domingo, 10 de novembro de 2013

20º Domingo Depois de Pentecostes

6º DOMINGO DE SÃO LUCAS
10 de Novembro de 2013 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Ss. Terêncio e Neonilo, mártires
 S. Estêvão Sabaíta, mon. e poeta (séc. IX).



MATINAS (IX)

João 20:19-31

     19 Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.    20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.    21 Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.    22 E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.    23 Âqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.    24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.    25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.    26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.    27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.    28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!    29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.    30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro;    31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.   


LITURGIA

Gálatas 1:11-19

     11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens;    12 porque não o recebi de homem algum, nem me foi ensinado; mas o recebi por revelação de Jesus Cristo.    13 Pois já ouvistes qual foi outrora o meu procedimento no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava,    14 e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.    15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,    16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne e sangue,    17 nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.    18 Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias.    19 Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.   

Lucas 8:26-39

     26 Apontaram à terra dos gerasenos, que está defronte da Galiléia.    27 Logo que saltou em terra, saiu-lhe ao encontro um homem da cidade, possesso de demônios, que havia muito tempo não vestia roupa, nem morava em casa, mas nos sepulcros.    28 Quando ele viu a Jesus, gritou, prostrou-se diante dele, e com grande voz exclamou: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes.    29 Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem. Pois já havia muito tempo que se apoderara dele; e guardavam-no preso com grilhões e cadeias; mas ele, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.    30 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.    31 E rogavam-lhe que não os mandasse para o abismo.    32 Ora, andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos; rogaram-lhe, pois que lhes permitisse entrar neles, e lho permitiu.    33 E tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos; e a manada precipitou-se pelo despenhadeiro no lago, e afogou-se.    34 Quando os pastores viram o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.    35 Saíram, pois, a ver o que tinha acontecido, e foram ter com Jesus, a cujos pés acharam sentado, vestido e em perfeito juízo, o homem de quem havia saído os demônios; e se atemorizaram.    36 Os que tinham visto aquilo contaram-lhes como fora curado o endemoninhado.    37 Então todo o povo da região dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande medo. Pelo que ele entrou no barco, e voltou.    38 Pedia-lhe, porém, o homem de quem haviam saído os demônios que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:    39 Volta para tua casa, e conta tudo quanto Deus te fez. E ele se retirou, publicando por toda a cidade tudo quanto Jesus lhe fizera.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário