domingo, 10 de junho de 2012

1º Domingo de São Mateus


1º Domingo Depois de Pentecostes
DOMINGO DE TODOS OS SANTOS
10 de Junho de 2012 (CC) / 28 de Maio (CE)






MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

     16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galileia, para o monte onde Jesus lhes designara.    17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.    18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;    20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.   


LITURGIA

Hebreus 11:33-12:2

     33 os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,    34 apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.    35 As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;    36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões.    37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados    38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.    39 E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa;    40 visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.    1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,    2 fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.   

Mateus 10:32-33, 37-38; 19:27-30

     32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.    33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.    37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.    38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.    27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós?    28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.    29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.    30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário