
PÓS-FESTA DA NATIVIDADE DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS
24 de Setembro de 2025 (CC) / 11 de Setembro (CE)
Santa Teodora de Alexandria, monja († 480)
Traslado das Relíquias dos Santos Sérgio e Germano, de Nóvgorod para Valaam.
São Siluan, o Athonita (1938)
Jejum (Azeite é Permitido)
Tom 6
Santa Teodora era de Alexandria e viveu no tempo do rei Zinonos (474-490). Era casada com um piedoso homem de nome Pafnutio. Viveu uma vida marcada pela honestidade, mas vítima de sua própria fraqueza, cometeu adultério.
Ninguém sabia nada a respeito e, tão pouco, tinham visto qualquer coisa, e Teodora poderia ter mantido este segredo e continuar a viver em harmonia com seu marido. Entretanto, ao se deparar com as palavras do santo Evangelho que diz: «nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido», refletiu profundamente sobre os seus pecados e os chorou amargamente.
Depois, vestindo-se com roupas masculinas, foi para um monastério apresentando-se com o nome de Teodoro. Ali, dia e noite, examinava seus pecados e, arrependida, os chorava. Dois anos depois, foi falsamente acusada de manter relações com uma mulher que havia deixado seu filho recém nascido na porta do monastério. A Santa acolheu este menino e o criou como seu próprio filho durante sete anos, ficando neste tempo fora do monastério, sofrendo toda espécie de maltratos.
Mais tarde pôde voltar ao monastério, mas, com seu corpo já muito maltratado, morreu depois de alguns dias. Os monges, ao prepararem o corpo para as exéquias, foram surpreendidos com sua verdadeira identidade feminina. Logo depois de sua morte, Teodora teve sua santidade reconhecida.
Traslado das Relíquias dos Monges São Sérgio e São Germano
Segundo a tradição eclesiástica, os fundadores do Mosteiro de Valaam da Transfiguração do Salvador, os Santos Sérgio e Herman, eram hieromonges gregos que chegaram ao território de Veliky Novgorod no século X, juntamente com os primeiros missionários ortodoxos. Informações históricas sobre os fundadores do Mosteiro de Valaam são escassas. Durante invasões inimigas (séculos XII e XVII), o mosteiro foi frequentemente devastado, interrompendo o serviço monástico por décadas. Durante essas invasões, monumentos da igreja e relíquias do mosteiro foram destruídos, e a rica biblioteca e coleção de manuscritos do mosteiro foram repetidamente queimadas e saqueadas.
As vidas dos Santos Sérgio e Herman de Valaam também não sobreviveram. No século XVI, muitos documentos históricos já haviam sido perdidos, como evidenciado pelo antigo sínodo do Mosteiro de Valaam, que foi mantido no Mosteiro de Staraya Ladoga Vasilievsky após a destruição do mosteiro em 1611. Este sínodo é o único documento histórico escrito sobre Valaam que reflete o conhecimento autêntico dos fundadores do mosteiro. O sínodo menciona os Santos Sérgio e Herman entre os abades.A tradição eclesiástica e as crônicas antigas testemunham os esforços monásticos dos santos. O propósito da vida monástica dos Santos Sérgio e Hermano era iluminar as tribos pagãs da Carélia com a luz da fé em Cristo, estabelecer a Ortodoxia na Rússia do Norte e fundar uma comunidade monástica que se tornou um reduto da Ortodoxia nos primeiros séculos do Iluminismo cristão. Crônicas antigas de Novgorod relatam a descoberta das relíquias dos Santos Sérgio e Hermano e sua transferência para Novgorod durante a invasão sueca de 1163-1164.Foi então que ocorreu a glorificação local dos fundadores do Mosteiro de Valaam, marcando o início da veneração eclesiástica dos Santos Sérgio e Herman na Diocese de Novgorod. Provas dessa veneração são sua inclusão na Sinaxe dos Santos de Novgorod, sua menção no serviço "A Todos os Santos Russos", compilado no século XVIII, bem como traçados e um ícone original do século XVIII.Em 20 de outubro de 1819, o Santo Sínodo prescreveu a veneração em toda a Rússia dos santos de Valaam e determinou os dias da celebração eclesiástica de sua memória: 28 de junho/11 de julho e 11/24 de setembro.As relíquias dos Santos Sérgio e Hermano ainda repousam sob uma cripta na Catedral da Transfiguração do Salvador, no Mosteiro de Valaam. Inúmeros milagres, manifestados pela fé daqueles que pedem e oram, testemunham a abençoada assistência orante dos santos.Os fundadores do mosteiro, os Santos Sérgio e Hermano, os milagreiros de Valaam, não nos deixaram relatos escritos de suas vidas, que sem dúvida existiram; apenas breves menções em crônicas e manuscritos antigos sobreviveram. Mas os Santos Sérgio e Hermano nunca abandonaram sua irmandade. Por mil anos, eles continuam a testemunhar sua presença invisível, protegendo o mosteiro de Valaam com sua intercessão em oração.ObservaçãoDados do site do Mosteiro de Valaam. Acreditava-se anteriormente que os Santos Sérgio e Herman se estabeleceram em Valaam entre 973 e 980, mas críticas posteriores recuaram sua data de vida para o século XII e até mesmo para o século XIV. A publicação sinodal oficial, "A Leitura do Menaion em Russo", lista os Santos Sérgio e Herman como tendo "morrido por volta de 1353".
Fonte: https://azbyka.ru/
São Siluan, o Athonita
São Siluano, o Atonita (1866-1938), buscou a Deus desde a juventude. Por muitos anos, rezou com lágrimas nos olhos, mas não obteve resposta, até que caiu em desespero e clamou: "Tu és inexorável!" Naquele momento, o Cristo vivo lhe apareceu, enchendo seu coração com o fogo do amor divino e da paz inefável. Essa visão determinou o resto de sua vida. Tendo se estabelecido em Athos, ele suportou a luta mais difícil, lutando contra o orgulho e adquirindo humildade. O Senhor lhe revelou: "Mantenha sua mente no inferno e não se desespere". O ancião chegou à profunda convicção de que Deus é Amor imensurável e incompreensível, e até o fim de seus dias rezou pelo mundo inteiro, pelos vivos e pelos mortos, crendo na misericórdia de Deus para com todos os homens.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Gálatas 6:2-10
Fragmento 214 - Irmãos, levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Marcos 7:14-24
Fragmento 29 - Naquela hora, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-Me vós todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os Seus discípulos O interrogavam acerca desta parábola. E Ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. E, levantando-Se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-Se.
COMENTÁRIO
Toda maldade e perversão que existem em nós não têm origem em realidades exteriores, mas em realidades interiores. Não é a sociedade, o vizinho, a família, Deus e nem mesmo o Diabo os responsáveis pelos nossos descaminhos e realidades sombrias. A transferência de responsabilidades é uma característica adquirida pelos seres humanos desde Adão e Eva. Adão, se “defende” perante Deus responsabilizando a mulher e o próprio Deus que a criou; Eva por sua vez, se “defende” acusando a Serpente.
Cristo diz que a origem das nossas trevas está em nosso coração. Não diz que estão em nossos órgãos genitais, no ventre ou em qualquer outra parte do corpo, nem mesmo no cérebro, mas no coração. Não pensemos que aqui se trata de uma metáfora ou de uma ignorância da fisiologia humana, tampouco que Jesus “erra” propositadamente neste conceito porque se utiliza do conhecimento dos seus contemporâneos para poder se fazer entendido. Sobre as funções místicas do coração - tal como é compreendida e ensinada na Sagrada Tradição guiada pelo Santo Espírito – não nos é possível falar em virtude do espaço disponível.
Contudo, podemos dizer que, tal como o cérebro não cria as imagens dos objetos existentes, mas processa as ondas das imagens captadas pelos olhos, assim como não cria os sons, mas processa as ondas de áudio captadas pelos ouvidos e, como também não cria as sensações cinestésicas, antes processa as que são captadas pelo olfato, paladar, a pele e o sistema nervoso; assim também se dá com os pensamentos, os quais nascem no coração e não no cérebro, este “apenas” processa e transforma em neurolinguagem (fala interior) os impulsos vindos do coração.
Assim, a purificação do coração é a grande meta do esforço ascético, dos exercícios espirituais, pois, somente os puros de coração é que verão a Deus. E isto é muito mais do que um rigor moral ou ético. É a mais profunda revolução do ser.
ORAÇÃO
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Salmo 14(15)
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