28 de Setembro de 2025 (CC) / 15 de Setembro (CE)
Domingo Após à Universal Exaltação da Vivificante Cruz do Senhor
São Nicetas, o Grande Mártir († 372)
Domingo Após à Universal Exaltação da Vivificante Cruz do Senhor
São Nicetas, o Grande Mártir († 372)
Tom 7
O Santo e Hieromártir Nicetas era um Godo (uma tribo germânica). Ele nasceu e morou nas margens do rio Danúbio e padeceu por Cristo no ano de 372.
A fé cristã já estava amplamente disseminada por todo o território dos Godos, quando São Nicetas creu em Cristo e recebeu o Batismo pelas mãos do bispo gótico Theophilus, participante do Primeiro Concílio Ecumênico. Contudo, os Godos pagãos começaram a se opor à propagação do Cristianismo, o que resultou em conflitos internos.
Após a vitória de Fritigern, liderando um exército cristão e infligindo derrota ao pagão Athanarik, a Fé Cristã começou a se espalhar cada vez mais entre os godos. O bispo Wulfil, sucessor do bispo Theophilus, criou um alfabeto gótico e traduziu na língua gótica muitos livros sacerdotais.
São Nicetas trabalhou intensamente entre os seus colegas godos na difusão do Cristianismo. Por seu exemplo pessoal e palavras inspiradas, converteu muitos pagãos para a Fé Cristã. No entanto, Athanarik após sua derrota novamente conseguiu reunir suas forças, e retornou ao seu país alcançando sucesso em restabelecer seu antigo poder. Mantendo-se pagão, ele continuou odiando os cristãos e perseguindo-os.
São Nicetas, após ter sofrido muitas torturas, foi queimado vivo, morrendo no ano de 372. O amigo de São Nicetas, um cristão chamado Marianus, recuperou - à noite o corpo do mártir, - ileso pelo fogo e iluminado por uma luz milagrosa, e o sepultou na Cilícia. Posteriormente foi transferido para Constantinopla. Parte das relíquias do Grande Mártir Nicetas, foi posteriormente transferida para o mosteiro de Vysokie Dechany, na Sérvia.
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (5)
Lucas 24:12-35
Fragmento 113 - Naquela hora, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido. Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios; e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido. Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus Se aproximou, e ia com eles; mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não O reconheceram. Então Ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes. E um deles, chamado Cleópas, respondeu-Lhe: És Tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias? Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-Lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. E como os principais sacerdotes e as nossas autoridades O entregaram para ser condenado à morte, e O crucificaram. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de remir Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Verdade é, também, que algumas mulheres do nosso meio nos encheram de espanto; pois foram de madrugada ao sepulcro e, não achando o corpo d’Ele voltaram, declarando que tinham tido uma visão de anjos que diziam estar Ele vivo. Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a Ele, porém, não O viram. Então Ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram! Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, Ele fez como quem ia para mais longe. Eles, porém, o constrangeram, dizendo: Fica conosco; porque é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Então, se lhe abriram os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora levantaram-se e voltaram para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, os quais diziam: Realmente o Senhor ressurgiu, e apareceu a Simão. Então os dois contaram o que acontecera no caminho, e como se lhes fizera conhecer no partir do pão.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição
Pela Cruz venceste a morte / e abriste o Paraíso ao ladrão arrependido. / Converteste em alegria a lamentação das mirróforas / e ordenaste a Teus Apóstolos que anunciassem a Tua Ressurreição, ó Cristo nosso Deus, // Tu Que concedes ao mundo a Tua infinita misericórdia.
Tropárion da Festa, Tom 1
Salva, Senhor, o Teu Povo e abençoa a Tua Herança; / conceda aos Teus Fiéis a vitória sobre seus inimigos, // e, salva o Teu Povo por Tua Santa Cruz.
Tropárion de São Mateus, no 3º Tom (Santo Patrono):
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!
Tropárion de São Nicetas, Tom 4
Tomando ardentemente a Cruz de Cristo, como se fosse uma espada, / tu te apressaste em lutar contra o inimigo, / e, tendo mais tarde sofrido no fogo por Cristo, / tu entregaste tua alma sagrada ao Senhor, / e por isso te tornaste digno de d'Ele receber dons de cura, / ó grande mártir Nicetas. // Roga a Cristo Deus que salve as nossas almas.
Kondákion da Ressurreição
O poder da morte não é mais suficientemente forte para manter presos os homens mortais. / Pois Cristo desceu, fazendo em pedaços e destruindo esse poder. / O inferno agora está atado, / e os Profetas, em uma só voz, rejubilam grandemente, / dizendo: “O Salvador veio, // ide todos, vós Fiéis, para Sua Ressurreição”.
Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...
Tom 2: Tendo derrubado o domínio do engano por tua resistência, / e recebido uma coroa de vitória em teus sofrimentos, / tu te alegras com os anjos, / ó Nikitas, homônimo da vitória, / orando incessantemente com eles a Cristo Deus // em favor de todos nós.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Kondákion, Tom 4
Ó Tu que voluntariamente sobre a Cruz Foste levantado, / tem compaixão do Povo que é chamado por Teu Nome. / Alegra com Teu Poder os que creem, ó Cristo Deus, // concedendo-lhes vitória.
Prokímenon, no 7º Tom:
R. O Senhor dará força ao Seu povo; o Senhor abençoará o Seu povo com paz.
V. Trazei ao Senhor, filhos de Deus, trazei ao Senhor os filhos de carneiros.No Mesmo Tom:Preciosa aos olhos do Senhor é a morte dos Seus santos.
No mesmo tom:
R. O justo se alegrará no Senhor e n'Ele esperará.
Gálatas 2:16-20
Fragmento 203 - Irmãos, sabedores de que o homem não é justificado pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da Lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela Lei, estou morto para a Lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, o Qual me amou, e Se entregou a Si mesmo por mim.
2 Coríntios 6:1-10
Fragmento 181 - Irmãos, nós, cooperando também com Ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão, porque diz:
“Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação”.
Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.
2 Timóteo 2:1-10
Fragmento 292 - Tu, pois, meu filho Timóteo, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Tu, pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém milita, também não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, e o Senhor te dará entendimento em tudo. Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu Evangelho; por isso padeço tribulações e até prisões, como se fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
Aleluia, no 1º Tom
Lembra-Te da Tua Igreja que desde o princípio a compraste. (Sl. 73:2)
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Mas Deus É nosso Rei antes dos séculos, Ele operou a salvação no meio da terra. (Sl. 73:12)
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
No 4º Tom:
O justo florescerá como a palmeira e se multiplicará como o cedro do Líbano.
Aleluia, Aleluia, Aleluia
Marcos 8:34-9:1
Fragmento 37 - Naquela época, o Senhor chamando a Si a multidão, com os Seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-Me. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, esse a salvará. Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de Mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de Seu Pai, com os santos anjos. Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o Reino de Deus com poder.
Mateus 25:14-30
Fragmento 105 - O Senhor disse esta parábola: “O Reino dos Céus é como um homem que, viajando para um país distante, chamou os seus próprios servos e lhes entregou os seus bens. E a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada homem de acordo com suas diversas habilidades; e imediatamente partiu em sua jornada. Então aquele que recebera os cinco talentos foi e negociou com eles, e rendeu-lhes outros cinco talentos. E da mesma forma aquele que recebera dois, ganhou também outros dois. Mas aquele que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, o senhor daqueles servos chegou e foi acertar contas com eles. E veio então o que recebera cinco talentos, e trouxe outros cinco talentos, dizendo: ‘Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis que ganhei junto com eles mais cinco talentos’. Disse-lhe o seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor’. Chegou também o que recebera dois talentos e disse: ‘Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que ganhei outros dois talentos além deles’. Disse-lhe o seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor’. Então aproximou-se o que recebera um talento e disse: ‘Senhor, eu sabia que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e recolhes onde não espalhaste. E tive medo, e fui esconder o teu talento na terra; eis aí tens o que é teu’. Respondeu-lhe o seu senhor: ‘Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei e recolho onde não espalhei. Deverias, portanto, ter entregado meu dinheiro aos cambistas, e então, na minha vinda, eu teria recebido o meu com juros. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez talentos’. Porque a todo aquele que tem, será dado, e o terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem será tirado. Lançai o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes”.
Mateus 10:16-22
Fragmento 36 - O Senhor disse aos Seus discípulos: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Acautelai-vos dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e por Minha causa sereis levados à presença dos governadores e dos reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E sereis odiados de todos por causa do Meu Nome, mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.
Zadostoinik
Refrão: Magnifica, ó minha alma, a Preciosíssima Cruz do nosso Senhor.
Irmos, no 8º Tom: Ó Mãe de Deus, Tu És o Paraíso Místico, / pois, sem ser cultivada, produziste Cristo, / que plantou a árvore da Cruz. / Por isto, na Elevação da Cruz, // adoramos e Te magnificamos.
Versos da Comunhão:
Louvai ao Senhor desde os céus,
Louvai-O nas alturas!
A memória do justo é eterna;
Ele não temerá más notícias.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
† † †



Nenhum comentário:
Postar um comentário