terça-feira, 12 de junho de 2012

2ª Terça-feira Depois de Pentecostes



ERRATA:
Por erro, foi publicada a comemorarão de Santo Isaac, o Confessor, no dia de ontem, em vez de Santa Theodósia. Hoje, de fato, é que comemoramos o Santo Confessor.


12 de Junho de 2012 (CC) / 30 de Maio (CE)
S. Isaac, mon. († 406)



Romanos 4:4-12

     4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;    5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;    6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo:    7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.    8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.    9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como justiça.    10 Como, pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas sim na incircuncisão.    11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,    12 bem como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser circuncidado.   

Mateus 7:15-21

     15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.    16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?    17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.    18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.    19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.    20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.    21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.   




COMEMORACÃO DE SANTO ISAAC, O CONFESSOR

Santo Isaac viveu durante o século IV, recebeu tonsura monástica e perseguiu vida ascética no deserto.

Durante o reinado do Imperador Valente (364-378), um aderente zeloso da heresia ariana, houve uma perseguição aos ortodoxos, e as igrejas foram fechadas e destruídas.

Ouvindo falar da perseguição, Santo Isaac deixou o deserto e foi para Constantinopla, a fim de consolar e encorajar os ortodoxos, e também para lutar contra os hereges. Por essa época, godos bárbaros ao longo do rio Danúbio foram fazer a guerra contra o Império. Eles conquistaram a Trácia e estavam avançando em direção a Constantinopla.

Quando o Imperador Valente deixava a capital com seus soldados, Santo Isaac gritou:

"Imperador, libere as igrejas para os Ortodoxos, e então o Senhor vai ajudá-lo!"

Mas o Imperador, desdenhando as palavras do monge, confiante continuou seu caminho. O santo repetiu seu pedido e profecia por três vezes. O Imperador, irritado, ordenou que Santo Isaac fosse jogado em um barranco profundo, cheio de espinhos e de lama, do qual era impossível escapar.

No entanto, Santo Isaac permaneceu vivo com ajuda de Deus, e sendo por anjos retirado do buraco, foi novamente ao encontro do Imperador e lhe disse:

"Tu quisestes me destruir, mas três anjos me tiraram do lamaçal. Ouvi-me, abre as igrejas para os ortodoxos e tu derrotarás o inimigo . Se, no entanto, não me atenderes, não haverás de voltar. Serás capturado e queimado vivo. "

O Imperador ficou surpreso com a ousadia do santo e ordenou a seus assistentes Saturnino e Victor levar o monge e encerrá-lo na prisão até o seu retorno.

A profecia de Santo Isaac logo se cumpriu. Os godos derrotaram e perseguiram o exército grego. O Imperador e seus generais arianos refugiaram-se em um celeiro cheio de palha, e os atacantes atearam fogo. Depois de receber a notícia da morte do Imperador, Santo Santo Isaac foi libertado e honrado como um profeta.

Então, o Imperador Teodósio, o Grande Santo (379-395) subiu ao trono. Seguindo o conselho de Saturnino e Victor, Teodósio convocou o Santo Ancião, tratando-o com grande respeito. Obedecendo suas instruções, o Imperador baniu os arianos de Constantinopla e liberou as igrejas para os ortodoxos. Santo Isaac queria regressar ao seu deserto, mas Saturnino e Victor pediram-lhe para não deixar a cidade, mas que permanecesse a fim de proteger a cidade com suas orações.

Saturnino construiu um monastério para o santo, em Constantinopla, onde os monges se reuniram em torno dele. Santo Isaac tornou-se Igúmeno e o guia espiritual do mosteiro. Ele também instruía o povo, e socorria a muitos dos pobres e sofredores.

Santo Isaac, já bastante idoso, fez Santo Dalmatus (3 de agosto) Igúmeno. Mais tarde, este mosteiro passou a ser chamado de Mosteiro de Santo Dalmatus.

Santo Isaac morreu no ano 383, e sua memória também é comemorada em 22 de março.


Tropário - Modo 8

A imagem de Deus foi realmente preservada em ti, ó Pai, pois tomaste a cruz e seguiste a Cristo. Com teus atos nos ensinaste a desprezar a carne e a cuidar da alma, posto que é imortal. Portanto, teu espírito, ó Venerável isaac, alegra-se com os anjos.

Kondakion - Modo 8

Como favorito fiel de Deus que se tornou inflamado de zelo pela Igreja de Cristo e atraiu as cadeias do Imperador Valente, ó venerável, tu profeticamente lhe anunciaste sua própria morte miserável por causa do cativeiro da Igreja. Por isso, ó venerável Isaac, rogai por nós sem cessar, pois que te honramos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário