terça-feira, 6 de novembro de 2012

23ª Terça-feira Depois de Pentecostes





06 de Novembro de 2012 (CC) 24 de Outubro (CE)
Ss. Aretas e cc., mártires († 523).



1 Tessalonicenses 1:6-10

     6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.    7 De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.    8 Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma;    9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,    10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.   

Lucas 11:1-10

     1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.    2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;    3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;    4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]    5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,    6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;    7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;    8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.    9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;    10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.


Comemoração do Grande Mártir Arethas e seus 4299companheiros


O Mártir Arethas e seus 4299 companheiros Mártires, padeceram por amor a Cristo no século VI. Arethas foi prefeito da cidade cristã de Negran na Arábia. O rei árabe (ou Omirite), Dunaan, que era judeu, decidiu eliminar o cristianismo em sua terra. Assim, emitiu um édito para que todos os seguidores de Cristo fossem condenados à morte. Como os habitantes de Negran permaneceram fiéis ao Senhor, Dunaan veio com um grande exército para destruir a cidade. Ante as muralhas da cidade de Negran, os arautos do rei anunciaram que Dunaan só pouparia aqueles que renunciassem a Cristo e Sua Cruz, à qual se referia como sendo um "sinal de maldição”.



Não ousando tomar a cidade cristã pela força, Dunaan recorreu a um ardil. Dunaan fez um juramento de que não forçaria os cristãos ao judaísmo, mas que simplesmente iria recolher um tributo de Negran.

Os habitantes da cidade não acataram os conselhos de Arethas, e preferiram confiar na palavra de Dunaan, abriram os portões da cidade. Logo no dia seguinte Dunaan deu ordens para se fazer um grande fogaréu e nele queimou todo o clero da cidade, como medida de intimidação ao resto dos cristãos. 427 homens foram queimados. Ele também prendeu o prefeito Arethas e os demais líderes.

Seu segundo passo foi o de enviar mensageiros por toda a cidade para converter os cristãos ao judaísmo. O próprio Dunaan conversou com os moradores trazidos das prisões, dizendo:

"Eu não exijo que vocês renunciem ao Deus dos céus e da terra, nem eu quero que vocês adorem ídolos, quero apenas que vocês deixem de crer em Jesus Cristo, uma vez que o Crucificado era um homem, e não Deus".
Os santos mártires responderam que Jesus é Deus, o Verbo, que para a salvação da humanidade se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria. E acrescentaram:

"Nós não devemos renunciar a Cristo, pois Ele é a Vida para nós. Morrer por Ele é encontrar a Vida".
Mais de quatro mil cristãos, homens e mulheres, tanto os idosos e crianças, da cidade de Negran e aldeias vizinhas sofreram o martírio por Cristo.

Tropário - Modo 1
Através dos sofrimentos que o Teus santos, Arethas e seus companheiros, sofreram por amor de Ti, ó Senhor, nós Te pedimos, ó Amante da humanidade que cure todas as nossas enfermidades.

Kondakion - Modo 4
Hoje é a radiante festa da paixão de Arethas e seus companheiros os quais para nós são como arautos da alegria; por isto celebramos e glorificamos a Deus nas alturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário