37º Domingo
Depois de Pentecostes
17 de Fevereiro
de 2013 (CC) 04 de Fevereiro (CE)
S. Isidoro de
PeIúsio, mon. († c. 449).
MATINAS (IV)
Lucas 24:1-12
1 Mas já no primeiro dia da semana, bem de
madrugada, foram elas e algumas outras ao sepulcro, levando as especiarias que tinham
preparado. 2 E acharam a pedra revolvida do sepulcro.
3 Entrando, porém, não acharam o corpo do Senhor Jesus. 4 E,
estando elas perplexas a esse respeito, eis que lhes apareceram dois varões em
vestes resplandecentes; 5 e ficando elas atemorizadas e abaixando
o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais entre os mortos aquele
que vive? 6 Ele não está aqui, mas ressurgiu. Lembrai-vos de como
vos falou, estando ainda na Galiléia. 7 dizendo: Importa que o
Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado,
e ao terceiro dia ressurja. 8 Lembraram-se, então, das suas
palavras; 9 e, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas
aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e
Maria, mãe de Tiago; também as outras que estavam com elas relataram estas
coisas aos apóstolos. 11 E pareceram-lhes como um delírio as
palavras das mulheres e não lhes deram crédito. 12 Mas Pedro,
levantando-se, correu ao sepulcro; e, abaixando-se, viu somente os panos de
linho; e retirou-se, admirando consigo o que havia acontecido.
LITURGIA
1 Timóteo
4:9-15
9 Fiel é esta palavra e digna de toda
aceitação. 10 Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque
temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os
homens, especialmente dos que crêem. 11 Manda estas coisas e
ensina-as. 12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo
para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
13 até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.
14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia,
com a imposição das mãos do presbítero. 15 Ocupa-te destas coisas,
dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a
todos.
Lucas 19:1-10
1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia
atravessando a cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual
era chefe de publicanos e era rico. 3 Este procurava ver quem era
Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena
estatura. 4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de
vê-lo, porque havia de passar por ali. 5 Quando Jesus chegou
àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque
importa que eu fique hoje em tua casa. 6 Desceu, pois, a toda a
pressa, e o recebeu com alegria. 7 Ao verem isso, todos
murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos
pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu
lho restituo quadruplicado. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a
salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
MEDITAÇÃO
Os cinco domingos que precedem a Quaresma ensinam através de cinco relatos dos Evangelhos, as virtudes que se há de adquirir antes de lançar-se ao grande combate interior, cada qual encontra esta luta universal e eterna da alma humana. O primeiro domingo, o de Zaqueu (Lc XIX 1-10), descreve a história de um publicano que, sendo de baixa estatura, sobe a um sicômoro para ver passar Jesus por Jericó. O primeiro movimento para Deus é o desejo. Desejo de superar-se, de elevar-se por sobre a própria natureza, pois a Meta do Homem não é o humano, como já disse, senão que a Meta última do Homem é o supra-humano. Não é um desejo que sai de nós mesmos, horizontal, senão um desejo que nos faz descobrir a Presença do Ser Amado em um mais além, no mais profundo de nós mesmos. Zaqueu logo convida Cristo a compartilhar sua comida. O alimento é aqui espiritual: mediante um ato ritual, oferecemos a Deus nossa carne e nosso sangue em oferenda cruenta. A obra se baseia em sua própria substância; como um artista "se dá" inteiro em sua arte sem por isso esgotar-se. Multiplica-se por este dom sutil de si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário