21 de Janeiro de 2025 (CC) - 08 de Janeiro (CE)
S. Jorge, o Cozebta († 613)
Santo Emiliano, Bispo de Cyzicus (9º Século)
Tom 5
São Jorge nasceu em um povoado de Chipre; seus pais eram cristãos e tinha um irmão maior chamado Heracleo. Quando seus pais ainda eram vivos, dirigiu-se a Terra Santa para uma peregrinação e lá mesmo entrou no monastério de Calamonos onde, mais tarde, foi ordenado monge. Em seguida reencontrou-se com sua família permanecendo com ela até que seus pais morressem.
Já órfão, seu tio, que tinha uma filha, o adotou. Seu tio pretendia casar sua filha com o sobrinho. Contudo, como Jorge não queria contrair matrimônio, foi para casa de outro tio que era abade em um monastério. Sentindo-se pressionado pelo seu tio a casar-se com sua filha, Jorge decidiu ir com seu irmão Heracleo ao monastério de Calomonos. Sendo ainda muito jovem foi aconselhado a procurar o monastério da Santíssima Mãe de Deus, onde passou o resto de sua vida seguindo rigorosamente as regras monásticas. A fama de suas virtudes se espalhou por toda a região e seu trabalho espiritual iluminou a muitos. Finalmente, São Jorge, o Cozebita, entregou seu espírito a Deus em paz.
Comemoração de São Emiliano
Por causa de sua veneração ao Santos Ícones, o Hierarca Emiliano passou por muitas e cruéis tribulações; e no ano de 815 foi preso, onde faleceu.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hebreus 12:25-26; 13:22-25
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos céus; 26 a voz do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma vez hei de abalar não só a terra, mas também o céu. 22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras. 23 Sabei que o irmão Timóteo já está solto, com o qual, se ele vier brevemente, vos verei. 24 Saudai a todos os vossos guias e a todos os santos. Os de Itália vos saúdam. 25 A graça seja com todos vós.
Marcos 10:2-12
Fragmento 43 - Naquela hora, os fariseus aproximaram-se e, testando-O perguntaram-Lhe: “É lícito ao homem divorciar-se da sua mulher?” E Ele lhes respondeu: “O que Moisés vos ordenou?” Eles disseram: “Moisés permitiu que um homem escrevesse uma certidão de divórcio e a despedisse.” E Jesus respondeu e disse-lhes: “Por causa da dureza do vosso coração, ele vos escreveu este preceito. Mas desde o início da criação, Deus ‘os fez homem e mulher’.
“Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”;
Então já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem”. Em casa, Seus discípulos também Lhe perguntaram novamente sobre o mesmo assunto. Então, Ele lhes disse: “Quem repudiar sua mulher e se casar com outra comete adultério contra ela. E se uma mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, comete adultério”.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário