domingo, 12 de janeiro de 2025

Domingo Depois da Natividade

PÓS-FESTA DA NATIVIDADE
12 de Janeiro de 2025 (CC) 30 de Dezembro de 2024 (CE)
O Justo José, o Noivo e o Justo e Santo Rei Davi, Ancestrais do Senhor
Santo Apóstolo Tiago, o Irmão de Cristo
S. Macarius, Metropolita de Moscow (1563).
Ss. Anísia de Tessalônica, mon. e mártir (início do séc. IV); 
Tom 4


São José, o noivo, descendia da linhagem do rei Davi. Em seu primeiro casamento, teve quatro filhos e duas filhas. Tendo-se tornado viúvo, São José levou uma vida de muita temperança.Como um idoso de oitenta anos de idade, São José foi escolhido pelos sumos sacerdotes como um protetor da virgindade da Mãe de Deus, que tinha feito um voto de virgindade. Um Anjo lhe anunciou sobre a Encarnação do Filho de Deus por meio dela. São José esteve presente durante a adoração ao Divino-Bebê recém-nascido, pelos pastores, e também pelos Magos. 
Por ordem do Anjo, fugiu com a Mãe de Deus e o Deus-Menino Jesus para o Egito, salvando-os da ira do rei Herodes. No Egito ele viveu com a Virgem Maria e o Infante-Deus, ganhando seu sustento trabalhando como carpinteiro. São José morreu aos cem anos de idade (uma segunda comemoração de São José é feita no Domingo dos Santos Antepassados). 
Comemoração do Rei Davi
O Santo Rei e Profeta Davi foi um antepassado carnal de nosso Senhor Jesus Cristo. Filho mais novo de Jessé, em sua juventude Davi pastoreava um rebanho de ovelhas que pertencia a seu pai. Ele se distinguiu por sua profunda fé e zelosamente cumpriu a vontade de Deus. Assim, durante o tempo de uma invasão dos filisteus, ele venceu em um único combate o gigante Golias, que decidiu o desfecho da guerra em favor do povo israelita. Tendo sofrido muitos erros do rei Saul, que o via como o favorito do povo e também seu rival, Davi demonstrou sua própria decência e magnanimidade. Tendo tido a possibilidade de matar Saul duas vezes, ele não o fez. Depois que Saul e seu filho morreram, Davi foi proclamado rei da parte sul do reino israelita e, após a morte do segundo filho de Saul, tornou-se rei de todo o Israel. Ele construiu uma nova capital - Jerusalém ("a Cidade da Paz"), e nela - um novo tabernáculo; seu grande desejo de construir junto com o tabernáculo um templo não foi realizado. Foi predito a ele que seu filho construiria o templo. A vida do Profeta Davi foi obscurecida por uma queda dolorosa: ele tomou para si a esposa de Urias, e o próprio Urias enviou para a sua morte na batalha. Mas ele também deu exemplo de grande arrependimento, humildemente e com fé suportando ao máximo as dores, enviado como punição pelos pecados cometidos. São Davi deu um modelo de arrependimento no Salmo 50 [51]. O Rei Davi morreu em extrema velhice com fé inabalável na vinda ao mundo do Redentor Divino prometido - o Messias, nosso Senhor Jesus Cristo. Em serviços divinos e orações pessoais, seu "Saltério" divinamente inspirado é amplamente usado. (Os livros bíblicos de Reis e Crônicas falam sobre ele).
 
Comemorado no domingo após a Natividade, 4 de janeiro e 23 de outubro 
O Santo Apóstolo Tiago, irmão do Senhor, era o filho mais velho de José, o Noivo, de seu primeiro casamento com Salomônia. O Apóstolo Tiago é lembrado nos dias sagrados após a festa da Natividade de Cristo junto com seu pai José e o Profeta Rei Davi, pois por tradição, ele acompanhou a Sagrada Família durante a Fuga para o Egito e ali morou junto com o Deus- O Menino Jesus, Mãe de Deus e José, ajudou-os e voltou com eles para Israel. Depois da Ascensão do Senhor, São Tiago foi o primeiro bispo de Jerusalém, ganhando grande estima não só dos cristãos, mas também dos judeus. Ele aceitou a morte de um mártir por Cristo: eles o jogaram do telhado do Templo de Jerusalém, já que ele havia pregado publicamente ao povo sobre a humanidade de Deus do Senhor Jesus Cristo (a 2ª Comemoração do Apóstolo Tiago é em 23 de outubro). 
Comemoração de São Macarius, Metropolita de Moscou
Nasceu em Moscou em 1492. Quando seu pai morreu, sua mãe tornou-se freira e ele monge, recebendo o nome monástico de Macário. Tornou-se um iconógrafo de raro talento. Em 1523 foi ordenado sacerdote e feito Abade do Mosteiro de Luchski; três anos depois, foi consagrado Arcebispo de Novgorod e Pskov, sede que estava vaga há muitos anos. Como Arcebispo, enviou missionários aos povos nativos do extremo norte da Rússia e, dentro de sua própria diocese, lutou contra o paganismo ainda comum entre o povo. Regularizou a vida nos mosteiros de sua diocese, que haviam caído em auto-indulgência.
 
Em 1542 foi eleito Metropolita de Moscou e chefe da Igreja Russa. Cinco anos depois, ele coroou o primeiro czar da Rússia, Ivan Vassilievich. Em 1551 convocou o Concílio dos Cem Capítulos, que condenou várias heresias prevalentes na época, estabeleceu princípios de conduta e educação cristã e estabeleceu regras para iconografia e arte da Igreja. Ao longo de seu tempo como Hierarca, ele continuou a escrever ícones e, em 1553, iniciou a produção dos primeiros livros a serem impressos em russo. Quando o canato de Kazan caiu, ele imediatamente enviou missionários para converter os tártaros.

Quando o czar, que venerava São Macário, lhe pediu um livro espiritual, ficou surpreso e descontente ao receber uma cópia do serviço fúnebre; mas o santo lhe disse que quem lesse este livro com atenção e aplicasse suas palavras nunca pecaria. 
São Macário descansou em paz em Moscou em 1563, e sua veneração popular começou imediatamente. Em 1988 ele foi oficialmente glorificado pela Igreja da Rússia. 
Comemoração de Santa Anísia
Santa Anísia nasceu na cidade de Tessalônica, na Grécia, nos fins do século III. Seus pais eram pessoas bondosas, de muita fortuna e muito devotos. Educaram sua filha na fé cristã. Anísia tornou-se órfã muito cedo, e herdeira de muitos escravos, terras e jóias. 
Naquele tempo, persistiam ainda as perseguições aos cristãos. Havia um mandato do imperador Maximiano (284-305) determinando que os cristãos que não abjurassem sua fé e não oferecessem sacrifícios aos ídolos pagãos deveriam ser martirizados. Assim, qualquer pessoa poderia matar impunemente um cristão.  
Sabendo que era difícil os ricos entrarem no Reino dos Céus, Anísia libertou seus escravos, vendeu suas propriedades e ajudou os necessitados: viúvas, órfãos, mendigos e presos. Não os ajudava comente com dinheiro, como também cuidava dos doentes e consolava os aflitos. Quando terminaram todos os seus recursos, Santa Anísia começou a viver em extrema pobreza, trabalhando para suprir suas necessidades, e continuava visitando os presos e consolando os aflitos.  
Certa vez quando ia para uma reunião religiosa, viu muitas pessoas tentando entrar em um templo pagão para festejar sua divindade, mas prosseguiu seu caminho. Porém, um guerreiro que estava na multidão a fixou e a abordou, perguntando-lhe quem era e para onde ia. Santa Anísia respondeu «Sou uma serva de Cristo e vou à minha igreja». Então o guerreiro a agarrou brutalmente e tentou levá-la ao templo pagão para que participasse do culto aos seus ídolos. Quando o guerreiro estava fazendo sua oferenda, Santa Anísia se libertou de suas mãos dizendo: «Que o Senhor Jesus Cristo te proíba». Ao escutar o nome de Cristo, a quem odiava, o guerreiro a golpeou com uma espada. Santa Anísia caiu por terra coberta de sangue. Assim, a jovem Anísia entregou sua pura alma nas mãos de Cristo. Os cristãos sepultaram seu corpo próximo ao portal de entrada da cidade de Tessalônica.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!Estes mártires viveram na época em que as perseguições aos cristãos, impetradas pelo Imperador  Diocleciano, eram frequentes. 
MATINAS (7)

João 20:1-10

Fragmento 63 – Naqueles dias, no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: “Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram”. Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro. E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou. Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, e que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos. Tornaram, pois, os discípulos para casa.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição, no 4º Tom
As santas mulheres discípulas do Senhor, / recebendo do Anjo a boa-nova da Ressurreição / correram orgulhosas / dizer aos Apóstolos: / “a morte está vencida, / pois Cristo nosso Deus ressuscitou, // concedendo ao mundo a Sua infinita misericórdia”.

Tropárion da Festa, no 4º Tom
Teu nascimento, Ó Cristo nosso Deus, / tem resplandecido no mundo a luz do conhecimento; / nele os adoradores dos astros / aprenderam de um astro / a adorar-Te, Sol da justiça, / e a Te conhecer como o Oriente vindo do Alto. // Ó, Senhor, glória a Ti.

Tropárion do Justo José, Tom 2
Ó José, proclama as maravilhas a Davi, o pai do nosso Divino Senhor. / Tu viste uma Virgem conceber; / tu deste glória com os pastores; / tu adoraste com os Magos; / e foste avisado por um anjo. // Implore a Cristo, nosso Deus, que salve nossas almas.

Kondákion da Ressurreição, no 4º Tom
Meu Salvador e Libertador, / como Deus Tu libertaste de suas amarras aqueles nascidos na terra, /e partiste em pedaços os portões do Inferno, / e ressuscitaste ao terceiro dia // como Mestre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Tom 3: Hoje, o divino Davi está cheio de alegria, / e junto com Tiago, José oferece louvor; / pois eles se alegram em receber uma coroa como parentes de Cristo, / e eles louvam Aquele que nasceu inefavelmente na terra e clamam: // Ó Compassivo, salva aqueles que Te honram.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Tom 3: 
Hoje a Virgem dá à luz ao Eterno, / e a terra é uma gruta ao Inacessível. / Os Anjos e os Pastores O louvam / e os Magos com a estrela avançam; // pois como um recém-nascido apareceu o Deus Pré-Eterno.

Prokímenon, no 4º Tom

R. Ó, Senhor, quão harmoniosas são as Tuas obras!
Feitas, todas, com sabedoria. (Sl. 103:24)

V. Bendiz ó minha alma ao Senhor,
Senhor meu Deus, Tu és infinitamente grande! (Sl. 103:1)

No mesmo Tom:

Maravilhosos é Deus em Seus santos, o Deus de Israel (Sl. 67:36)

Gálatas 1:11-19

Fragmento 200 - Irmãos, faço-vos saber, que o Evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela Sua graça, revelar Seu Filho em mim, para que O proclamasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.

Aleluia, no 4º Tom

Curva o Teu arco, e prospera, e reina, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; (Sl. 44:5)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade. (Sl. 44:8)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lembra-Te, Senhor de Davi, e de toda a sua mansidão. (Sl. 131:1)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 2:13-23

Fragmento 4 - Naqueles dias, tendo partido os magos, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José e disse: Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e corre para o Egito, e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procura pela Criança, a fim de destruí-La. Ele se levantou, tomou de noite a criança e Sua Mãe e foi para o Egito, e lá permaneceu até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do Profeta, dizendo:

Do Egito chamei o Meu Filho”.

Então Herodes, vendo-se enganado pelos Magos, ficou muito furioso e mandou matar todos os bebês de Belém e de todas as suas fronteiras, de dois anos para baixo, conforme o tempo que lhe falara os Magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo Profeta Jeremias, que diz: 

“Ouviu-se uma voz em Ramá, pranto e grande lamento. Raquel chora por seu filhos, e não quer ser consolada, pois eles não mais existem”. 

Depois da morte de Herodes, eis que o Anjo do Senhor aparece em sonho a José no Egito e diz: Levanta-te, toma o Menino e Sua Mãe e vai para a terra de Israel, pois aqueles que procuravam tirar a vida do Menino, morreram. Ele se levantou, pegou o Menino e Sua Mãe e veio para a terra de Israel. Ao ouvir que Arquelau reinava na Judéia em vez de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá; mas tendo recebido uma revelação em sonho, foi para a região da Galileia, e se estabeleceu numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas, que Ele seria chamado Nazareno.

Hino À Mãe de Deus (Zadostoinik)

Irmos: Glorifica, ó minha alma, / Àquela que é mais venerável / e mais gloriosa que os Exércitos Celestes.

Refrão: Eu contemplo um mistério estranho e admirável: / a gruta tornou-se o Céu; / a Virgem, o trono dos Querubins; e a manjedoura, um lugar honroso, / no qual repousa o Incomensurável, Cristo Deus. / Louvemo-lo e glorifiquemos-Lo! 

Canto da Comunhão

Louvai ao Senhor nos Céus,
Louvai-O nas alturas.

Regozijai-vos no Senhor. ó Justos;
Aos retos convém o louvor.

Aleluia, aleluia, aleluia!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário