
A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação.
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem:
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.»
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.
Tropárion da Santa Mártir Charitina, Tom 4: Tua cordeirinha Karitina a Ti brada, ó Jesus: / "Eu Te amo, ó meu Esposo, / e, buscando-Te, passo por muitas lutas: / Estou crucificada e sepultada Contigo em Teu batismo, / e sofro por Ti, para que possa reinar Contigo; / Morro por Ti para que possa viver Contigo. / Como um sacrifício imaculado, aceita-me, / que me sacrifico com amor por Ti. // Por suas súplicas, salva as nossas almas, pois És misericordioso.
Kondákion, Tom 2: Tornando tua alma firme com poderosa compreensão, ó bendita Charitina, / tu manifestamente envergonhaste o inimigo adverso, / vestida com um manto tingido de púrpura em teu sangue; / e tu sempre te alegras com os anjos. // Roga por nós, ó atleta.
Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria.
Tropárion dos Santos Hierarcas de Moscou. Tom 4: Ó Primazes da Rússia, / verdadeiros preservadores das Tradições dos Apóstolos, / pilares inabaláveis, instrutores da Ortodoxia, / Pedro, Alexis, Jonas, Filipe e Hermógenes: / suplicai ao Mestre de todos, // que conceda paz ao mundo inteiro e grande misericórdia às nossas almas.
Kondákion, Tom 3: Vivestes piedosamente entre os santos Hierarcas; / e guiastes o povo ao Divino Conhecimento, e agradastes a Deus. / Por isso, fostes por Ele glorificados com incorruptibilidade e milagres, // como discípulos da graça de Deus.
Leituras Comemorativas Para Todos os Santos de HojeJoão 10:9-16 Matinas1 Coríntios 15:58-16:3Mateus 5:14-19
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário