segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Segunda-feira do Filho Pródigo

09 de Fevereiro de 2026 (CC) - 27 de Janeiro (CE) 
S. João Crisóstomo – Traslado das Relíquias (438)
Tom 2


 

Incomparável mestre João, depois de sua morte recebeu o epíteto de Crisóstomo (“Boca de Ouro”) por seu maravilhoso dom na oratória. Contudo, sua piedade e inominável valor são atributos que o fazem mais glorioso e um dos maiores pastores da Igreja. 
As relíquias de São João Crisóstomo passaram 30 anos em uma igreja da Capadócia, em Komana, onde o Grande Mestre passou por tantas provas no exílio. No ano 438, seu corpo foi exumado e transladado para Constantinopla. O imperador Teodósio II e sua irmã Santa Pulqueria acompanharam o cortejo, juntamente com o Patriarca Proclos que havia sido seu discípulo, pedindo perdão pelos pecados de seus antecessores que tanto perseguiram São João. O corpo de São João Crisóstomo foi depositado na Igreja dos Santos Apóstolos de Constantinopla. Na Igreja Ortodoxa ele é um dos três santos Patriarcas e Doutores Universais, com São Basílio e São Gregório Nazianzeno. 
Tropárion do Traslado das Relíquias de São João Crisóstomo, Tom 8: A graça que emana de tua boca como um farol iluminou o universo, / e revelou ao mundo tesouros de desapego, e nos mostrou as alturas da humildade; / mas enquanto instruíes com tuas palavras, ó pai João Crisóstomo, // intercede junto ao Verbo, Cristo nosso Deus, para salvar nossas almas. 
Kondákion, Tom 1: A honrada Igreja alegrou-se misticamente com o retorno de tuas preciosas relíquias; / e tendo-as escondido como ouro preciosíssimo, / por tua súplica, ela generosamente concede a graça da cura àqueles que te louvam, // ó João Crisóstomo. 
Leituras Comemorativas 

João10:1-9 Matinas
Hebreus 7:26-8:2
João 10:9-16

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 João 2:18-3:10

Fragmento 71 -
Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que Ele nos fez: A vida eterna. Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar. E quanto a vós, a Unção que d’Ele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua Unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou Ela, assim n’Ele permanecei. E agora, filhinhos, permanecei n’Ele; para que, quando Ele Se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante d’Ele na Sua vinda. Se sabeis que Ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido d’Ele. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: Que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a Ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é, O veremos. E todo o que n’Ele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como Ele é puro. Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. E bem sabeis que Ele Se manifestou para tirar os pecados; e n’Ele não há pecado. Todo o que permanece n’Ele não peca; todo o que vive pecando não O viu nem O conhece. Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo; quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus Se manifestou: Para destruir as obras do Diabo. Aquele que é nascido de Deus não peca; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: Quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.

Marcos 11:1-11

Fragmento 49 - No momento em que Jesus e Seus discípulos se aproximavam de Jerusalém, Betfagé e Betânia, na encosta do Monte das Oliveiras, Ele enviou dois de Seus discípulos e disse-lhes: “Ide à aldeia defronte de vós, e logo na entrada encontrareis um burro amarrado, no qual ninguém ainda se sentou; desamarrai-o e levai-o. E se alguém vos disser: ‘O que estais fazendo?’ Direis: ‘O Senhor precisa dele, e o Senhor logo o trará de volta aqui’." E eles foram e encontraram um jumentinho amarrado a um portão do lado de fora na rua, e o desamarraram. E alguns dos que ali estavam disseram-lhes: “Por que desamarrais o potro?” Então, eles os responderam como Jesus disse; e eles os deixaram ir. E eles trouxeram o jumentinho a Jesus, e colocaram suas roupas nele; e Ele Se sentou nele. E muitos estenderam suas roupas na estrada, outros seus galhos, cortando-os no campo. E os que iam à frente e O seguiam exclamaram: 

“Hosana! Bendito O que vem em Nome do Senhor! Bendito seja o reino vindouro de nosso pai Davi! Hosana nas alturas!”

E Ele entrou em Jerusalém no templo e, examinando tudo, saiu, porque já era tarde, para Betânia com os Doze.


† † †

ENSINO DOS SASNTOS PADRES

1 João 2:18-3:10

São Teófano, o Recluso

Ontem a parábola do filho pródigo nos convidou para retornar da dissipação ao bom caminho. Agora, o santo apóstolo João nos inspira a isto, dando a garantia de que, se assim procedermos, quando o Senhor aparecer, seremos semelhantes a Ele. O que se pode comparar com tal dignidade ? Eu penso que ao ouvir tal coisa, você deva ser tomado por um desejo de alcançar isso para si. E isto é bom, mais ainda, é sumamente necessário. Não tardará a ser alcançado; pois, todo aquele que tem esta esperança nele, purifica a si mesmo, assim como Ele é puro (I João 3: 3). Será que existe alguma coisa dentro de você que tenha necessidade de purificação? Certamente que não poucas coisas têm esta necessidade. Apressa-te, pois, onde o Senhor está, coisa alguma que seja impura se permite entrar (cf. Ap 21-27). Mas não desanime com a dificuldade de tal empreendimento. O Próprio Senhor será o seu ajudante em todas as coisas. Simplesmente deseje isto de todo o coração e busque o Senhor, tal como um mendigo pedindo por ajuda. Sua plena graça irá atuar com poder em teu esforço, e as coisas facilmente se sucederão e terás êxito. Assim como não há pecado que possa superar a misericórdia de Deus, também não há nenhuma impureza moral que possa resistir e não ser consumida pelo poder da plenitude de Sua graça; a não ser que de sua parte, haja falta de vontade para superar a impureza, um esforço sério para a repelir, refugiando-se com fé no Senhor.

Marcos 11:1-11


São João Crisóstomo nos diz que neste episódio Cristo realiza duas profecias: uma pelos seus atos e outra por suas palavras. Realiza a primeira ao montar num jumento, e a segunda cumprindo as palavras do profeta Zacarias que havia predito que o Rei viria montado em um asno. E ao cumprir esta antiga profecia, com seu gesto também prefigura uma nova era que mais se tarde haveria de ser instaurada, ou seja, Cristo aqui prefigura a vocação dos gentios, os quais, até àquele presente momento, viviam como animais impuros; no entanto, Ele junto aos gentios irá fazer Sua morada, estes O perceberão e Lhe seguirão. Deste modo, ao mesmo tempo que uma profecia se cumpre também anuncia outra.

“Tu montaste um jumentinho prefigurando a conversão dos indomáveis gentios da incredulidade para a Fé” - diz um dos hinos da Festa dos Ramos.

O asno representa o elemento passional do homem, uma vida voltada exclusivamente para o plano terrestre e dos sentidos carnais. Portanto, simbolicamente, o espírito deve montar [dominar] a matéria, assim como Cristo fez com o asno (o qual até àquele momento ainda não fora domado) . A teologia, assim, “monta” (se sobrepõe) a todo conhecimento humano.

Crisóstomo também diz que aquele “jumentinho” também representa a Igreja, o novo povo de Deus, povo que até então era impuro e foi purificado quando Cristo se assentou sobre ele. Os Apóstolos que desataram o animal, representam os que entre os judeus – assim como nós – foram chamados à Fé, e, assim, é por eles que fomos conduzidos a Cristo.

Extraído e adaptado do sitio “El Arca de Noé"por Padre Mateus

ORAÇÃO

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.


† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário