terça-feira, 20 de dezembro de 2011

28ª Terça-feira depois de Pentecostes – Modo 2

28ª Terça-feira depois de Pentecostes – Modo 2
20 de Dezembro de 2011 (CC) / 07 de Dezembro (CE)
7 S. Ambrósio, bispo de Milão († 397).


2 Timóteo 3:16-4:4

     16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;    17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.    1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;    2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.    3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,    4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.   

Lucas 21:12-19

     12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.    13 Isso vos acontecerá para que deis testemunho.    14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;    15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.    16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós;    17 e sereis odiados de todos por causa do meu nome.    18 Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça.    19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.

Comemoração de Santo Ambrósio, Bispo de Mediolanum (Milão)

Este grande Santo Padre da Igreja Ortodoxa nasceu em berço nobre. Seu pai era Prefeito Romano da Gália (atual França), e embora fosse pagão, casara-se com uma cristã.

Um episódio da infância de Ambrósio se tornou memorável: Um dia, estando deitado no berço, um enxame de abelhas pousou em seu rosto e derramou mel em seus lábios, e depois voou para o alto até se tornar invisível. Seu pai viu nisto um sinal de que seu filho se tornaria alguém ilustre.

Após a morte de seu pai, o Imperador nomeou Ambrósio como seu representante na província da Ligúria, da qual Milan era a principal cidade. Quando o bispo de Milão morreu, uma grande disputa relativa à eleição de um novo bispo surgiu entre os cristãos ortodoxos e os hereges arianos. Ambrósio entrou na igreja para manter a ordem, sendo este o seu dever. Naquele momento, uma criança no seio de sua mãe exclamou: "Ambrósio para bispo!" Todas as pessoas tomaram isso como a voz de Deus, e elegeram por unanimidade como seu bispo Ambrósio, apesar de sua recusa. Cedendo à decisão do povo, Ambrósio – que ainda era catecúmeno - foi batizado, passou por todas as fileiras necessárias e foi consagrado ao episcopado, tudo dentro de uma semana.

Como bispo, Ambrósio fortaleceu a Fé Ortodoxa, suprimiu os hereges, restaurou templos, espalhou a fé entre os pagãos, escreveu muitos livros instrutivos, e serviu como um exemplo de verdadeiro cristão e verdadeiro pastor. Ambrósio compôs o famoso hino “Louvamos a Ti, ó Deus”.

Este glorioso hierarca, ao qual homens de terras distantes o visitavam por causa da sua sabedoria e doçura das palavras, fora muito contido, diligente e vigilante. Dormia muito pouco, trabalhava e rezava constantemente, jejuava todos os dias - exceto aos sábados e domingos. Assim, Deus lhe permitiu testemunhar muitos dos Seus milagres.

Ambrósio descobriu as relíquias dos Santos Mártires Protásio, Gervásio, Nazarius e Celsus (14 de outubro). Manso para com os homens humildes, era destemido diante dos grandes. Ambrósio reprovou a Imperatriz Justina por sua heresia, anatematizou Maximus, o tirano e assassino, e proibiu o imperador Teodósio de entrar na igreja até que ele tivesse se arrependido de seu pecado. Também se recusou a encontrar-se com o tirânico e autonomeado imperador Eugênio. Deus conferiu tamanha graça a este santo que até mortos ressuscitava, expulsava demônios dos homens, curava os doentes de toda sorte de enfermidade, e previa o futuro. Ambrósio morreu pacificamente na manhã de Páscoa no 397 anos.

Tropário de Santo Ambrósio (Modo 4)

A sinceridade das tuas obras, ó pai e pontífice Ambrósio,
Tornou-te, perante o teu rebanho, regra de fé,
Modelo de doçura, mestre de temperança.
Por isso, pela tua humildade, obtiveste a exaltação, e por tua pobreza, a riqueza.
Roga ao Cristo Deus que salve as nossas almas.

Kondákion de Santo Ambrósio (Modo 3)

Ó santo pontífice Ambrósio, iniciador dos sagrados mistérios,
Ensinando os divinos dogmas desmascaraste o engano de Ario;
Operando milagres pela força do Espírito, curaste as diversas paixões.
Pastor santo, roga ao Cristo Deus, que salve as nossas almas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário