quinta-feira, 23 de maio de 2013

3ª Quinta-feira Após a Páscoa



23 de Maio de 2013(CC) / 10 de Maio (CE)
S. Simão Zelota, apóstolo (séc. I).



Atos 8:26-39

26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.    27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo- mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,    28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.    29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.    30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?    31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.    32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.    33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.    34 Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?    35 Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.    36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?    37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]    38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.    39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.  

João 6:40-44

     40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.    41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu;    42 e perguntavam: Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu?    43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.    44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.  



O SANTO E GLORIOSO APÓSTOLO SIMÃO, O ZELOTE


São Simão era de Caná da Galileia, e era conhecido do Senhor e de Sua Mãe. A tradição diz que Simão era o noivo no casamento, onde o Salvador realizou seu primeiro milagre. Depois de testemunhar o milagre da água que tinha sido transformada em vinho, Simão se tornou um fervoroso seguidor de Cristo. Por esta razão, ele é conhecido como São Simão, o Zelote(kannanaio= zeloso, zelote) e não, por pertencer ao grupo de sacerdotes guerrilheiros denominados de “zelotes”, os quais também recebiam este cognome devido ao zelo com o qual lutavam pela libertação política dos judeus.


São Simão era um dos doze Apóstolos, e após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes saiu a pregar o Evangelho de Cristo em muitos lugares, na Mauritânia (África) e desde Grã-Bretanha até o Mar Negro. Depois de converter muitos pagãos ao Senhor, São Simão, sofreu o martírio na Geórgia, torturado e crucificado pelos pagãos da Abkházia.

São Simão, também é comemorado em 30 de junho com os outros Apóstolos. 


TROPÁRIO (TOM 3)
Santo apóstolo Simão,
Roga ao Deus misericordioso,
Para que Ele nos conceda o perdão das transgressões
E a salvação de nossas almas.

KONDAKION (TOM 2)
Louvemos e bendigamos o eloquente Simão,
que semeou os ensinamentos da Sabedoria nos corações dos fiéis;
agora ele está diante do trono de glória
e regozija-se com os anjos,
intercedendo por todos nós sem cessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário