domingo, 17 de novembro de 2013

21º Domingo Depois de Pentecostes

17 de Novembro de 2013 (CC) 04 de Novembro (CE)
S. Joanício, o Grande, mon. de Olimpo (†846);
Ss. Nicandro bispo e Hermas, mártires († séc. 11).


MATINAS (X)

João 21:1-14

     1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se deste modo:    2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.    3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam.    4 Mas ao romper da manhã, Jesus se apresentou na praia; todavia os discípulos não sabiam que era ele.    5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam-lhe: Não.    6 Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes.    7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar;    8 mas os outros discípulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distantes da terra senão cerca de duzentos côvados.    9 Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão.    10 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes.    11 Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede.    12 Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.    13 Chegou Jesus, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe.    14 Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos.   


LITURGIA

Gálatas 2:16-20

     16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.    17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum.    18 Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.    19 Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus.    20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.   

Lucas 8:41-56


     41 E eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga; e prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que fosse a sua casa;    42 porque tinha uma filha única, de cerca de doze anos, que estava à morte. Enquanto, pois, ele ia, apertavam-no as multidões.    43 E certa mulher, que tinha uma hemorragia havia doze anos [e gastara com os médicos todos os seus haveres] e por ninguém pudera ser curada,    44 chegando-se por detrás, tocou-lhe a orla do manto, e imediatamente cessou a sua hemorragia.    45 Perguntou Jesus: Quem é que me tocou? Como todos negassem, disse-lhe Pedro: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem.    46 Mas disse Jesus: Alguém me tocou; pois percebi que de mim saiu poder.    47 Então, vendo a mulher que não passara despercebida, aproximou-se tremendo e, prostrando-se diante dele, declarou-lhe perante todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como fora imediatamente curada.    48 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.    49 Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre.    50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe: Não temas: crê somente, e será salva.    51 Tendo chegado à casa, a ninguém deixou entrar com ele, senão a Pedro, João, Tiago, e o pai e a mãe da menina.    52 E todos choravam e pranteavam; ele, porém, disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.    53 E riam-se dele, sabendo que ela estava morta.    54 Então ele, tomando-lhe a mão, exclamou: Menina, levanta-te.    55 E o seu espírito voltou, e ela se levantou imediatamente; e Jesus mandou que lhe desse de comer.    56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele mandou-lhes que a ninguém contassem o que havia sucedido.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário