sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

APRESENTAÇÃO NO TEMPLO DE NOSSO SENHOR, DEUS E SALVADOR JESUS CRISTO


37ª Sexta-feira Depois de Pentecostes
15 de Fevereiro de 2013 (CC) 02 de Fevereiro (CE)
Hypapantê = Encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo (Apresentação ao Templo).


MATINAS

Lucas 2:25-32

     25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.    26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.    27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei,    28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:    29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;    30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,    31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos;    32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.   


LITURGIA

Hebreus 7:7-17

     7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.    8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.    9 E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos,    10 porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedeque saiu ao encontro deste.    11 De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?    12 Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.    13 Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar,    14 visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.    15 E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedeque se levanta outro sacerdote,    16 que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel.    17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.   

Lucas 2:22-40

     22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor    23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),    24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos.    25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.    26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.    27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais 

trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei,    28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:    29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;    30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,    31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos;    32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel.    33 Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam.    34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição,    35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.    36 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade;    37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.    38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.    39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galileia, para sua cidade de Nazaré.    40 E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.   


COMENTÁRIO DE SÃO SOFRÔNIO (SÉC.VII)


Todos nós que celebramos e veneramos com tanta piedade o mistério do encontro do Senhor, corramos para ele cheios de entusiasmo. Ninguém deixe de participar deste encontro, ninguém recuse levar sua luz.

Acrescentamos também algo ao brilho das velas, para significar o esplendor divino daquele que se aproxima e ilumina todas as coisas; ele dissipa as trevas do mal com a sua luz eterna, e também manifesta o esplendor da alma, com o qual devemos correr ao encontro com Cristo.

Do mesmo modo que a Mãe de Deus e Virgem imaculada trouxe nos braços a verdadeira luz e a comunicou aos que jaziam nas trevas, assim também nós: iluminados pelo seu fulgor e trazendo na mão uma luz que brilha diante de todos, corramos pressurosos ao encontro daquele que é a verdadeira luz.

Realmente, a luz veio ao mundo (cf. Jo 1,9) e dispersou as sombras que o cobriam; o sol que nasce do alto nos visitou (cf. Lc 1,78) e iluminou os que jaziam nas trevas. É este o significado do mistério que hoje celebramos. Por isso caminhamos com lâmpadas nas mãos, por isso acorremos trazendo as luzes, não apenas simbolizando que a luz já brilhou para nós, mas também para anunciar o esplendor maior que dela nos virá no futuro. Por este motivo, vamos todos juntos, corramos ao encontro de Deus. Chegou a verdadeira luz, que vindo ao mundo ilumina todo ser humano (Jo 1,9). Portanto, irmãos, deixemos que ela nos ilumine, que ela brilhe sobre todos nós.

Que ninguém fique excluído deste esplendor, ninguém insista em continuar mergulhado na noite. Mas avancemos todos resplandecentes; iluminados por este fulgor, vamos todos ao seu encontro e com o velho Simeão recebamos a luz clara e eterna. Associemo-nos à sua alegria e cantemos com ele um hino de ação de graças ao Criador e Pai da luz, que enviou a luz verdadeira e, afastando todas as trevas, nos fez participantes do seu esplendor.

A salvação de Deus, preparada diante de todos os povos, manifestou a glória que nos pertence, a nós que somos o novo Israel. Também fez com que víssemos, graças a ele, essa salvação e fôssemos absolvidos da antiga e tenebrosa culpa. Assim aconteceu com Simeão que, depois de ver a Cristo, foi libertado dos laços da vida presente.

Também nós, abraçando pela fé a Cristo Jesus que nasceu em Belém, de pagãos que éramos, nos tornamos povo de Deus – Jesus é, com efeito, a salvação de Deus Pai – e vemos com nossos próprios olhos o Deus feito homem. E porque vimos a presença de Deus e a recebemos, por assim dizer, nos braços do nosso espírito, somos chamados de novo Israel. Todos os anos celebramos novamente esta festa, para nunca nos esquecermos daquele que um dia há de voltar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário