terça-feira, 4 de março de 2014

1ª Terça-Feira da Grande Quaresma

Terça-feira, 04 de Março de 2014 (CC) / 19 de Fevereiro (CE)
S. Arquipo, apóstolo [dos 70] († séc. I).




Isaías 1:19-2:3

19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. 20 Mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.

21 Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. 22 A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água. 23 Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva.

24 Portanto diz O Senhor, o Senhor dos Exércitos, o Forte de Israel:

"Ah! tomarei satisfações dos meus adversários, e vingar-me-ei dos meus inimigos. 25 E voltarei contra ti a minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza. 26 E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. 27 Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela com justiça. 28 Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos. 29 Porque vos envergonhareis pelos carvalhos que cobiçastes, e sereis confundidos pelos jardins que escolhestes. 30 Porque sereis como o carvalho, ao qual caem as folhas, e como o jardim que não tem água. 31 E o forte se tornará em estopa, e a sua obra em faísca; e ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague."

1 Palavra do Senhor a Isaías  filho de Amós, a respeito de Judá e de Jerusalém.

2 "E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. 3 E irão muitos povos, e dirão: 

'Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor."


VÉSPERAS

Gênesis 1:14-23

14 Disse Deus:

"Haja luzeiros no firmamento do céu para alumiarem a terra e dividirem entre dia e noite, e sejam eles para sinais e para estações, para dias e para anos. 15 E que sejam para luz no firmamento do céu, para alumiarem a terra". 

E assim foi.

16 Fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para regular o dia, e o luminar menor para regular a noite e as estrelas. 17 E Deus os colocou no firmamento do céu para alumiarem a terra, 18 para regularem o dia e a noite e para fazerem separação entre a luz e as trevas; e Deus viu que isso era bom. 19 Houve tarde e houve manhã. O quarto dia.

20 Disse Deus: 

"Produzam as águas répteis de almas viventes e as criaturas aladas voando acima da terra no firmamento do Céu". 

E assim foi.

21 Então Deus fez as grandes baleias, e todos os répteis viventes que as águas produziram segundo a sua espécie, e toda criatura que voa com asas conforme a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons.

22 Deus os abençoou, dizendo: 

"Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e que as criaturas que voam sejam multiplicadas na terra".

23 Houve tarde e houve manhã. O quinto dia.


Provérbios 1:20-33

20 A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. 21 Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:

22 "Até quando, ó inexpertos, amareis a inexperiência? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? 23 Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras. 24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. 27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. 28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. 29 Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor, 30 Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. 31 Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. 32 Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. 33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário