terça-feira, 20 de novembro de 2012

25ª Terça-feira Depois de Pentecostes



20 de Novembro de 2012 (CC) 07 de Novembro (CE)
Ss. 33 Mártires de Melitina (início do séc. IV) S. Lázaro, mon. e taumaturgo († 1054).





2 Tessalonicenses 1:10-2:2

     10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).    11 Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé.    12 para que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.    1 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos,    2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.  

Lucas 12:42-48

     42 Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?    43 Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.    44 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.    45 Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se,    46 virá o senhor desse servo num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os infiéis.    47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;    48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá. 



COMENTÁRIO

Em todos os seus discursos proféticos, nosso Senhor Jesus Cristo faz alusões à existência e ação nefasta de maus servos, ou seja, de pastores corrompidos que dilaceram o rebanho e se entregam às paixões da carne. Sobre estes e sobre todos os maus, os Juízo virá repentinamente. Receberão suas recompensas com a dos ímpios.  
Existem também muitos que imitam suas vidas derregadas e arrogantes, porém, sem o entendimento com o qual aqueles blasfemos foram agraciados, assim, receberão um castigo inferior. 
Qual a causa da corrupção destes servidores perversos? Se deixaram corroer pelo tempo da espera. Foram seduzidos por um pensamento satânico que nasce em seus corações: “Meu Senhor não voltará tão cedo”. 
Aqui temos uma sutileza: O pensamento não é racional, ou seja, não se origina na sua mente. Cristo diz que o insano diálogo interno se dá no coração. Cristo nos ensina que tudo que contamina o homem tem origem no coração, em regiões profundas do nosso ser. As racionalizações discursivas nada mais são que o velho arbusto de Adão, usado na tentativa estúpida de querer esconder sua nudez.
Por isto os Pais do deserto deram muito importância ao mandamento de Cristo em praticar a vigilância do coração, pois é lá onde nascem as nossas ilusões e mentiras, semeadas pela Serpente enganadora, em sua habilidosa arte de seduzir e enganar. Uma boa maneira de vigiar os pensamentos é sendo honesto consigo mesmo, perguntando se àquilo que estamos aderindo não é uma articulação racional para justificar os apetites da carne (gula, vaidade, orgulho, preguiça, ira, avareza, tristeza e luxúria). 
Paulo diz aos tessalonicenses que na esplendorosa volta do Senhor Jesus Cristo, Ele será glorificado nos Seus santos, as Virgens Prudentes, que preservaram o azeite em suas lamparinas, o que lhes permitias estar constantemente acessa. Por isto o Apóstolo fazia orações incessantes em favor dos tessalonicenses, para que Deus os tornassem dignos da vocação com a qual foram agraciados.

Pe. Mateus (Antonio Eça)





O Santo Mártir Hieron e Seus 32 Companheiros De Martírio

Hieron nasceu em Tyana, na Capadócia cuja mãe, Stratonika, era uma mulher muito boa e uma cristã devota, e padecia de cegueira.

Hieron era um cristão muito zeloso que servia sua mãe cega com grande amor filial. Por duas razões, não queria se juntar ao exército: não queria deixar sua mãe desamparada, e porque, como um soldado, seria obrigado a oferecer sacrifícios aos ídolos.

Hieron foi preso junto com outros cristãos, e todos foram levados à presença do Eparca da cidade de Melitene. Enquanto ainda estavam a caminho, um homem vestido com uma roupa branca brilhante apareceu a Hieron numa noite e disse:

`` Hieron, eis que te anuncio a salvação: tu não deves pelejar por um rei terreno, mas pelo Rei Celestial deves empreender tua luta, pois em breve deverás comparecer perante Ele e  receberás honra e glória.''

Então, o coração de Hieron se encheu de alegria indizível. Em Melitene todos foram lançados na prisão e Hieron, com grande zelo, encorajou a todos os presos por causa da fé, pedindo que nem mesmo um deles fraquejasse, mas que todos de bom grado oferecessem seus corpos à tortura e morte por amor a Cristo. Todos, exceto Victor, que era parente de Hieron, confessaram a fé no Senhor Jesus Cristo.

Os algozes cortaram uma das mãos de Hieron e depois, o açoitaram e o torturaram de diversas maneiras, até que o decapitaram juntamente com seus outros companheiros. Enquanto se dirigiam para o local da execução, estes 33 mártires entoavam o Salmo:

“Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor (Salmos 118:1)”.

Eis a lista dos honrados mártires, cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro, imolado desde a fundação do mundo:

Hesychius, Nicandro, Atanásio, Mamas, Barachius, Callinicus, Theogenes, Nikon, Longinus, Theodore, Valerius, Xanthius, Theodulus, Calímaco, Eugenius, Theodochus , Ostrichius, Epifânio, Maximiano, Ducitius, Claudiano, Theophilus, Gigantius, Doroteu, Theodotus, Castrichius, Anicletus, Themilius, Eutychius, Hilarion, Diodoto e Amonitus.

Um homem chamado chrysanthus comprou a cabeça decepada de Hieron e honradamente a enterrou; mais tarde uma igreja, com o nome do santo, fora construída no local. A mão decepada do mártir foi levada para sua mãe cega.

São Hieron e seus companheiros, padeceram no ano 298 dC, entrando, portanto, na glória de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário