domingo, 4 de dezembro de 2011

25º Domingo depois de Pentecostes – Modo 8

25º Domingo depois de Pentecostes – Modo 8
04 de Dezembro (CC) de 2011 / 21 de Novembro (CE)
Entrada no Templo da Santíssima Mãe de Deus


TROPARION DA RESSURREIÇÃO
Desceste das Alturas, ó Misericordioso,
E suportaste a sepultura por três dias
Para nos libertar dos sofrimentos.
Senhor, nossa Vida e nossa Ressurreição, Glória a Ti!

TROPARION DA FESTA MODO 4
Hoje é o prelúdio da benevolência de Deus
E a proclamação preliminar da salvação dos homens.
A Virgem apresenta-se com esplendor no Templo de Deus
E antecipadamente anuncia Cristo a todos.
A ela nós também clamamos em alta voz:
"Salve, ó realização da economia do Criador!"

KONDAKION
†Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Tendo ressuscitado do túmulo
Deste a vida aos mortos e levantaste Adão;
Eva se regozija com a tua Ressurreição,
E exultam de alegria os confins da terra, ó Misericordioso!

THEOTOKION
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem,
Sofreste a crucifixão, ó Misericordioso,
E com a morte venceste a morte,
Como Deus, revelando a Ressurreição;
Não abandones a nós, criaturas de tuas mãos!
Mostra a tua bondade pela humanidade,
Atende as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso,
E salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

KONDAKION DA FESTA MODO 4
O templo puríssimo do Salvador, a Virgem,
A preciosíssima câmara nupcial,
O sagrado tesouro da glória de Deus
É apresentada hoje à Casa do Senhor,
Introduzindo com ela a graça do Espírito Divino.
Os anjos de Deus a louvam clamando:
"Esta é o tabernáculo celeste!"

HINO À MÃE DE DEUS
Ó Admirável Protetora dos cristãos
E nossa Medianeira ante o Criador,
Não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores,
Mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és,
Pois te invocamos com fé:
Roga por nós junto de Deus,
Tu que defendes sempre aqueles que te veneram.


PROKIMENON DA FESTA

Minha alma glorifica o Senhor,
Meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador.

Porque voltou seus olhos para a humildade de sua serva;
Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada

Hebreus 9:1-7

     1 Ora, também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário terrestre.    2 Pois foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar;    3 mas depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos,    4 que tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha brotado, e as tábuas do pacto;    5 e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.    6 Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados;    7 mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; 

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!
Ouve, filha, vê e inclina o teu ouvido
Esquece o teu povo e a casa de teu pai.
Aleluia, aleluia, aleluia!
A filha de Tiro e os ricos do povo
Imploram teu favor com seus presentes
Aleluia, aleluia, aleluia!

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS†CRISTO, SEGUNDO O EVANGELISTA SÃO LUCAS 10:38-42; 11:27-28

38 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.    39 Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra.    40 Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.    41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;    42 entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.    27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.    28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.

HIRMOS
Os anjos, vendo a entrada da Puríssima,
Admiraram-se de como a Virgem entrou no Santo dos Santos.
Que nenhuma mão profana a toque, ela, a Arca viva de Deus;
Mas que os lábios dos fiéis cantem sem cessar à Mãe de Deus,
A saudação do Anjo, clamando com entusiasmo:
«Ó Virgem Pura,
És, realmente, a mais elevada de todas as criaturas.


FESTA DA APRESENTAÇÃO DA SANTA MÃE DE DEUS NO TEMPLO 
No dia 21 comemoramos a Apresentação no Templo daquela menina agraciada. Esta é a segunda Grande Festa da Theotokos no ano litúrgico. Tal como as comemorações de sua natividade, esta é uma festa cheia de significado espiritual pra o fiel cristão. A festa originou-se a partir da piedosa tradição contida no livro não canônico chamado de “Proto Evangelho de Tiago”. Segundo a narrativa, a Virgem Maria foi levada ao templo por seus pais, Joaquim e Ana, quando tinha apenas três anos de idade.  Ali, juntamente com outras meninas, fora cuidadosamente instruída por mulheres piedosas acerca da Fé de seus pais e dos deveres para com Deus. Quando Maria completou três anos, Joaquim disse: Chamai as jovens virgens hebreias e formai um cortejo com lamparina acesas para acompanhar Maria pelo caminho, para que não suceda que a menina olhe para trás e seu coração se apegue por outra coisa que não seja o Templo de Deus. O sacerdote que a recepcionou, depois de havê-la beijado, lhe abençoou e disse: 
  “O Senhor engradeceu teu nome por todas as gerações, pois no fim dos tempos se manifestará em ti a tua Redenção e a dos filhos de Israel. Após dizer tais palavras, o sacerdote sentou a menina sobre o terceiro degrau do Altar. O Senhor derramou graça sobre a menina, então, ela pondo-se em pé, saltitava e dançava, e toda a casa de Israel se afeiçoou dela” (Proto Evangelho de São Tiago 7:2-3). 
 Algumas referências bíblicas parecem fazer alusão à existência de uma comunidade feminina dentro do recinto sagrado. O Velho Testamento fala das “mulheres que velavam à entrada do Tabernáculo da Reunião” (Ex. 38:8; 1Sm 2:22). Embora não se saiba exatamente qual era a missão delas, contudo, certamente não habitavam no Templo. Por outro lado, São Lucas diz em seu Evangelho que a Profetiza Ana “não se apartava do Templo, servindo a Deus com jejuns e orações, noite e dia” (Lc 2:37). Que havia moradias no Templo para os sacerdotes, para as pessoas consagradas e para aqueles que os serviam, nós o sabemos através da história de Samuel e do Sacerdote Elí. Historicamente a Festa foi estabelecida por ocasião da dedicação da Igreja de Santa Maria da Nova Jerusalém, no ano 543, e é a partir desta data que em todo Oriente a Igreja Ortodoxa a comemora. Isto foi registrado pelo Imperador Manoel Comneno, em uma Constituição datada de 1166. Somente a partir do século XVIII é que a Festa foi reconhecida e aprovada pela Igreja Romana. A Festa da Entrada ou Apresentação da Theotokos no Templo, celebra o fim da era do “Templo de pedra” em Jerusalém como morada de Deus. Quando a infante Maria entra no Templo, a era do Templo tem o seu ocaso e se revela o “prelúdio da vontade de Deus”. Nós Ortodoxos celebramos, na pessoa da Mãe de Cristo-Deus, a nossa condição de templo e morada do Senhor.




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