sábado, 14 de fevereiro de 2026

Sábado do Filho Pródigo

PRÉ-FESTA DO ENCONTRO
14 de Fevereiro de 2026 (CC) - 01 de Fevereiro (CE)
São Tryfon de Nicéia, mártir (†251)
Tom 2



O Mártir Trifão nasceu em um dos distritos da Ásia Menor – Frígia, não muito longe da cidade de Apameia, na aldeia de Kampsada. Desde cedo o Senhor lhe concedeu o poder de expulsar demônios e curar diversas doenças. Os habitantes de sua cidade natal já foram salvos por ele da fome: São Trifão, pelo poder de sua oração, fez recuar uma praga de gafanhotos que devorava os grãos e devastava os campos. São Trifão ganhou fama especial ao expulsar um demônio da filha do Imperador Romano Górdio (238-244). Ajudando todos os que estavam em perigo, ele pediu apenas uma taxa – fé em Jesus Cristo, por Cuja graça ele os curou. 
Quando o imperador Décio (249-251) subiu ao trono imperial, houve uma feroz perseguição aos cristãos. Foi feita uma denúncia ao comandante Akelinos de que São Trifão ousava pregar a fé em Cristo e que conduzia muitos ao Batismo. O santo foi preso e submetido a interrogatório, momento em que confessou destemidamente a sua fé. Submeteram-no a duras torturas: Espancaram-no com paus, dilaceraram-lhe o corpo com ganchos de ferro, queimaram as feridas com fogo e conduziram-no pela cidade, martelando-lhe pregos de ferro nos pés. São Trifão suportou bravamente todos os tormentos, sem soltar um único gemido. Finalmente, ele foi condenado à decapitação com espada. O santo mártir rezou antes da execução, agradecendo a Deus por tê-lo fortalecido em seus sofrimentos, e rogou ao Senhor em particular que abençoasse aqueles que invocassem seu nome em busca de ajuda. Assim que os soldados suspenderam a espada sobre a cabeça do santo mártir, ele colocou a sua alma nas mãos de Deus. Este evento ocorreu na cidade de Nicéia no ano 250. Os cristãos vestiram o corpo sagrado do mártir em uma mortalha limpa e queriam enterrá-lo na cidade de Nicéia, onde padeceu, mas São Trifão em uma visão ordenou-lhes que levassem seu corpo para sua terra natal, na aldeia de Kampsada. Isso foi feito. 
Mais tarde, as relíquias de São Trifão foram transferidas para Constantinopla e depois para Roma. O Santo Mártir recebe grande veneração na Igreja Ortodoxa Russa. 
Existe uma lenda que diz que durante o reinado do czar Ivan, o Terrível, na época de uma caçada imperial, um gerifalte (falcão com mais de 60 cm de altura e com aproximadamente 1,6 kg de peso, e um dos maiores falcões do mundo) amado pelo czar voou. O czar ordenou ao falcoeiro Tryphon Patrikeev que encontrasse o pássaro que voou. O falcoeiro Tryphon viajou pela floresta circundante, mas sem sorte. No terceiro dia, exausto de uma longa busca, ele retornou a Moscou, ao lugar hoje chamado Mar'ina Grove, e cansado, deitou-se para descansar, rezando fervorosamente ao seu santo padroeiro - o Mártir Trifão, implorando-lhe por ajuda. Num sonho ele viu um jovem montado em um cavalo branco, segurando na mão o gerifalcão imperial, e este jovem disse: “Leve de volta o pássaro perdido, vá com Deus ao czar e não se preocupe com isso”. Ao acordar, o falcoeiro avistou o gerfalcão não muito longe, em um pinheiro. Ele então o levou ao czar e contou sobre a ajuda milagrosa que ele recebeu do Santo Mártir Trifão. Depois de um certo tempo, o falcoeiro Trifão Patrikeev construiu uma capela no local onde o Santo apareceu, e mais tarde também houve uma igreja em nome do Santo Mártir Trifão.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Coríntios 10:23-28

23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem. 25 Comei de tudo quanto se vende no mercado, nada perguntando por causa da consciência. 26 Pois do Senhor é a terra e a sua plenitude. 27 Se, portanto, algum dos incrédulos vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, nada perguntando por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi oferecido em sacrifício; não comais por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência;

Lucas 21:8-9, 25-27, 33-36

8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles. 9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. 25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. 26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. 27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. 33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. 34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço. 35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. 36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem. 


COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS



1 Tessalonicenses 4:13-17

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

João 5:24-30

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

São Teófano, o Recluso
Agora, a Santa Igreja dirige nossa atenção para além das fronteiras da nossa vida presente, a nossos pais e irmãos que passaram por aqui. A Igreja espera que, lembrando-nos do seu estado (que nós mesmos não escaparemos), para nos preparar para passarmos a semana da Abstinência de Carne adequadamente, bem como a Grande Quaresma que se segue. Vamos ouvir a nossa mãe Igreja; e comemorando nossos pais e irmãos, vamos cuidar para nos prepararmos para a nossa passagem para o outro mundo. Vamos trazer à mente os nossos pecados e lamentá-los, estando determinados a de agora em diante manter-nos puros de qualquer contaminação. Pois nada impuro entrará no Reino de Deus; e no julgamento, nenhum imundo será justificado. Após a morte não se pode esperar purificação. Você vai permanecer como está quando fizer a passagem. Você deve se purificar aqui. Apressem-nos, pois, quem pode prever quanto tempo um vai viver? A vida poderia ser cortada nesta mesma hora. Como podemos aparecer impuro no outro mundo? Através de que os olhos vamos encarar nossos pais e irmãos que irão nos atender? Como vamos responder às suas perguntas: "Que maldade é esta em você? O que é isso? E isso? "Que vergonha vai cobrir-nos! Apressem-nos por corrigir tudo o que está fora de ordem, para chegar pelo menos um pouco tolerável e suportável no outro mundo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário