sábado, 11 de janeiro de 2025

Sábado Depois da Natividade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

11 de Janeiro de 2025 (CC) 29 de Dezembro de 2024 (CE)
Ss. Mártires Inocentes; S. Marcelo, o Acemeta, mon. († 470).
Semana Sem Jejum
Tom 3


A Igreja honra como mártires este coro de crianças, vítimas do terrível e sanguinário rei Herodes, arrancadas dos braços das suas mães para escrever com o seu próprio sangue a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna, segundo a promessa de Jesus: 

“Quem perder a vida por amor a mim há-de encontrará-la”.

Herodes, chamado "o Grande", governava o povo judeu, dominado por Roma, na época do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Herodes era idumeo, isto é, não era um judeu pertencente à casa de David e Aarão, mas descendia de um povo que foi forçado a abraçar o judaísmo por um tal de João Hyrcan. Ocupava o trono da Judéia por um favor especial da casa Imperial de Roma. Portanto, desde que ouviu dizer que já estava no mundo um ser nascido como «Rei dos Judeus», a quem os três sábios magos do Oriente vieram adorar, Herodes ficou perturbado e vivia com medo de perder sua coroa.

Assim, ele convocou os sacerdotes e escribas para sondar-lhes sobre o lugar preciso onde deveria nascer o Messias. A resposta unânime foi: "Em Belém da Judéia". Mais assustado do que nunca, ordenou todo o tipo de diligências para encontrar os magos que vieram do Oriente em busca do "rei" para lhe prestarem homenagens. Tendo encontrado os magos, interrogou-lhes secretamente sobre seus conhecimentos, os motivos da viagem, suas esperanças, até que, por fim, recomendou-lhes que fossem a Belém e os despediu dizendo:

"Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore" Mt 12,8.

E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, depois de prestarem suas homenagens ao menino, partiram para a sua terra por outro caminho.

"E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: `Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar".

O episódio é narrado somente pelo Evangelista Mateus, que se dirigia principalmente aos leitores hebreus e, portanto, tencionava demonstrar a messianidade de Jesus, em Quem se realizaram as antigas profecias:

“Quando Herodes descobriu que os sábios o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar em Belém e nos arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo que ele tinha apurado pelas palavras dos sábios. Foi assim que se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: 
Em Ramá se ouviu um grito: coro amargo, imensa dor, É Raquel a chorar seus filhos; e não quer ser consolada, porque eles já não existem”.

Esta festa dos Santos Meninos é celebrada pela Igreja desde o V século, que os venera como mártires que não apenas morreram por Cristo, mas também no lugar de Cristo.
Tropárion dos Santos Inocentes, Tom 1: Pelas dores dos Teus santos, / com as quais eles sofreram por Ti, / seja suplicado, ó Senhor, e cure todas as nossas dores, // Ó Tu que amas a humanidade.

Kondákion dos Inocentes, Tom 4: A estrela enviou os magos para Aquele que nasceu, / e Herodes cruelmente enviou um exército injusto, // buscando matar Aquele que jazia como um bebê na manjedoura.

Leituras Comemorativas
2 Coríntios 5:15–21
Mateus 2:13–23 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

SÁBADO DEPOIS DA NATIVIDADE

1 Timóteo 6:11-16 

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

Mateus 12:15-21

Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas. E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz; não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e no seu nome os gentios esperarão.

LEITURAS ORDINÁRIAS

Efésios 2:11-13

11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Lucas 17:3-10

Fragmento 84 - O Senhor disse: Atentai: Se teu irmão te ofender, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoe-o. E se ele pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia voltar para ti, dizendo: Arrependo-me; tu o perdoarás. E os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé. E o Senhor disse: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta figueira: Arranca-te pela raiz e te plantes no mar; e ela te obedecerá. Mas qual de vós, tendo um servo que ara ou apascenta gado, quando ele voltar do campo, lhe dirá: Vai sentar-te para comer? E não lhe dirá antes: Prepara-me para cear, cinge-te e serve-me até que eu coma e beba; e depois comerás e beberás? Ele agradece àquele servo porque ele fez as coisas que lhe foram ordenadas? Suponho que não. Assim também vós, quando tiverdes feito todas as coisas que vos foram ordenadas, dizei: Somos servos inúteis; pois fizemos apenas o que era nosso dever fazer.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário