eugênio", e entrou para a vida monástica num mosteiro masculino. 
Depois de vários anos, viajou para o seu lugar para visitar, em sua casa, sua família. Seus pais a receberam em lágrimas e a abraçaram. Prontamente, toda sua família se converteu ao cristianismo. O pai de Eugênia foi mortalmente ferido pelos idólatras que o odiavam. Santa Eugênia foi trasladada para Roma onde, por renunciar a oferecer sacrifícios aos ídolos, ela e seu pai foram decapitados, nos tempos do reinado de Commodus (180-192).


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORAS REAIS

Hora Prima: 
Hebreus 1:1-2; Mateus 1:18-25

Hora Tércia: 
Gálatas 3:23-29; Lucas 2:1-20

Hora Sexta: 
Hebreus 1:10-2:3;  Mateus 2:1-12

Hora Nona: 
Hebreus 2:11-18; Mateus 2:13-23

LITURGIA
Hebreus 1:1-12 

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.

Lucas 2:1-20

Fragmento 5 - E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo fosse recenseado. (E um censo foi realizado pela primeira vez quando Cirênio era Governador da Síria). E todos iam para o alistamento, cada um na sua própria cidade. E José também partiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, para a cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e linhagem de Davi). Para ser alistado com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela deveria dar à luz. E deu à luz o seu Filho Primogênito, O envolveu em panos e O deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. E havia naquela mesma região pastores que estavam no campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e ficaram com grande medo. E o anjo lhes disse: “Não temais; porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Porque hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: Encontrareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura”. E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: ”Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens”. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: “Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber”. E foram apressadamente, e encontraram Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-O, divulgaram o que a respeito do menino lhes fora dito. E todos os que ouviram isso se admiraram das coisas que os pastores lhes diziam. Maria, porém, guardava todas essas coisas e as ponderava em seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito.

† † †

HOMILIA

“Ó Deus, Que Os Povos Te Louvem!”


"Que Deus resplandeça sua face sobre nós e tenha piedade de nós". Nós necessitamos a bênção de Deus para que Sua face nos ilumine, para que a luz de Seu conhecimento irradie-se sobre nossos corações obscurecidos, para que o espírito de Sua majestade dissipe a obscuridade de nosso entendimento, e assim possamos gloriar-nos dizendo:

"Brilhe sobre nós, Senhor, a luz de Tua face".

Esta iluminação de Sua face sobre nós é dom de Sua misericórdia, misericórdia esta que iniciou Sua obra em nós com a remissão dos pecados. As palavras que seguem depois nos esclarecem o porquê se pede a iluminação da face de Deus sobre nós.

"Para que conheçamos na terra os Teus caminhos e em todos os povos a Tua salvação". 

Segundo a correta versão grega, pedimos para ser iluminados pela face de Deus para que seja conhecido na terra o Seu caminho, que é o ensinamento da vida religiosa: por ela, de fato, caminha-se até Deus. E o ensinamento da vida religiosa É Cristo. Nos evangelhos Ele mesmo Se identifica com esse ensinamento ao dizer: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". E novamente: "Ninguém vai ao Pai a não ser por mim".

Que Jesus seja o Salvador, basta analisar o significado do vocábulo para percebê-lo, pois em hebraico Jesus significa “Salvador”. A confirmação desta afirmação a temos no que diz o anjo ao falar com José sobre Maria:

"Dará à luz um Filho, e lhe porás por nome Jesus, porque ele salvará a seu povo de seus pecados".

Portanto, o anjo afirma que a razão pela qual se deve nomeá-lo de Jesus é porque ele está chamado a ser o Salvador do povo. Os apóstolos se confessam incapazes de pregar a mensagem evangélica se não são iluminados, se não irradiam um pouco do esplendor da Face do Senhor. Pois, segundo o Evangelho, também eles são luz do mundo.

Porém, o Senhor É a Luz verdadeira que ilumina a apóstolos e profetas para que também eles possam ser luz. A toda esta pregação profética e apostólica deve seguir o louvor dos povos e a alegria pela remissão dos pecados; e não somente pela remissão dos pecados, mas também pela certeza de que o mesmo que perdoou os pecados julgará aos povos com equidade, e conduzirá pelo caminho da vida a todas as nações da terra que, abandonando o erro da idolatria, são instruídas no conhecimento de Deus. Por isso acrescenta o salmista:

"Ó Deus, que te louvem as nações, que todos os povos te louvem, porque reges o mundo com justiça e governas as nações da terra."

A expressão “que os povos Te louvem” parece designar aos crentes ou aos que no futuro crerão procedentes das doze tribos de Israel, enquanto que as palavras “que todos os povos te louvem” não exclui povo algum. O texto “cantam de alegria as nações, porque rege o mundo com justiça e governa as nações da terra” indica como causa da alegria a esperança do juízo eterno e o ingresso das nações no caminho da vida.

Santo Hilário, Bispo de Poitiers (séc. IV)
Tratado sobre o Salmo 66,3-5

† † †

domingo, 5 de janeiro de 2025

Domingo Anterior À Natividade De Nosso Deus E Salvador Jesus Cristo

 
05 de Janeiro de 2025 (CC) 23 de Dezembro de 2024 (CE)
Santos Dez Mártires de Creta, Teódulo, Saturnino, Efporos, Gelasio, Eunicio, Zotico, Pompio, Agatopus, Basilides e Evaristo  († c. 250)
Novo HieromartIr Basílio, Hieromártires Macário e João (1938);
São Theoctistus, Arcebispo de Novgorod (1310);
Venerável Niphon, bispo de Chipre (Séc. IV).
Venerável Paulo, bispo de Neo-Cesareia (Séc. IV);
St. Naum de Ochrid, Iluminador dos Búlgaros (910) (Bulgária);
Novo Hieromartyrs João Piankov e Nicholas Yakhontov, Presbíteros (1918);
Venerável Davi de Echmiadzin, na Armênia (693);
Venerável Niphon, bispo de Chipre (Séc. IV);
Novo Hieromartyr Paulo (Kratirov) bispo de Starobelsk;
São Egbert de Rathmelsigi (729) (Noruega, Reino Unido.).
Jejum da Natividade (Pães, vegetais e frutas)
Tom 3



Quando foi publicado o Edito de Décio contra os cristãos, um cruel governador da Ilha de Creta deu início à perseguição. As vítimas mais distintas foram os dez mártires de Creta: Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Cleomenes, Agatopo, Basílides e Evaristo. Os três primeiros eram naturais de Cortina, a capital. Os juízes ordenaram-lhes oferecer sacrifícios para Júpiter, pois neste dia era celebrada a festa em sua honra. Eles reagiram, respondendo que jamais ofereceriam sacrifícios para um ídolo. O Governador então lhes disse: 
«Vós, que depreciais esta grande assembléia, na qual se rende culto ao todo-poderoso Júpiter, Juno, Rea e outras divinidades, vereis o poder dos deuses». 
Os mártires responderam que conheciam muito bem a lenda da vida de Júpiter, e que, seguramente, os que lhe consideravam uma divindade, deviam ter por virtude imitar os seus vícios. 
A multidão teria terminado ali mesmo com mártires, se o Governador não houvesse contido para submetê-los depois a tortura. Os três sofreram com grande alegria. Aos gritos da multidão, que os exortava a obedecer e oferecer sacrifícios para salvar-se, responderam: 
«Somos cristão e preferimos mil vezes morrer.» 
Finalmente, o Governador se deu por derrotado, condenando-os a morrer pela espada. Os mártires se dirigiram jubilosos ao lugar da execução, pedindo a Deus que se mostrasse misericordioso para com eles e toda a humanidade; e que dissipasse a treva da Idolatria entre seus compatriotas. A multidão se dispersou depois da execução. Os cristãos sepultaram com reverência os corpos dos mártires. 
Os Pais do Concílio de Creta (458) declarados em carta dirigida ao Imperador Leão, que a Ilha de Creta tinha sido preservada até então da heresia, graças ao intercessão destes santos mártires.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS (6)

Lucas 24:36-53

E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.


LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 3º Tom
Alegrem-se os céus e exulte a terra, / pois o Senhor manifestou a força de Seu braço; / vencendo a morte com a morte, / Ele que É o Primogênito dentre mortos; / arrancou-nos das profundezas dos infernos // revelando ao mundo a Sua infinita misericórdia!

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, / por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion da Grande Mártir Bárbara, no 8º Tom
Honremos a santa Mártir Bárbara, / pois, tal qual um pássaro, escapou das armadilhas do Inimigo, // e as destruiu com a ajuda e proteção da Cruz!

Tropárion de São João de Damasco, no 8º Tom
Ó campeão da Ortodoxia, mestre da pureza e da adoração verdadeira, / o iluminador do universo e o adorno dos hierarcas. / Ó, sábio Padre João, teus ensinamentos resplandeceram sobre todas as coisas; // interceda a Cristo Deus que salve as nossas almas!

Kondákion da Ressurreição
Tu ressuscitaste do túmulo, Ó Onipotente Salvador, / e com esse forte sinal, o Inferno tomou-se de medo, / os mortos ressuscitaram e a criação Contigo se alegra / e Adão fica inexcedivelmente jubilante; //e o mundo, ó meu Salvador, a Ti louva para sempre.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Kondákion de São João Damasceno, no 4º Tom
Cantemos louvores a João, digno de grande honra, / o Autor de hinos, estrela e mestre da Igreja, / o defensor de suas doutrinas: / Pelo poder da Cruz do Senhor venceu o erro herético, // e como um fervoroso intercessor diante de Deus, roga pela concessão dos pecados a todos!

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kontakion da Grande Mártir Bárbara, no 4º Tom
Cantando louvores à Trindade, / seguiste a Deus suportando o sofrimento; / renunciaste à multidão dos ídolos, / Ó santa mártir Bárbara. / Em tuas lutas, não te intimidaste com as ameaças dos teus algozes, / mas bradaste em voz alta: // “Eu adoro a Trindade em Uma Só Divindade.”

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon

R. Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei. (Sl. 46:6) 

V. Aplaudi com as mãos, todos os povos;
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)

No 4º Tom:

Maravilhoso é Deus nos Seus Santos,
O Deus de Israel. 

Colossenses 1:12-18

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.

Gálatas 3:23-29

Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Junto de Ti, Senhor, me refugiei; 
Não seja eu confundido para sempre, por Tua justiça, livra-me!

Sê para mim um Deus protetor
E uma casa de refúgio que me abrigue.

No 1º tom 

Esperei com paciência no Senhor, e Ele para mim atentou e ouviu a minha súplica.

Lucas 17:12-19

E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; e caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.

Marcos 5:24-34

E Jesus foi com ele, e muitas pessoas o seguiam, e o apertavam. E certa mulher, vítima de um fluxo de sangue havia doze anos, e tinha sofrido muitas coisas de muitos médicos, e tinha gasto tudo o que ela tinha, e não havia melhorado, mas antes cada vez pior. Quando ela tinha ouvido falar de Jesus, veio por detrás comprimida , e tocou na sua veste. Porque ela dizia: Se eu somente tocar nas suas vestes eu serei sã. E imediatamente a fonte do seu sangue secou, e ela sentiu no seu corpo já estar curada daquela aflição. E Jesus, no mesmo instante sabendo que saíra virtude de si mesmo, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Tu vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor para ver aquela que tinha feito isso. Mas a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que foi feito a ela, aproximou-se, e caiu no chão diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e sê curada desta tua aflição.

Canto da Comunhão

Louvai ao Senhor nos Céus,
Louvai-O nas alturas.

Regozijai-vos no Senhor. ó Justos;
Aos retos convém o louvor.

Aleluia, aleluia, aleluia!

sábado, 4 de janeiro de 2025

28º Sábado Depois de Pentecostes


04 de Janeiro de 2025 (CC) 22 de Dezembro de 2024 (CE)
Santa Anastásia, Consoladora dos Cativos, megalomártir (fim do séc. III).
Jejum da Natividade (Azeite é permitido)
Tom 2


Esta Santa Mártir, natural de Roma, era uma jovem muito gentil, rica e poderosa, filha de Pretextatus e de Fausta. Sua mãe a iniciou desde logo na fé e virtudes cristãs. Anastásia casou-se quando ainda era ainda muito jovem com um homem chamado Publius Patricius, um fanático, idólatra, de vida licenciosa e torturador de cristãos. Por isso, a santa não havia se batizado ainda, mas exercitava-se numa vida cristã muito ativa: vestia-se com roupas simples e velhas, ia às prisões para visitar os mártires cristãos que lá se encontravam em situação de sofrimento ajudando-os com comida, roupa ou dinheiro. Depois que seu marido faleceu ela passou a dedicar-se ainda com mais afinco a estas atividades. Tratava os ferimentos dos mártires, libertava-os das correntes que os feria e os consolava em suas angústias. 
Através da intercessão de Santa Anastásia, muitos alcançaram de Deus a cura de suas enfermidades. Sua fama rapidamente se espalhou por muitos lugares, e logo chamou a atenção do imperador Diocleciano que ordenou sua prisão. Anastásia, depois de suportar vários e terríveis tormentos, foi jogada ao fogo e entregou sua alma a Deus no ano 290 de nossa era.

Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Efésios 1:16-23

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

Lucas 13:18-29 

Então ele disse: A que é semelhante o reino de Deus, e a que eu devo comparar É semelhante a um grão de semente de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu e fez-se grande árvore; e as aves do céu se aninharam em seus ramos. E ele disse outra vez: A que eu compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas da refeição, até ficar tudo fermentado. E ele percorria as cidades e as aldeias, ensinando e viajando em direção a Jerusalém. Então, disse-lhe um: Senhor, são poucos os que são salvos? E ele lhe disse: Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não serão capazes. E uma vez que o dono da casa tiver levantado e fechado a porta, e vós começardes, de fora, a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; ele respondendo, vos dirá: Eu não sei de onde vós sois; então, começareis a dizer: Nós comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Mas ele vos responderá: Digo-vos que eu não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, todos vós trabalhadores da iniquidade. Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora. E eles virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul e assentar-se-ão no reino de Deus.

† † †

MEDITAÇÃO