segunda-feira, 5 de novembro de 2012

23ª Segunda-feira Depois de Pentecostes



05 de Novembro de 2012 (CC) 23 de Outubro (CE)
S. Tiago, “irmão” do Senhor, bispo de Jerusalém, apóstolo [dos 70], mártir († 62).




1 Tessalonicenses 1:1-5

     1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam dadas.    2 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,    3 lembrando-nos sem cessar da vossa obra de fé, do vosso trabalho de amor e da vossa firmeza de esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,    4 conhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição;    5 porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós.   

Lucas 10:22-24

     22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.    23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.    24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram. 


Comemoração do Santo Hieromártir Tiago, irmão do Senhor, primeiro Bispo de Jerusalém 

O Santo Apóstolo Tiago, o irmão de Deus (Adelphotheos) era filho de José, o Justo, esposo da Santíssima Theotokos (26 de dezembro). Tiago, já na infância se tornou um Nazireu, um homem especialmente dedicado a Deus. Os nazarenos faziam votos de virgindade, praticavam a abstinência de vinho e de carne e não cortavam o cabelo. Os votos dos Nazireus apontavam para uma vida de santidade e pureza, ordenada anteriormente pelo Senhor para todo o Israel.
Tiago tornou-se o primeiro bispo de Jerusalém, o qual também presidiu e influenciou o primeiro concílio da Igreja, realizado na cidade de Jerusalém, conforme Atos 15. Em seus trinta anos como bispo, São Tiago converteu muitos dos judeus ao cristianismo. Irritado com isso, os fariseus e os escribas se juntaram para matar São Tiago. Eles o levaram para o pináculo do Templo de Jerusalém e o arremessaram para baixo. O santo não morrera imediatamente, e reunindo suas últimas forças orou ao Senhor por seus inimigos, enquanto estes o apedrejavam. O martírio de São Tiago ocorreu cerca de 63 dC.
O santo Apóstolo Tiago também compôs uma Divina Liturgia, cujo texto e ordem serviram de bases para as liturgias dos Santos Basílio Magno e João Crisóstomo. A Igreja incluiu em seu Cânon uma epístola de São Tiago.
Em 1853, o Patriarca de Alexandria Hierotheus enviou a Moscou uma parte das relíquias de São Tiago. A Igreja faz distinção entre o Santo Apóstolo Tiago, o irmão do Senhor e os Santos Tiago, filho de filho de Zebedeu (30 de abril) e Tiago, filho de Alfeu (09 de outubro). 
Tropário - Modo 4 
Como discípulo do Senhor, tu recebeste o Evangelho, ó Justo Tiago,Como um mártir tiveste coragem inabalável,Como irmão de Cristo, tens ousadia Divina,Como um hierarca, tens o poder da intercessão.Portanto, ora a Cristo Deus que salve as nossas almas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário