terça-feira, 13 de novembro de 2012

24ª Terça-feira Depois de Pentecostes






13 de Novembro de 2012 (CC) 31 de Outubro (CE)
Ss. Estáquio, Apeles, Ampliato, Urbano, Aristóbulo e Narciso, apóstolos [dos 70]; 
S. Estêvão Sabaíta, mon. e poeta (séc. IX).




1 Tessalonicenses 1:6-10

     6 E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.    7 De sorte que vos tornastes modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.    8 Porque, partindo de vós fez-se ouvir a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou, de tal maneira que não temos necessidade de falar coisa alguma;    9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,    10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura.   

Lucas 11:1-10

     1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.    2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;    3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;    4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]    5 Disse-lhes também: Se um de vós tiver um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,    6 pois que um amigo meu, estando em viagem, chegou a minha casa, e não tenho o que lhe oferecer;    7 e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para te atender;    8 digo-vos que, ainda que se levante para lhos dar por ser seu amigo, todavia, por causa da sua importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar.    9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;    10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.   



Os Santos Apóstolos entre os Setenta, Estáquio, Amplias, Urbano, Narciso, Apeles e Aristóbulo. Santo Epimakhos. 

 O Santo Apóstolo André, o Primeiro-Chamado, ordenou Estáquio à dignidade de bispo de Bizâncio, e seu episcopado durou 16 anos. Estáquio pregou o Evangelho de Cristo com grande e converteu os pagãos à fé verdadeira. Santo Apeles fora bispo na cidade de Dióspolis e Santo Urbano na Macedônia. Eles também receberam a ordenação pelas mãos do Santo Apóstolo André. Por pregarem o Evangelho foram condenados à morte pelos judeus e pelos gregos pagãos. Narciso fora bispo na cidade de Atenas. Apeles em Heraclium. Aristóbulo nasceu em Chipre e foi Bispo Inglaterra. Juntamente com seu irmão Barnabé, era um dos 70. Aristóbulo acompanhou o santo Apóstolo Paulo em suas viagens e Paulo o menciona na Epístola aos Romanos (Rm 16, 10). Foi o próprio apóstolo Paulo que o ordenara bispo e o enviara para pregar o Evangelho em Britanium (Inglaterra*, onde converteu muitos a Cristo, e por isto, sofreu grande perseguição por parte dos pagãos. Santo Aristóbulo morreu na Grã-Bretanha. Sua memória é comemorada em 31 de Outubro e 04 de janeiro, assim como também na Synaxis dos 70 discípulos. O Santo Mártir Epimakhos era natural do Egito. Durante muito tempo viveu em isolamento no Monte Peleusis. Foi durante uma perseguição contra os cristãos em Alexandria (por volta do ano 250), que Santo Epimakhos - tomado por fervoroso zelo - entrou na cidade, destruiu os ídolos pagãos e sem medo confessou o ensinamento de Cristo. Por isso, o santo foi condenado à tortura. Entre as pessoas que estavam assistindo a tortura havia uma mulher com uma doença nos olhos; uma gota de sangue do mártir respigou e curou sua enfermidade. Depois de ferozes torturas, o santo foi decapitado pela espada. 

Troparion dos Apóstolos – Modo 5

Aclamemos Estáquio, Apeles, Amplias, Urbano, Narciso e Aristóbolo, tal como a harpa do espírito, de seis cordas que canta as maravilhosas dádivas de Deus para a humanidade, pois eles, como Apóstolos de Deus, intercedem por nós. 

Kondákion dos Apóstolos Modo 8 

Louvemos os sábios e bem aventurados Apóstolos, Estáquio, Apeles, Amplias, Urbano, Narciso e Aristóbolo, tesouros do Santo Espírito e raios de glória, reunidos pela graça do nosso Deus.


Comemoração de Santo Epimakhos 

O Santo Mártir Epimakhos de Alexandria foi um nativo do Egito. Durante muito tempo ele viveu em isolamento no Monte Peleusium. Durante uma perseguição contra os cristãos em Alexandria (por volta do ano 250), Santo Epimakhos no seu zelo fervoroso entrou na cidade, destruiu os ídolos pagãos, e sem medo confessou Cristo. Para isso, o santo foi condenado à tortura. Entre as pessoas assistindo a tortura era uma mulher que era cego de um olho. Uma gota de sangue do mártir curou sua enfermidade. Depois de torturas ferozes, o santo foi decapitado pela espada. Santo Epimakhos também é comemorado em 11 de março. 

Troparion de Santo Epimakhos – Modo 1

Tu, ó Epimakhos, combateste como um guerreiro de Cristo, puseste o inimigo em fuga, mas padeceste muitos tormentos; por isto nós te honramos, ó Amigo da Palavra de Deus, e a ti clamamos: Glória Àquele que te tem fortalecido, glória Àquele que te coroou, glória Àquele que por ti cura as enfermidades. 

Kondákion de Santo Epimakhos Modo 3 

Voluntariamente te dispuseste a travar a batalha dos mártires, ó Epimakhos, dizendo aos transgressores: Eis-me aqui para lutar pela verdade e afrontar os ídolos. Tu recebeste a coroa da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário