terça-feira, 25 de março de 2014

4ª Terça-feira da Grande Quaresma

25 de Março de 2014 (CC) / 12 de Março (CE) – Modo 5
Jejum
Santos Stefano o Confesor de Sirenia;
Gregório, Dialoguista, Papa de Roma e Simeão, o Novo Teólogo






Isaías 25:1-9

     1 ç Senhor, tu és o meu Deus; exaltarte-ei a ti, e louvarei o teu nome; porque fizeste maravilhas, os teus conselhos antigos, em fidelidade e em verdade.    2 Porque da cidade fizeste um montão, e da cidade fortificada uma ruína, e do paço dos estranhos, que não seja mais cidade; e ela jamais se tornará a edificar.    3 Pelo que te glorificará um povo poderoso; e a cidade das nações formidáveis te temerá:    4 Porque tens sido a fortaleza do pobre, a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor, pois o assopro dos violentos é como a tempestade contra o muro.    5 Como o calor em lugar seco, tu abaterás o tumulto dos estranhos; como se abranda o calor pela sombra da espessa nuvem, assim acabará o cântico dos violentos.    6 E o Senhor dos exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, banquete de vinhos puros, de coisas gordurosas feitas de tutanos, e de vinhos puros, bem purificados.    7 E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações.    8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo; porque o Senhor o disse.    9 E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por ele temos esperado; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.   


VÉSPERAS

Gênesis 9:8-17

     8 E Deus falou com Noé e seus filhos que estavam com ele, dizendo-lhes:
9 "Eis que estabeleci a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós,
10 e com todas as criaturas convosco, dos pássaros e dos animais, e com todos os animais selvagens da terra; quantos estão convosco, de todos os que saíram da arca.
11 Eu estabelecerei a minha aliança convosco e não mais deverá acontecer de toda a carne perecer pelas águas do dilúvio; não haverá mais um dilúvio de águas para destruir toda a Terra."
12 E o Senhor Deus disse mais a Noé: "Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda criatura vivente que está convosco, por gerações perpétuas:
13 Coloco o meu arco nas nuvens, e será um sinal da aliança entre mim e a Terra.
14 Virá a ser que quando Eu reunir as nuvens sobre a terra o meu arco será visto nas nuvens.
15 Então, lembrar-me-ei do meu pacto, que há entre mim e vós e entre toda a alma vivente em toda a carne; e não haverá mais água para um dilúvio, de modo a exterminar toda a carne.
16 O meu arco estará nas nuvens e Eu irei olhar para lembrar da aliança eterna entre mim e a Terra, e entre toda a alma vivente de toda a carne que está sobre a Terra."
17 E Deus disse para Noé: "Este é o sinal da aliança que tenho feito entre mim e toda a carne que está sobre a Terra."

Provérbios 12:8-22

     8 Segundo o seu entendimento é louvado o homem; mas o perverso decoração é desprezado.    9 Melhor é o que é estimado em pouco e tem servo, do que quem se honra a si mesmo e tem falta de pão.    10 O justo olha pela vida dos seus animais; porém as entranhas dos ímpios são crueis.    11 O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento.    12 Deseja o ímpio o despojo dos maus; porém a raiz dos justos produz o seu próprio fruto.    13 Pela transgressão dos lábios se enlaça o mau; mas o justo escapa da angústia.    14 Do fruto das suas palavras o homem se farta de bem; e das obras das suas mãos se lhe retribui.    15 O caminho do insensato é reto aos seus olhos; mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.    16 A ira do insensato logo se revela; mas o prudente encobre a afronta.    17 Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude.    18 Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde.    19 O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento.    20 Engano há no coração dos que maquinam o mal; mas há gozo para os que aconselham a paz.    21 Nenhuma desgraça sobrevém ao justo; mas os ímpios ficam cheios de males.    22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário