domingo, 12 de maio de 2013

Domingo de São Tomé






12 de Maio de 2013(CC) / 29 de Abril (CE)
Nove santos Mártires de Cizico († 322)


MATINAS (I)

Mateus 28:16-20

     16 Partiram, pois, os onze discípulos para a Galiléia, para o monte onde Jesus lhes designara.    17 Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.    18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.    19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;    20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.  


LITURGIA

Atos 5:12-20

     12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.    13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima;    14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres;    15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.    16 Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados.    17 Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja,    18 deitaram mão nos apóstolos, e os puseram na prisão pública.    19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, tirando-os para fora, disse:    20 Ide, apresentai-vos no templo, e falai ao povo todas as palavras desta vida.  

João 20:19-31

     19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.    20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.    21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.    22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.    23 Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.    24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.    25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.    26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.    27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.    30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;    31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.


O DOMINGO DE SÃO TOMÉ

Historicamente, o dia de hoje na Igreja primitiva era o dia em que os recém-batizados retiravam as suas vestes batismais e retornavam - já regenerados - à vida deste mundo.

A partir do Domingo de São Tomé, a Igreja dedica todos os domingos do ano para comemorar a ressurreição do Senhor.


CELEBRAÇÃO DA FESTA

Liturgicamente, a Igreja recorda neste dia o encontro entre o Apóstolo Tomé e Cristo ao oitavo dia da Sua ressurreição. Naquela ocasião, Cristo disse a Tomé: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, e estende tua mão e toca em meu lado. E não sejas incrédulo, mas crente" Tomé respondeu-lhe: "Meu Senhor e meu Deus!" Jesus disse-lhe: "Tu crês porque me viste? Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:26-29).

Tal como acontece com todos os serviços até a festa de Ascensão, o Tropário de Páscoa é cantado, e as leituras epistolares são tomadas a partir do livro de Atos , dizendo-nos dos primeiros cristãos que viviam em comunhão com o Senhor ressuscitado. Finalmente, as leituras do Evangelho são do Evangelho de João , considerado por muitos como um evangelho escrito especialmente para os recém-batizados.

Apolitikion (Modo 7)

Do sepulcro selado ressurgiste, ó Vida;
e as portas estando fechadas, entraste no meio dos discípulos,
ó Cristo Deus, ressurreição de todos,
e renovaste em nós, por seu intermédio, o espírito de retidão,
segundo tua grande misericórdia.


Kondakion (Modo 8)

Ó Cristo Deus, Tomé pôs sua mão incrédula
no teu lado que dá a vida,
pois, quando entraste, estando as portas fechadas,
ele aclamou com os outros discípulos:
És meu senhor e meu Deus!



O SANTO APÓSTOLO TOMÉ


O Santo, Glorioso e  Digno de toda honra Apóstolo Tomé, está incluído no número dos santos Doze Apóstolos do Salvador. Ele é comemorado em 06 de outubro e 30 de junho com a Synaxis dos Doze - gloriosos e dignos de louvor - Apóstolos de Cristo. Tomé nasceu na cidade galileia de Pansada e era um pescador. Ao ouvir as boas novas de Jesus Cristo , deixou tudo e O seguiu.

De acordo com a Santa Escritura , o Santo Apóstolo Tomé não creu nos relatos dos outros discípulos sobre a ressurreição de Jesus Cristo: "Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e colocar o meu dedo no sinal dos pregos, e tocar com minha mão no seu lado, não acreditarei "( João 20:25).

No oitavo dia após a Ressurreição, o Senhor apareceu para o apóstolo Tomé e mostrou-lhe as suas feridas. "Meu Senhor e meu Deus", gritou o apóstolo (João 20:28).

Alguns ícones que retratam este evento estão inscritos "O Cético Tomé". Isso é incorreto. Em grego, a inscrição diz: "O toque de Tomé." Em eslavo, se diz, "A Fé de Tomé." Quando São Tomé tocou o Vivificante lado do Senhor, ele já não tinha dúvidas.

"Tomé, embora mais fraco na fé do que os outros apóstolos," diz São João Crisóstomo , "trabalhou - pela graça de Deus - mais corajosa, zeloza e incansavelmente do que todos eles, de tal modo que fora pregar por quase toda a terra, não temendo proclamar a Palavra de Deus nem mesmo para as nações selvagens. "

De acordo com a Tradição da Igreja, o Santo Apóstolo Tomé fundou igrejas na Palestina, Mesopotâmia, Pérsia, Etiópia, Índia e China. A Tradição também indica que o Apóstolo Tomé batizou os Magos que adoraram o Menino Jesus . Por ter convertido a esposa e o filho do prefeito da cidade indiana de Meliapur (Melipur), o Santo Apóstolo foi preso, torturado e, finalmente, perfurado com cinco lanças, partiu para o Senhor. Partes das relíquias do Santo Apóstolo Tomé estão na Índia, na Hungria e no Monte Athos . O nome do apóstolo Tomé é associado com o ícone árabe (ou Arapet) da Mãe de Deus ( 06 de setembro ).

Tropário ( Modo 2)

Tu foste um discípulo de Cristo
E membro do Divino Colégio Apostólico.
Fraquejaste na fé, duvidando da ressurreição de Cristo.
Mas, ao tocares as feridas, creste em sua paixão toda pura:
Ó Tomé, digno de toda honra,
Roga a Cristo que nos conceda a paz
E a Sua grande misericórdia.

Kondakion (Modo 4)
Tomé, o fiel servo e discípulo de Cristo,
Cheio da graça Divina, clamou do fundo do seu amor:
Tu És o meu Senhor e meu Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário