terça-feira, 16 de setembro de 2025

15ª Terça-feira Depois de Pentecostes

16 de Setembro de 2025 (CC) / 03 de Setembro (CE)
Hieromártir Anthymos, Bispo de Nicomedia e todos seus companheiros de martírio: 
Ss. Mártires Theophilus, diácono, Dorotheos, Mardonius, Migdonius, Pedro, Indes, Gorgonius, Zeno, a Virgem Domna e Euthymius († 302).
S. Eumênio, bispo de Gortina (séc. II ou III).
Tom 5


O Sacerdote Mártir Anthymos, Bispo de Nicomédia, e os Mártires com ele padeceram durante o tempo da perseguição contra os cristãos sob os Imperadores Diocleciano (284-305) e Maximiano (284-305).
 
A perseguição aos cristãos tornou-se particularmente intensa após a ocorrência de uma conflagração na corte imperial em Nicomédia. Os pagãos acusaram os cristãos de atearem fogo e reagiram contra eles com terrível ferocidade. Assim, somente em Nicomédia, no dia da Natividade de Cristo, em uma igreja, cerca de vinte mil cristãos foram queimados. 
Mas essa monstruosa desumanidade não assustou os cristãos; eles confessaram firmemente sua fé e aceitaram a morte de um mártir por Cristo. E assim, durante esse período de sofrimentos, morreram os Santos Doroteu, Mardônio, Migdônio, Pedro, Índiso e Gorgônio. Um deles foi decapitado pela espada, outros pereceram queimando, outros enterrados vivos ou foram afogados no mar. Zinon, um soldado, por sua ousada denúncia do Imperador Maximiano foi apedrejado e depois decapitado. Também pereceu nas mãos dos pagãos a santa Virgem-Mártir Domna – uma ex-sacerdotisa pagã, e também Santo Eutímio, por causa de sua preocupação de que os corpos dos santos mártires fossem enterrados. 
O bispo Anthymos, que chefiava a Igreja de Nicomédia, a pedido de seu rebanho, se escondeu em uma aldeia não muito longe de Nicomédia. De lá, ele enviou missivas aos cristãos, instando-os a se apegarem firmemente à santa fé e a não temerem torturas. Uma de suas cartas, despachada com o Diácono Teófilo, foi interceptada e entregue ao Imperador Maximiano. Teófilo foi submetido a interrogatório e morreu sob tortura, sem revelar aos seus torturadores o paradeiro do bispo Anthymos. Mas depois de um certo tempo Maximiano conseguiu descobrir onde Santo Anthymos estava situado e enviou um destacamento de soldados atrás dele. O próprio Bispo os encontrou ao longo do caminho. Os soldados não reconheceram a identidade do santo. Ele os convidou para se juntarem a ele e lhes ofereceu uma refeição, após o que revelou que era ele quem eles estavam procurando. Os soldados não sabiam o que fazer neste caso; na verdade, eles queriam deixá-lo em paz e dizer ao imperador que não o haviam encontrado. O bispo Anthymos não era de tolerar mentiras, e por isso ele não consentiria com isso. Os próprios soldados passaram a acreditar em Cristo e aceitaram o santo Batismo. Mas em meio a tudo isso, o santo, no entanto, exigiu que eles cumprissem as ordens do Imperador. Quando o bispo Anthymos foi levado perante o imperador, o imperador deu ordens para que os instrumentos de execução fossem trazidos e colocados diante dele. 
"Para que me mostras estes instrumentos de tormentos, para me atemorizar?" Perguntou o Santo. "Que os temam aqueles para quem a vida é só prazer, e que veem a privação como uma grande perda. Para mim, porém, e para os cristãos, isto não representa nenhuma dificuldade. Meu corpo é precário, provisório e grotesco; só tem valor se é santificado por Cristo e quando dá sua vida por Cristo". 
O Imperador então ordenou que o santo fosse ferozmente torturado e decapitado pela espada. O bispo Anthymos até seu último suspiro com alegria glorificou a Deus, por Quem ele havia sido dignado a sofrer (†302). Outro relato dos Mártires de Nicomédia o situa em 28 de dezembro. 
Tropárion do Hieromártir Anthymos, no 4º Tom: Assim como compartilhaste os caminhos dos apóstolos / e ocupaste o trono deles, / encontraste tua atividade como uma passagem para a visão divina, / ó divinamente inspirado. / Portanto, ordenando a palavra da verdade, / sofreste pela Fé até o derramamento de teu sangue. // Ó hieromártir Anthimus, implora a Cristo Deus, que nossas almas sejam salvas. 
Kondákion do Hieromártir no 4º Tom: Tendo vivido piedosamente entre os sacerdotes e terminado o caminho do martírio,/ extinguiste as imolações dos idólatras,/ sendo um campeão para teu rebanho, ó divinamente sábio./ Portanto, agora te honra, clamando misticamente: // Por tuas súplicas livra-nos dos infortúnios, ó sempre memorável Anthimus. 
Leituras Bíblicas
Hebreus 13:7-16
João 10:9-16

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Gálatas 2:21-3:7

Fragmento 204 - Irmãos, não rejeito a graça de Deus; porque, se a justiça provém da Lei, segue-se que Cristo morreu em vão. Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: Recebestes o Espírito pelas obras da Lei ou pela pregação da Fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da Lei, ou pela pregação da Fé? Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da Fé são filhos de Abraão.

Lucas 3:23-4:1

Fragmento 11 - Naquela época, Jesus, ao dar início o Seu ministério, tinha cerca de trinta anos; e era considerado filho de José, filho de Elijah, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Melchia, filho de Janna, filho de Joseph, filho de Mattathias, filho de Amos, filho de Nahum, filho de Ifya, Naggei, Maath, Mattathia, Semein, Josich, Jodai, Joanan, Risha, Zorobabel, Salafiel, filho de Niry, filho de Melchia, filho de Addiya, filho de Kosama, filho de Elmadama, filho de Ira, filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Iorim, filho de Matthat, filho de Levi, filho de Simeon, filho de Judah, filho de Joseph, filho de Jonam, filho de Eliakim, filho de Meleai, filho de Menna, filho de Matthaya, filho de Nathan, filho de Davi, filho de Jesse, filho de Ovid, filho de Boos, filho de Sala, Naasson, filho de Aminadava, filho de Admin, filho de Arnia, filho de Esroma, filho de Phares, filho de Judá, filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Farol, filho de Nahor, filho de Serug, filho de Ragab, filho de Peleg, filho de Eber, filho de Sala, filho de Cainan, filho de Arfaxad, filho de Shem, filho de Noah, filho de Lamech, filho de Methuselah, filho de Enoch, filho de Iareth, filho de Maleleil, Cainan, filho de Enos, filho de Seth, filho de Adão, filho de Deus. E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário