sexta-feira, 31 de outubro de 2025

21ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

31 de Outubro de 2025 (CC) / 18 de Outubro (CE)
Santo Apóstolo e Evangelista Lucas
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 3



Sob o reinado do Imperador Cláudio (aproximadamente 42 d.C.), ao dispensar seus cuidados aos enfermos da região de Tebas, em Beócia, São Lucas depara-se com o Apóstolo Paulo, cujas palavras de fogo o convencem de que a Verdade Absoluta que ele tanto buscava se encontrava efetivamente junto aos Discípulos de Jesus Cristo.

Lucas abandona, então, sem hesitar, todos os seus bens e tudo aquilo que o prendia aos erros de seus pais, bem como a medicina dos corpos para se tornar, a exemplo de Paulo, médico das almas.

São Lucas segue o Apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, percorrendo sem tréguas as rotas do mundo a fim de proclamar a Evangelho. Ele o acompanha até Roma para sua última viagem. É lá que, sem dúvidas, o Apóstolo Paulo lhe ordena redigir o terceiro Evangelho, dedicado a Teófilo, Governador da Acaia, que se convertera ao Cristianismo.

Um pouco mais tarde, Lucas remete a este mesmo Teófilo os «Atos dos Apóstolos». Os «Atos dos Apóstolos». narram os prodígios realizados pelo Espírito Santo junto aos Apóstolos, desde o Pentecostes até o cativeiro de Paulo em Roma.

Depois de ter se separado de seu mestre, Lucas retorna à Grécia para aí proclamar o Evangelho. Ele se fixa, novamente, na região de Tebas, onde morre em paz com a idade de oitenta anos. Existe uma tradição da Igreja que diz que São Lucas morreu sofrendo o martírio, suspenso em forma de cruz a uma oliveira pelos idólatras.

Querendo render glória ao Seu fiel servidor, Deus faz correr de seu túmulo um líquido miraculoso, que curava as doenças dos olhos daqueles que se ungiam com fé. É assim que mesmo depois de sua morte, São Lucas continua a exercer a medicina - cura.

Muitos e longos anos mais tarde, o Imperador Constâncio, filho do Grande Constantino, faz transportar a relíquia do Santo à Constantinopla por intermédio de Santo Artêmio, Duque do Egito. Ele a coloca sob o altar da Igreja dos Santos Apóstolos, junto às relíquias dos Apóstolos André e Timóteo.

Segundo a Tradição, foi São Lucas que, em primeiro lugar, pintou três imagens da Santa Mãe de Deus trazendo em Seus braços o Menino-Deus. Ele os submete à aprovação da Santa Virgem, ainda em vida. Esta acolhe com alegria as santas imagens e diz:

"Que a graça d´Aquele, que por Mim foi gerado, esteja nelas!"
A partir de então, São Lucas representa, em imagem, os Apóstolos e transmite à Igreja esta piedosa e santa tradição da veneração dos ícones de Cristo e de Seus Santos.
Extraído do sítio da Eparquia Ortodoxa do Brasil  
Comemoração de São Lucas

Tropárion do Santo Apóstolo e Evangelista São Lucas, Tom 5: Ao Santo Apóstolo, o todo-louvável Lucas, / que é reconhecido pela Igreja de Cristo / como o Autor dos Atos dos Apóstolos / e o esplêndido Autor do Evangelho de Cristo, / louvemo-lo com hinos sagrados, / como um médico que cura as enfermidades do homem / e os males da natureza, / que limpa as feridas espirituais // e ora incessantemente por nossas almas.

Kondákion, Tom 2: Louvemos o piedoso Lucas:/  o verdadeiro pregador da piedade, / o orador de mistérios inefáveis, a estrela da Igreja; / pois o Verbo, que unicamente conhece os corações dos homens, // o escolheu para ser, com o sábio Paulo, um mestre dos gentios.

Leituras Bíblicas 
João 21:15-25 (Matinas)
Colossenses 4:5-9,14,18
Lucas 10:16-21 
Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Colossenses 2:1-7

Fragmento 253 - 
Irmãos, quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Porque ainda que eu esteja ausente quanto ao corpo, contudo em espírito estou convosco, regozijando-me, e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo. Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também n’Ele andai, arraigados e edificados n’Ele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças.

Lucas 10:1-15

Fragmento 50A - Naquela ocasião, designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da Sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares onde Ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a Sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o rRino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade. Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


O Poder do Reino de Deus

Sendo que Cristo tinha dito: A messe é grande, mas os operários são poucos, novamente designou com os primeiros a outros setenta e dois e os enviou a sua frente a todos os povos e cidades da Judeia para que fossem precursores e falassem dele. Os enviou deslumbrantes com a graça do Espírito Santo e coroados com o poder de realizar milagres... Na verdade, receberam o poder de repreender aos espíritos maus e de esmagar satanás, não para atrair a atenção sobre eles mesmos, mas para que Cristo fosse exaltado por aqueles catecúmenos que cressem que Cristo era Deus e Filho de Deus por natureza. E fosse tal o louvor, a preeminência e o poder, que tivessem também a potestade de esmagar satanás sob seus pés.

Os enviou muito bem-adornados com as dignidades apostólicas e os revelou capacitados com a ajuda da graça do Espírito Santo. Conferiu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos para que pudessem esconjurá-los. Como já manifestei, tendo realizado muitos prodígios, estes regressaram dizendo: "Senhor, até os demônios se submetem a nós por causa de teu nome." Como já disse anteriormente, (o Senhor) estava cheio de alegria, ou seja, exultava, porque sabia bem que aqueles que tinha enviado haviam favorecido a muitos, e eles mesmos tinham aprendido sua glória por experiência. Portanto, aquele que é bom e ama aos homens, querendo salvar a todos os homens se torna em causa de alegria, conversão dos equivocados, luz dos que estão nas trevas e conversão dos ignorantes e indóceis mediante o reconhecimento da glória divina.

Deu aos santos apóstolos autoridade e poder até mesmo para ressuscitar mortos, limpar os leprosos, curar os enfermos e invocar o Espírito Santo sobre aqueles aos quais impunham as mãos. Conferiu-lhes o poder de atar e desatar os pecados dos homens. Asseguro-vos, disse ele, que tudo o que atares na terra será atado nos céus, e tudo o que desatares na terra será desatado no céu. Na condição na qual nos encontramos, isto é o que podemos ver, e bem-aventurados sejam os nossos olhos e os de todos os que amam a Cristo. Escutamos o seu sagrado ministério. Ele nos ensinou as coisas que se referem a Deus Pai, e o mostrou a nós em sua própria natureza. Aquelas coisas que graças a Moisés eram tipos e figuras, Cristo as manifestou diante de nós em verdade. Aprendemos a adorar ao que é incorpóreo, imaterial e incompreensível a todo raciocínio, não com sangue e fumaça, mas com sacrifícios espirituais.

São Cirilo, Patriarca de Alexandria (Séc. 5)

Fonte: Lecionário Patrístico 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário