quarta-feira, 22 de maio de 2013

3ª Quarta-feira Após a Páscoa


22 de Maio de 2013(CC) / 09 de Maio (CE)
S. Isaías, profeta (séc. VIII a.C). S. Cristóforo, mártir († c. 250);
Trasladação das relíquias de S. Nicolau, de Mira para Bari


Atos 8:18-25

     18 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,    19 dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos, receba o Espírito Santo.    20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus.    21 Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.    22 Arrepende-te, pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;    23 pois vejo que estás em fel de amargura, e em laços de iniquidade.    24 Respondendo, porém, Simão, disse: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que haveis dito venha sobre mim.    25 Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.  

João 6:35-39

     35 Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede.    36 Mas como já vos disse, vós me tendes visto, e contudo não credes.    37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.    38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.    39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.


MEDITAÇÃO

Um Ancião e Pai espiritual ensinava: "Levanta-te pela manhã e diz para ti mesmo: corpo, trabalha, a fim de te alimentar; alma, sê vigilante, a fim de salvar a ti mesmo e herdar o Reino!"

Estas não são palavras vazias, mas tem sido a regra de muitos milhares de monges ao longo dos séculos: a regra da vida diária. Pelo trabalho físico, angariam o alimento para o corpo; por meio da oração é que permanecem vigilantes. Esta é uma regra só para os monges?  Não pode ser a regra de todo seguidor de Cristo? Não É o Próprio Cristo que nos dar um exemplo  de esforço físico e vigilância constante na oração?





O SANTO PROFETA ISAÍAS

O Santo Profeta Isaías viveu 700 anos antes do nascimento de Cristo, e era da linhagem real. Pai de Isaías Amos levantou seu filho no temor de Deus e na lei do Senhor. Tendo atingido a idade da maturidade, o profeta Isaías entrou em casamento com uma profetisa piedoso (Is 8:3) e teve um filho Jasube (Is 8:18).

St Isaías foi chamado para o serviço profético durante o reinado de Oziah [Uzias], rei da Judéia, e ele profetizou por 60 anos durante o reinado dos reis Jotão, Acaz [Acaz], Ezequias e Manassés. O início de seu serviço foi marcado pela seguinte visão: ele viu o Senhor Deus, sentado em um majestoso templo celestial em um trono alto. Serafins de seis asas rodeá-lo. Com duas asas cobriam seus rostos, e com duas asas eles cobriam os pés e com duas asas que voaram sobre gritando uns aos outros: "Santo, Santo, Santo Senhor dos exércitos, o céu ea terra estão cheios de Sua glória!" Os pilares do templo celeste balançou de seus gritos, e no templo surgiu a fumaça do incenso.

O profeta gritou de terror, "Oh, um homem amaldiçoado sou eu, concedida para contemplar o Senhor dos exércitos, e ter lábios impuros e vivo no meio de um povo impuro!" Em seguida, foi enviado a ele um dos serafins, tendo na mão um carvão em brasa, que ele tomou com pinças do altar do Senhor. Ele encostou-a na boca do profeta Isaías e disse: "Eis que isto tocou os teus lábios, e vai tirar com as tuas iniquidades, e os purificarei teus pecados." Após esta Isaías ouviu a voz do Senhor, dirigido a ele, "A quem enviarei, e quem há de ir a este povo?" Isaías respondeu: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6:1 e segs). E o Senhor mandou-o para os judeus para exortá-los a transformar-se dos caminhos de impiedade e idolatria, e para oferecer arrependimento.

Para aqueles que se arrependem e se voltam para o verdadeiro Deus, o Senhor prometeu misericórdia e perdão, mas o castigo e o juízo de Deus são nomeados para o impenitente. Então Isaías pediu ao Senhor, quanto tempo seria a apostasia da nação judaica de Deus continuar. O Senhor respondeu: "Até que as cidades ser abandonada, em razão de não haver pessoas, ea terra será assolada. Assim como quando uma árvore ser derrubada e do tronco surgir novos brotos, assim também a partir da destruição do nação um santo remanescente continuará a ser, a partir do qual vai emergir uma nova tribo. "

Isaías deixou atrás de si um livro de profecias na qual ele denuncia os judeus por sua infidelidade ao Deus de seus pais. Ele previu o cativeiro dos judeus e seu retorno do cativeiro durante o tempo do imperador Ciro, a destruição e renovação de Jerusalém e do Templo. Junto com isso, ele prevê que o destino histórico também das outras nações que fazem fronteira com os judeus. Mas o que é mais importante de todas para nós, o Profeta Isaías, com particular clareza e detalhe profetiza sobre a vinda do Messias, Cristo, o Salvador. O profeta nomeia o Messias como Deus e Homem, professor de todas as nações, fundador do Reino de paz e amor.

O profeta anuncia o nascimento do Messias, de uma Virgem, e com particular clareza, ele descreve o sofrimento do Messias para os pecados do mundo. Ele prevê Sua Ressurreição e do universal propagação de Sua Igreja. Por sua prenúncio claro de Cristo o Salvador, o profeta Isaías merece ser chamado de um evangelista do Antigo Testamento. Para ele pertencem as palavras: "Ele testifica nossos pecados e foi ferido por nós .... Ele foi ferido por nossos pecados e torturado por causa das nossas transgressões. O castigo do nosso mundo estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados .. .. " (Is 53:4-5 Vide Isaías:. 7:14, 11:1, 9:6, 53:4, 60:13, etc.)

O santo profeta Isaías tinha também um dom de milagrosos. E assim, quando durante o tempo de um cerco de Jerusalém pelos inimigos os sitiados haviam se esgotado com sede, ele por sua oração tirou de sob o Monte Sion uma nascente de água, que foi chamado Siloé, ou seja "enviado de Deus." Foi para esta primavera depois que o Salvador enviou o cego de nascença para lavar, e Ele restaurou a sua visão. Pela oração do profeta Isaías, o Senhor prolongou a vida de Ezequias por 15 anos.

O profeta Isaías morreu como um mártir. Por ordem do rei judeu Manassés foi serrada por meio de uma serra de madeira. O profeta foi enterrado não muito longe da piscina de Siloé. As relíquias do Profeta Isaías foram posteriormente transferidos pelo imperador Teodósio, o Jovem para Constantinopla e instalado na igreja de São Lourenço em Blachernae. No presente momento parte da cabeça do profeta Isaías é preservado em Athos no mosteiro Hilandar.

Para os tempos e os acontecimentos que ocorreram durante a vida do profeta Isaías, ver o Livro quarto dos Reis [alt. 2 Reis] (Ch 16, 17, 19, 20, 23, etc), e do mesmo modo 2 Chr :26-32).



TROPÁRIO - TOM 4

Com uma grande voz como a de uma trombeta, que proclamou a vinda de Cristo ao mundo. Você foi revelado como um escriba rapidamente-escrita das coisas por vir, portanto, que aclamam-lo com hinos, mais ilustre profeta Isaías.

KONDAKION - TOM 2

Dotado com o dom da profecia, profeta e mártir Isaías, arauto de Deus, você deixou claro para todas as encarnações de Cristo, proclamando com grande voz: "Eis que a Virgem conceberá em seu ventre."



SANTO MÁRTIR CRISTÓFORO

Santo Cristóforo viveu no século III, durante as perseguições dos cristãos, no reinado do imperador Décio (249-251). Ele era alto, muito bonito e muito forte. Mesmo quando ainda era pagão ele acusava os perseguidores dos cristãos. O imperador Décio ficou sabendo da grande força do Cristóforo e mandou os seus soldados buscá-lo. Naquela época o santo Cristóforo já confessava a fé cristã, mas ainda não era batizado. No caminho ele se apoiava num pedaço de pau seco, e de repente este pau floresceu. Mais tarde, após uma oração dele, multiplicaram-se os pães que começaram a escassear durante a viagem deles. Os soldados ficaram perplexos com os milagres feitos pelo Cristóforo, acreditaram em Cristo e todos junto com o Cristóforo foram batizados pelo bispo Vavila de Antioquia. Quando o imperador ficou sabendo do batismo do Cristóforo, ele resolveu usar astúcia para que ele renegasse o Cristo e incumbiu duas prostitutas, Kallinika e Aquilina, desta missão. Mas, ao contrário, Cristóforo converteu as duas mulheres ao cristianismo, pelo que elas foram torturadas. Ambas morreram como mártires. Os soldados que se converteram e trouxeram Cristóforo até o imperador foram decapitados. Cristóforo foi jogado num incandescente caldeirão de cobre, mas ficou ileso. Depois disso, são Cristóforo foi submetido a novas torturas, e por fim, decapitado, na Lícia, (Ásia Menor), por volta do ano de 250.

O santo mártir Cristóforo é igualmente venerado tanto no Oriente, como no Ocidente, principalmente, na Espanha. No Ocidente ele é invocado durante as epidemias e durante as viagens. As relíquias do santo mártir estavam guardadas no mosteiro do são Dionísio em Paris, onde são enterrados os reis franceses.



TROPÁRIO

Com suas vestes ornadas por teu sangue estás diante do Senhor Deus, Cristóforo sempre lembrado: e de lá, junto com os anjos e outros mártires cantas maravilhosamente hinos da Trindade: assim, com tuas orações, salva o teu rebanho. 




Trasladação das relíquias de São Nicolau de Mira para Bari

São Nicolau taumaturgo, arcebispo de Mira, é conhecido no Ocidente como São Nicolau “de Bari.” A festa principal é celebrada tanto no Oriente como no Ocidente no dia 6 de dezembro e tal permanece. No entanto, em 9 de maio os calendários litúrgicos eslavos, como também a cidade de Bari, capital da Apúlia na Itália, celebram o aniversário da chegada dos restos mortais do santo àquela cidade, ocorrida em 1087. A tradição bizantino grega não comemora esse evento, por vezes recordado como o “roubo” dos marinheiros barenses. Já um antigo documento russo, talvez mais próximo à data da trasladação do santo, conhecido como “Lenda russa de Kiev,” interpreta esse fato como um desígnio da Providência divina, uma vez que as relíquias foram levadas para uma terra cristã; com efeito, a cidade de Mira, fazia já alguns anos, estava sob o domínio dos turcos. O mesmo papa Urbano II fez questão de consagrar a cripta da nova igreja, onde haviam sido inumados os restos mortais em 29 de setembro de 1089. É de se considerar, ainda, que agradava aos russos poder acrescentar à festa principal de 6 de dezembro, época de frio rigoroso, uma outra festa primaveril em honra do tão amado taumaturgo, arcebispo de Mira. Os inúmeros ícones do santo que se vêem nas igrejas, nos museus, nas casas atestam esse amor do povo para com o taumaturgo.

É de fato excepcional a devoção a São Nicolau em todo o Oriente bizantino. Basta lembrar que cada quinta feira do ano é dedicada, além dos Apóstolos, ao santo bispo de Mira. Em sua honra o Ofício dedica orações próprias que recorrem a cada um dos oito tons bizantinos, desde as Vésperas da quarta feira (lembrando que o dia litúrgico oriental começa na tarde anterior). O tropário principal em honra de São Nicolau, morto em torno do ano 342, é comum aos de outros bispos. O kontákion, porém, é próprio e assim resume a vida do santo:

Kontákion (3º tom).

“Ó Santo Bispo, em Mira, foste ministro do divino sacrifício;
em cumprimento do evangelho de Cristo deste a vida pelo teu povo
 e salvaste da morte os inocentes.
Por isso foste santificado como grande pontífice da graça divina.”

Nas regiões bizantinas eslavas existem Ofícios devocionais em honra de São Nicolau: Moleben ou Akáthistos, em que povo e clero, só para citar alguns atributos, o invocam como:

“Regra da Ortodoxia,”
“Coluna da Igreja,”
“Protetor das Viúvas e dos Órfãos,”
“Consolador dos Aflitos,”
“Defensor Contra as Injustiças e Sustentáculo da Piedade,”
“Lâmpada Luminosíssima,”
“Ajuda Poderosa dos Que Estão em Dificuldade na Terra e no Mar,”
“Intercessor Misericordioso e Possante.”

Voltando aos textos litúrgicos próprios do dia 9 de maio, constatamos que o nome da cidade italiana, que conserva os restos mortais do santo bispo, é várias vezes repetido. Eis o texto do tropárío principal:

Tropário (4º tom).

“Chegou o dia da festa luminosa: a cidade de Bari alegra-se
e, com ela, o universo inteiro se rejubila
com hinos e cânticos espirituais.
É a sagrada solenidade da trasladação das gloriosas relíquias, que operam curas,
do bispo e taumaturgo Nicolau.
Ele resplandeceu como sol radioso e que não tem ocaso,
dissipando as trevas das tentações e dos males dos que o invocam confiantes:
sendo nosso intercessor, salva nos, ó grande Nicolau.”

Provém do Oriente eslavo o precioso ícone, ainda hoje ali venerado, do Bispo de Mira que o rei Urósio da Sérvia quis doar à basílica barense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário