sábado, 18 de outubro de 2025

19º Sábado Depois de Pentecostes

18 de Outubro de 2025 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304); 
Ss. Pedro (1326), Theognostus (1353), Alexis (1378), Cypriano (1406), Photius (1431), 
Jonah (1461), Gerontius (1489), loasaph (1555), Macarius (1563), Filipe (1569), 
Job (1607), Hermogenes (Germogen) (1612), Tikhon (1925), 
Pedro (1937), Philaret (1867), Inocêncio (Veniaminov) (1879) e Macarius (1563), Metropolitas de Moscou.
Tom 1




A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.

Tropárion da Santa Mártir Charitina, Tom 4: Tua cordeirinha Karitina a Ti brada, ó Jesus: / "Eu Te amo, ó meu Esposo, / e, buscando-Te, passo por muitas lutas: / Estou crucificada e sepultada Contigo em Teu batismo, / e sofro por Ti, para que possa reinar Contigo; / Morro por Ti para que possa viver Contigo. / Como um sacrifício imaculado, aceita-me, / que me sacrifico com amor por Ti. // Por suas súplicas, salva as nossas almas, pois És misericordioso.

Kondákion, Tom 2: Tornando tua alma firme com poderosa compreensão, ó bendita Charitina, / tu manifestamente envergonhaste o inimigo adverso, / vestida com um manto tingido de púrpura em teu sangue; / e tu sempre te alegras com os anjos. // Roga por nós, ó atleta. 

Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria.
Tropárion dos Santos Hierarcas de Moscou. Tom 4: Ó Primazes da Rússia, / verdadeiros preservadores das Tradições dos Apóstolos, / pilares inabaláveis, instrutores da Ortodoxia, / Pedro, Alexis, Jonas, Filipe e Hermógenes: / suplicai ao Mestre de todos, // que conceda paz ao mundo inteiro e grande misericórdia às nossas almas.

Kondákion, Tom 3: Vivestes piedosamente entre os santos Hierarcas; / e guiastes o povo ao Divino Conhecimento, e agradastes ​​a Deus. / Por isso, fostes por Ele glorificados com incorruptibilidade e milagres, // como discípulos da graça de Deus. 

Leituras Comemorativas Para Todos os Santos de Hoje
João 10:9-16 Matinas
1 Coríntios 15:58-16:3
Mateus 5:14-19


Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 15:58-16:3

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.

Lucas 5:27-32

Fragmento 20 - Naquela hora, passando, Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado na Alfândega, e disse-lhe: Segue-Me. E ele, deixando tudo, levantou-se e O seguiu. E fez-Lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os Seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Que consolo para os pecadores! Mas é necessário deixar os pecados e fazer apenas o bem; e, ao fazer o bem, continuar a se chamar pecador, não apenas com a língua, mas no coração. Não peque, mas como verdadeiro pecador, arrependa-se e peça perdão ao Senhor. Quando você assim se dispuser, significa que você permanece na verdade; assim que você der lugar à justiça própria e começar a se considerar sem pecado, saiba que está se afastando do caminho certo e indo ao encontro daqueles para os quais não há salvação.

Como podemos combinar uma vida adequada com sentimentos de pecaminosidade é algo que apenas os escribas perguntam. Eles ensinam, mas não praticam o que ensinam. Para quem segue o caminho da ação, isso é tão claro que ele não consegue entender como poderia ser de outra maneira.

Da Obra "Pensamentos Diários Para o Ano Inteiro"
de São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário