domingo, 5 de outubro de 2025

17º Domingo Depois de Pentecostes

05 de Outubro de 2025 (CC) / 22 de Setembro (CE)
Santo Profeta Jonas (Séc. 9 a.C);
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Tom 8


O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação is'raelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10).
 
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas: 
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40). 
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse: 
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41). 
Santo Mártir Focas 
O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117. 
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

MATINAS (6)

Lucas 24:36-53

Fragmento 114 - Naqueles dias, tendo o Senhor ressuscitado dentre os mortos, o Próprio Jesus Se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? E por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as minhas mãos e os meus pés, que Sou Eu mesmo; apalpai-Me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que Eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual Ele tomou e comeu diante deles. Depois lhes disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em Seu Nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. E eis que sobre vós envio a Promessa de Meu Pai; ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-Se deles; e foi elevado ao céu. E, depois de O adorarem, voltaram com grande júbilo para Jerusalém; e estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Tu desceste do alto dos Céus, ó Deus misericordioso, / e aceitaste estar sepultado durante três dias, / a fim de nos libertares de nossas paixões. // Glória a Ti, Senhor, nossa vida e nossa Ressurreição!

Tropárion de São Mateus, no 3º Tom (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de São Quadratos, no 3º Tom
Ó Santo Apóstolo Quadratos, / implora ao Deus misericordioso, // que Ele conceda às nossas almas o perdão das ofensas.

Tropárion de São Focas, no 4º Tom
Tendo trilhado os caminhos dos Apóstolos / e ocupado os seus tronos, / tu descobriste que tua atividade era um portal para a visão divina, / ó Divinamente Inspirado. / Por isso, ordenando a Palavra da Verdade, / tu, pela Fé, padeceste o derramamento do teu sangue, / ó Hieromártir Focas, / Roga a Cristo Deus, // que salve as nossas almas.

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e levantaste Adão, / e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra eclodiram em festejos triunfais /na Tua Ressurreição dentre os mortos, // ó Tu Que És misericordiosíssimo.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, / e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Kondákion de São Quadratos, Tom 8
Ó Senhor, o mundo te oferece o Apóstolo Quadratos / como hierarca honrado e santificado, e um intrépido atleta; / por isso, com hinos honramos preciosa memória, / sempre implorando a remissão das transgressões // para àqueles que o louvam, ó Compassivo.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Tom 6: Como um hierarca que ofereceu sacrifício, ó pai, / tu finalmente te ofereceste como um sacrifício vivo, / dando testemunho, segundo a lei, a respeito de Cristo Deus, / fortalecido pelos anjos, consentindo na morte, / Ó tu que estás com aqueles que clamam a ti: // Fica conosco, ó Focas, e ninguém será contra nós!

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Tom 6: Ó Admirável Protetora e nossa Medianeira ante o Criador, / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe Bondosa que és, / pois te clamamos com fé; / roga por nós, junto de Deus, // tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokímenon, no 8º Tom

Fazei votos, e pagai-os
ao Senhor vosso Deus. (Sl. 75:11)

Conhecido É Deus em Judá, 
grande É o Seu Nome em Israel. (Sl. 75:1)

No 7º Tom:

Penoso é para os olhos do Senhor a morte dos Seus santos.

2 Coríntios 6:16-7:1

Fragmento 182b - Irmãos, que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: 

“Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. 

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Hebreus 4:14-5:6

Fragmento 311A - Irmãos, tendo, pois, um grande Sumo Sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, à nossa semelhança, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, portanto, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos em ocasião oportuna. Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados, o qual pode ter compaixão dos ignorantes e dos que estão fora do caminho, pois ele mesmo também está rodeado de fraqueza. E por isso ele deve, tanto pelo povo como por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados. E ninguém toma para si esta honra, senão aquele que é chamado por Deus, como Arão. Assim também Cristo não Se glorificou a Si mesmo, para Se fazer sumo sacerdote, mas Aquele que Lhe disse: 

“Tu És Meu Filho, hoje Te gerei”.

Como Ele também diz em outro lugar: 

“Tu És sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”.

Aleluia, Tom 8

Vinde, alegremo-nos no Senhor, brademos com júbilo a Deus, nosso Salvador.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Apresentemo-nos diante de Sua face com ações de graças e com salmos jubilosos.

Aleluia, aleluia, aleluia!

No 2º Tom:

Teus sacerdotes serão vestidos de justiça, e Teus justos se alegrarão.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 5:1-11

Fragmento 17 - Naquela época, Jesus estava perto do lago Genesaré e viu dois barcos parados no lago. E os pescadores, saindo deles, lavavam suas redes. Entrando em um dos barcos, que pertencia a Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da costa; e Ele, sentando-Se no barco ensinava as pessoas. Quando terminou de falar, disse a Simão: “Vai para as profundezas e lança tuas redes para pescar.” E Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pegamos nada. Mas, de acordo com a Tua palavra, lançarei as redes.” E ao fazer isto, eles capturaram muitos peixes; e suas redes se rompiam. Então, fizeram sinal aos companheiros do outro barco para que viessem em seu auxílio; e eles subiram e encheram os dois barcos, de modo que quase afundaram na água. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus e disse: “Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.” Isto ele disse, porque com a captura dos peixes que eles pegaram, o terror se apoderou dele e de todos aqueles que estavam com ele, e também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E Jesus disse a Simão: “Não temas; a partir de agora tu serás pescador de homens”. E tendo puxado os barcos para a terra, eles deixaram tudo e O seguiram.

João 10:9-16

Fragmento 36 - Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com Ele: “Eu Sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu Sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a Sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu Sou o Bom Pastor, e conheço as Minhas ovelhas, e das Minhas Sou conhecido. Assim como o Pai Me conhece a Mim, também Eu conheço o Pai, e dou a Minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também Me convém agregar estas, e elas ouvirão a Minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Versículo da Comunhão

Louvai ao Senhor desde os céus,
Louvai-o nas alturas! 
A memória do justo é eterna; 
Ele não temerá más notícias.
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário