13 de Maio de
2013(CC) / 30 de Abril (CE)
S. Tiago,
apóstolo, irmão de S. João Evangelista († 42).
Atos 3:19-26
19
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos
pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do
Senhor, 20 e envie ele o Cristo, que
já dantes vos foi indicado, Jesus, 21
ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as
coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o
princípio. 22 Pois Moisés disse:
Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante
a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. 23 E acontecerá que toda alma que não ouvir
a esse profeta, será exterminada dentre o povo. 24 E todos os profetas, desde Samuel e os
que sucederam, quantos falaram, também anunciaram estes dias. 25 Vós sois os filhos dos profetas e do
pacto que Deus fez com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão
abençoadas todas as famílias da terra.
26 Deus suscitou a seu Servo, e a vós primeiramente vo-lo enviou para
que vos abençoasse, desviando-vos, a cada um, das vossas maldades.
João 2:1-11
1 Três dias depois, houve um casamento em
Caná da Galileia, e estava ali a mãe de Jesus; 2 e foi também convidado Jesus com seus
discípulos para o casamento. 3 E,
tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. 4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho
eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos
disser. 6 Ora, estavam ali postas seis
talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou
três metretas. 7 Ordenou-lhe Jesus:
Enchei de água essas talhas. E encheram- nas até em cima. 8 Então lhes disse: Tirai agora, e levai ao
mestre-sala. E eles o fizeram. 9
Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se
bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao
noivo 10 e lhe disse: Todo homem põe
primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu
guardaste até agora o bom vinho. 11
Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua
glória; e os seus discípulos creram nele.
MARIA E O MILAGRE DAS BODAS DE CANÁ
Para boa
parte dos evangélicos se obstaculiza a compreensão do milagre das bodas de Caná
em virtude de uma tradução mal elaborada e infeliz do diálogo de Jesus com sua
mãe: à obscura expressão grega (ti emoi
kai soi, guinai), literalmente “que a
mim e/também a ti, mulher” várias edições protestantes apresentam a
seguinte versão: “Mulher, que tenho eu contigo?”
Contudo,
vozes lúcidas e honestas têm se levantado entre evangélicos em relação a este
texto. Exemplo disto é o Comentarista Bíblico Evangélico americano, Pr. Dave
Humpal, o qual em seu sitio de internet comenta versículos por versículo os
livros do Novo testamento, e faz a seguinte observação à usual tradução
evangélico do texto em questão:
“Os tradutores prestaram um grande desserviço ao
traduzirem tal versículo, dando a entender que Cristo reprovava sua Mãe” (http://www.elite.net/~ebedyah/PastorsSite/gospels/john2-1-11.htm).
Felizmente,
algumas edições mais recentes de Bíblias Protestantes vêm se redimindo deste
erro grotesco de tradução. Vejamos o texto de algumas versões em inglês e
espanhol:
New American Bible
“Jesus said to her, Woman, how does your concern affect me? My
hour has not yet come."
(Disse-lhe Jesus: No que
sua preocupação me diz respeito? Minha hora ainda não é chegada).
New International Version 1984 (US)
"Dear woman, why do you involve me?" Jesus replied.
"My time has not yet come."
(Querida Senhora, por que
você me envolve nisto? Replicou Jesus. Minha hora ainda não chegou).
New Revised Standard Version 1989
“And Jesus said to her, Woman, what concern is that to you and
to me? My hour has not yet come."
(E Jesus lhe disse: Mulher,
no que isto nos diz respeito?).
Reina-Valera 1995 (Espanhol)
“Jesús le dijo: -- ¿Qué tiene que ver esto con nosotros, mujer?
Aún no ha llegado mi hora.”
(Jesus lhe disse: O que
isto tem haver conosco, mulher? Minha hora ainda não chegou).
La Biblia de Las Americas 1986
“Y Jesús le dijo: Mujer, ¿qué nos va a ti y a mí en esto?
Todavía no ha llegado mi hora".
(E Jesus lhe disse: Mulher,
o que isto tem haver conosco? Minha hora ainda não chegou).
New King James Version
“Jesus said to her, Woman, what does your concern have to do
with Me? My hour has not yet come."
(Jesus lhe disse: Mulher, o
que a sua preocupação tem haver comigo? Minha hora ainda não chegou).
Em sua
aversão ao Catolicismo Romano, o movimento evangélico – na tentativa de negar
ou esvaziar a importância da Santa Virgem perante seu Filho – não avalia as
consequências teológicas de tal postura:
1. Ao
conceber indiferença e até descaso de Jesus para com Maria, nos faz pensar que
Jesus estaria quebrando o primeiro mandamento com promessa: “Honra ao teu pai e a tua mãe”. É
inconcebível que um filho de Israel (muito mais ainda Jesus) pudesse pensar numa
relação fragmentada com sues familiares e antepassados, principalmente com seus
genitores diretos. Nem mesmo a condição messiânica pode comportar tal ideia.
Quando em
outra passagem Cristo pergunta: “Quem são
minha mãe, meu pai e meus irmãos?” Esta fala não é dirigida num colóquio
direto com a sua Mãe, mas, sim, dirigida às multidões para ensinar os laços
íntimos e familiares para com Ele de todo aquele que faz a vontade de Deus. Tal
afirmativa, longe de negar a sublimidade da maternidade de Maria, antes, a
ratifica, pois, se mãe e irmãos do Cristo é todo aquele que ouve e guarda a
Palavra de Deus, quem melhor do que Maria se encaixa nesta condição?
(Apocalipse 12:17)
Portanto, a
expressão “Senhora, que temos nós com
isto? A minha hora ainda não é chegada” além de expressar melhor o sentido
do texto grego, torna-se harmônica com a lógica da narrativa. Ora, Cristo,
Maria e os Discípulos eram convidados e não anfitriões. Então, é lógico que
este problema diz respeito aos organizadores da festa e não aos seus comensais.
Naturalmente que Ele, Jesus, compreendeu que havia subjetivamente um pedido de
sua Mãe para que ele interviesse miraculosamente, e à esta intenção ele
contrapõe que ainda não era chegada a sua hora.
Em mais uma
tentativa de encontrar razões nas Sagradas Escrituras que se oponham à devoção
mariana, tais evangélicos procuram dar ênfase à frase dita por Maria aos
serviçais “fazei tudo que ele vos disser”.
Mais uma vez isola a frase da dinâmica dos acontecimentos para destacar de
forma irônica que este é o único mandamento deixado por Maria. Com isto, sem o
perceberem, caem em heresia ao afirmar que à Bem-aventurada Virgem é concedida
a capacidade de fazer mandamentos; e, assim, se lhes obscurecem o entendimento
e a percepção das sutilezas teológicas da narrativa do texto.
Pergunta-se:
Se ainda não era chegada a hora do Messias manifestar os seus sinais ao mundo,
por que então ele a antecipa? A resposta está na natureza da oração quando
praticada por um justo: ela é capaz de “alterar”
os desígnios Divinos, sempre como um ato de graça e misericórdia.
Exemplo disto
temos no livro do Profeta Isaías, no episódio da doença do rei Ezequias (Is.
38:1-5). O profeta é enviado ao palácio real levando consigo a seguinte
mensagem: “Assim diz o SENHOR: Põe em
ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás” (v. 1). Ao ouvir tal
sentença o rei se humilha e chora diante de Deus; pelo que o Senhor fala ao
Profeta para retornar ao palácio e dizer a Ezequias que a sua oração foi ouvida
e ele não mais morreria.
Assim, também,
a Mãe de Deus ao sair da presença do seu Filho, dirige-se à presença dos
serventes levando consigo a certeza de que o Filho lhe atenderia e, por isto
lhes diz: “fazei tudo quanto ele vos
disser”. Ora, se ele tinha se negado a intervir, o que teria ele a ordenar
aos serventes? Contudo, o Filho de Deus chama os serviçais e ordena-lhes que
encham as talhas de água e, assim, opera o milagre da transmutação da água em
vinho, fazendo com que a festa prosseguisse com mais cor e glamour do que as
primeiras horas.
Portanto, desta
forma, principia Jesus os seus sinais em Caná da Galileia “antecipando” a hora prevista desde a eternidade para dar início à
sua missão. Pelas orações da Mãe de Deus os céus se moveram em favor dos homens
e, como é característica própria sua, a Santa Virgem se retira de cena a fim de
que a glória seja do seu Filho, o qual é Bendito pelos séculos dos séculos.
Amém.
Extraído do Livro “A Mãe
de Deus na Espiritualidade do Oriente”,
Pe. Mateus (Antonio Eça), Clube dos Autores, 2007
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