terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

37ª Terça-feira Depois de Pentecostes



12 de Fevereiro de 2013 (CC) 30 de Janeiro (CE)
Ss. Três Hierarcas: Basílio, o Grande, Gregório, o Teólogo e João Crisóstomo; S. Hipólito, mártir († séc. III).


Synaxis dos Três Grandes Hierarcas: 
São Basílio, o Grande; São Gregório, o Teólogo e São João Crisóstomo



MATINAS

João 10:9-16

     9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens.    10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.    11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.    12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.    13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.    14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,    15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.    16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.   


LITURGIA

Hebreus 13:7-16

     7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.    8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.    9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam.    10 Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.    11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do arraial.    12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.    13 Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio.    14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a vindoura.    15 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.    16 Mas não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.   

Mateus 5:14-19

     14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;    15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.    16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.    17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.    18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.    19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário