quinta-feira, 7 de junho de 2012

1ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


SEMANA DA SANTÍSSIMA TRINDADE
07 de Junho de 2012 (CC) / 25 de Maio (CE)

3º Achado da cabeça de S. João Precursor (823).


Romanos 1:28-2:9

     28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;    29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;    30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;    31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;    32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.    1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.    2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam.    3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?    4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?    5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,    6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras;    7 a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e incorrupção;    8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade;    9 tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego;   

Mateus 5:27-32

     27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.    28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.    29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.    30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.    31 Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.    32 Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.   



O Santo Apóstolo Carpo

Carpo era um dos Setenta Apóstolos e fiel companheiro de missão do Apóstolo Paulo, por quem foi nomeado bispo de Varna, na Trácia. Carpo também pregou o Evangelho na ilha de Creta, onde recebeu São Dionísio, o Areopagita em sua casa. São Dionísio testemunha que Carpo era um homem excepcionalmente puro e manso, de sorte que o Senhor Jesus, com os seus anjos, apareceu-lhe numa visão. Tornou-se rotina na vida de Carpo ter visões celestiais sempre que ia celebrar a Divina Liturgia. Este santo Apóstolo sofreu muitas agressões por causa do Nome de Cristo, vindo, finalmente, a morrer por mãos de judeus perversos; porém sua alma, tomou habitação no reino de Deus, onde se delicia eternamente contemplando o Senhor na glória.




Lições do Santo Bispo Nikolai Velimirovich, Tiradas da Vida do Apóstolo Carpo


“Não devemos desejar a morte de um pecador, mas o seu arrependimento. Nada entristece mais o Senhor, que sofreu na cruz pelos pecadores, se a Ele orarmos pedindo a morte de um pecador ou para removê-lo do nosso caminho.

Aconteceu, certa vez, que o Apóstolo Carpo perdeu a paciência e começou a orar para que Deus fizesse morrer a dois homens pecadores: um pagão e outro um apóstata da fé. Então o próprio Senhor Cristo apareceu a Carpo e disse:

‘Bate-me, eu estou preparado para ser crucificado de novo para a salvação da humanidade.’

São Carpo relatou este evento para São Dionísio, o Areopagita, o qual, por sua vez, escreveu tal relato e o deu à Igreja como uma lição para todos, a fim de que todos soubessem que as orações são necessárias para que os pecadores sejam salvos e não para serem destruídos, pois, o Senhor não quer que ninguém pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento". (2 Pedro 3:9).


Reflexão Sobre a Graça de Deus

"A minha graça te basta" (2 Coríntios 12:9).

Irmãos, o que devemos pedir em oração ao Senhor é que nos dê a Sua Onipotente Graça. Graça é Deus em nós. Graça é o reino de Deus dentro de nós. Quando a Graça de Deus está em nós, então se faz dia dentro de nossas almas. E dia significa conhecimento, luz e destemor.

Irmãos, não podemos aqui na terra implorar um bem maior de Deus do que a Graça de Deus. Se recebêssemos todo o universo como um presente, este ainda seria menor do que a Graça de Deus.

Que o Senhor superabundante em misericórdia, Fonte inesgotável da Graça Onipotente, regue nossos corações endurecidos com a Sua graça para que possamos chorar nossa ingratidão terrível e nos alegrar com sua abundante Graça.

Prólogo de Ohrid,
pelo Bispo Nikolai Velimirovic



   


Nenhum comentário:

Postar um comentário