quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

28ª Quarta-feira depois de Pentecostes – Modo 2

28ª Quarta-feira depois de Pentecostes – Modo 2
21 de Dezembro de 2011 (CC) / 08 de Dezembro (CE)
S. Patápio, mon. (séc. VII).


2 Timóteo 4:9-22

     9 Procura vir ter comigo breve;    10 pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;    11 só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.    12 Quanto a Tíquico, enviei-o a Éfeso.    13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos.    14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras.    15 Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras.    16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.    17 Mas o Senhor esteve ao meu lado e me fortaleceu, para que por mim fosse cumprida a pregação, e a ouvissem todos os gentios; e fiquei livre da boca do leão,    18 E o Senhor me livrará de toda má obra, e me levará salvo para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.    19 Saúda a Prisca e a áquila e à casa de Onesíforo.    20 Erasto ficou em Corinto; a Trófimo deixei doente em Mileto.    21 Apressa-te a vir antes do inverno. Saúdam-te åubulo, Pudente, Lino, Cláudia, e todos os irmãos.    22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.   

Lucas 21:5-7, 10-11, 20-24

     5 E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele:    6 Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.    7 Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?    10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;    11 e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.    20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.    21 Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela.    22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.    23 Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo.    24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário