sábado, 4 de outubro de 2025

17º Sábado Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2025 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos, da Magnésia, Apóstolo [dos 70] († séc. 1)
Tom 7



Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso necessário, um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. 
Seu trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao Imperador Adriano, pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do Imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 15:39-45

Fragmento 162 - Irmãos, nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: “O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente”; o último Adão em espírito vivificante.

1 Coríntios 1:26-29 (Sábado Depois da Exaltação da Cruz)

Fragmento 125C - Irmãos, vede a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.

Lucas 4:31-26

Fragmento 15 - Naquela época, Jesus desceu para Cafarnaum, a cidade da Galileia; e os ensinava nos sábados. E admiravam a Sua doutrina porque a Sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem És: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

João 8:21-30 (Sábado Depois da Exaltação da Cruz)

Fragmento 30 – Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com Ele: “Eu retiro-Me, e buscar-Me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, não podeis vós vir”. Diziam, pois, os judeus: “Porventura quererá matar-Se a Si mesmo, pois diz: ‘Para onde Eu vou não podeis vir?’” E dizia-lhes: “Vós sois de baixo, Eu Sou de cima; vós sois deste mundo, Eu não Sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados”. Disseram-Lhe, pois: “Quem És Tu?” Jesus lhes disse: “Isso mesmo que já desde o princípio vos disse. Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas Aquele que Me enviou é verdadeiro; e o que d’Ele tenho ouvido, isso falo ao mundo”. Mas não entenderam que Ele lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: “Quando levantardes o Filho do Homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por Mim mesmo; mas isto falo como Meu Pai Me ensinou. E Aquele que Me enviou está Comigo. O Pai não Me tem deixado só, porque Eu faço sempre o que Lhe agrada”. Dizendo Ele estas coisas, muitos creram n’Ele.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário