domingo, 3 de novembro de 2013

19º Domingo Depois de Pentecostes

03 de Novembro de 2013 (CC) / 21 de Outubro (CE)
S. Hilarião, o Grande, mon. († 371).


MATINAS (VIII)

João 20:11-18

     11 Maria, porém, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro,    12 e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.    13 E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu- lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.    14 Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus.    15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.    16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.    17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.    18 E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! - e que ele lhe dissera estas coisas.   


LITURGIA

APOLITIKION DA RESSURREIÇÃO (2º MODO)
Quando desceste à morte, ó Vida imortal, 
aniquilaste os infernos pelo esplendor de tua divindade; 
e, quando ressuscitaste os mortos das profundezas da terra, 
todas as Potências Celestes exclamaram: 
ó Cristo, nosso Deus, ó Autor da vida, glória a Ti!

KONDAKION (2º MODO)
 Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu te levantaste da tumba, ó Salvador Onipotente, 
e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, 
e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. 
Adão e toda a Criação se alegram contigo, 
e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.

THEOTOKION (2º MODO)
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus,
Na pureza selada, preservaste a tua virgindade, 
verdadeiramente mãe, és reconhecida
que deste à luz o verdadeiro Deus
roga a Ele que salve as nossas almas!

HINO À MÃE DE DEUS
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador
não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, 
mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, 
pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus,
tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

PROKÍMENON (2º MODO)
O Senhor é a minha força e o meu louvor

e tornou-se a minha salvação.

O Senhor castigou-me duramente,


mas, à morte, não me entregou.

2 Coríntios 11:31-12:9

     31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é eternamente bendito, sabe que não minto.    32 Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender;    33 mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos.    1 É necessário gloriar-me, embora não convenha; mas passarei a visões e revelações do Senhor.    2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.    3 Sim, conheço o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei: Deus o sabe),    4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.    5 Desse tal me gloriarei, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.    6 Pois, se quiser gloriar-me, não serei insensato, porque direi a verdade;    7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;    8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;    9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.   

ALELUIA (2º TOM)
Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação;
te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, o Teu povo
e abençoa a Tua herança!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 16:19-31

     19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.    20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;    21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.    22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.    23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.    24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.    25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.    26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.    27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,    28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.    29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.    30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.    31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.



COMENTÁRIO DO METROPOLITA CHRYSÓSTOMOS


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário