sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

27ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 1

27ª Sexta-feira depois de Pentecostes – Modo 1
16 de Dezembro de 2011 (CC) / 03 de Dezembro (CE)
S. Sofonias, profeta (séc. VII a.C).


2 Timóteo 1:1-2, 8-18

     1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,    2 a Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.    8 Portanto não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa comigo dos sofrimentos do evangelho segundo o poder de Deus,    9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,    10 e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,    11 do qual fui constituído pregador, apóstolo e mestre.    12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.    13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus;    14 guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós.    15 Bem sabes isto, que me abandonaram todos os que estão na Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes.    16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes ele me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias;    17 antes quando veio a Roma, diligentemente me procurou e me achou.    18 O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E quantos serviços prestou em Éfeso melhor o sabes tu.   

Lucas 20:19-26

     19 Ainda na mesma hora os escribas e os principais sacerdotes, percebendo que contra eles proferira essa parábola, procuraram deitar-lhe as mãos, mas temeram o povo.    20 E, aguardando oportunidade, mandaram espias, os quais se fingiam justos, para o apanharem em alguma palavra, e o entregarem à jurisdição e à autoridade do governador.    21 Estes, pois, o interrogaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente, e que não consideras a aparência da pessoa, mas ensinas segundo a verdade o caminho de Deus;    22 é-nos lícito dar tributo a César, ou não?    23 Mas Jesus, percebendo a astúcia deles, disse-lhes:    24 Mostrai-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que ele tem? Responderam: De César.    25 Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.    26 E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e admirados da sua resposta, calaram-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário