terça-feira, 11 de março de 2014

2ª Terça-Feira da Grande Quaresma



Terça-feira, 11 de Março de 2014 (CC) / 26 de Fevereiro (CE)
S. Porfirio, bispo de Gaza († 420).







HORA SEXTA



Isaías 5:7-16

7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.    8 Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra!    9 A meus ouvidos disse o Senhor dos exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores.    10 E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa.    11 Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!    12 Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele.    13 Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.    14 Por isso o Seol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam.    15 O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam.    16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça. 








A SEXTA HORA
11 de março de 2014, 09h54

Segunda Semana da Grande Quaresma - A 4 ª Tone

São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém
Santo Eutímio, Arcebispo de Novgorod

Sacerdote
Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

Leitor
Amem

Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.
Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e ocupando tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, as livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Leitor
Amem!
Kyrie Eléison! (12x)

Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem

Leitor
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.


SALMO 53

Para o Fim: Dos Hinos de Instrução por Davi. Quando os Zifeus vieram e disseram a SauLeitor Eis que Davi não está escondido entre nós? Salva-me ó Deus pelo Teu nome e faze-me justiça pelo Teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Porque estranhos se levantam contra mim, e homens poderosos procuraram a minha alma: Eles não têm a Deus diante de si. Pois eis que Deus me auxilia, e o Senhor É o protetor de minha alma. Ele trará males sobre os meus inimigos. Destrói-os totalmente por Tua verdade. Voluntariamente oferecerei sacrifícios a Ti, confessarei o Teu Nome, ó Senhor, porque é bom. Porque de cada aflição Tu tens me livrado, os meus olhos viram cumprido o meu desejo acerca dos meus inimigos.


SALMO 54

Para o Fim: Entre os Hinos de Instrução por David. Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração, e não desprezes a minha súplica, atende a mim, e responde-nos. Ao meditar, entristeci-me, perturbou-me o grito de fúria do inimigo e a opressão do pecador, pois lançam sobre mim iniquidade, e contra mim fortemente se enfurecem Meu coração estava perturbado em meu íntimo, e o terror da morte caiu sobre mim. Temor e tremor me sobrevieram; e o horror me cobriu. Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. Pausa. Lança-os nas profundezas, ó Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite andam ao redor dela, sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela. Maldade há lá dentro: astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Porque, se meu inimigo me tivesse insultado, eu poderia suportá-lo. E se fosse o que me odeia que falasse palavras arrogantes contra mim, eu dele me esconderia. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu intimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao Hades; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo. Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade, porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança. As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em Ti confiarei.


SALMO 90
Um Louvor. Cântico de Davi. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Certamente direi ao Senhor: “Tu És o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, em Quem deveras confiarei.” Porque Ele mesmo te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com os Seus ombros, e debaixo das Suas asas te refugiarás; como um escudo Sua verdade te protegerá. Não terás medo do terror de noite nem da flecha que voa de dia, nem da peste que anda nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Pois, Tu, ó Senhor, És o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação. Nenhuma calamidade Te sucederá, nem praga alguma chegará à Tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé em pedra alguma. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu O livrarei; pô-Lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu Nome. Ele me invocará, e eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-Lo-ei com largueza de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Aleluia, aleluia, aleluia: Glória a Ti, ó Deus. (3x) 

Kyrie, eléison.(3x).

Hinos Demissionais:

Tropário do dia, da festa, ou do Santo

São Sofrônio, Patriarca de Jerusalém
Santo Eutímio, Arcebispo de Novgorod

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Tropárion de São Sofrônio – 5º Modo Plagal

Ó Pai Sofrônio, / foste glorioso no esplendor da sobriedade, / e revelaste tua inefável iluminação celeste / através do brilho das tuas palavras. / Porque pela tua vida alcançaste a sabedoria / e fazes agora confirma a tua Igreja, / como um Hierarca ilustre e intercessor junto ao Senhor.

Tropárion de São Euthymius 4º Modo
Santo Hierarca Euthymius, Deus te escolheu desde a tua mocidade, / para honrar-te com o posto de bispo. / Tu pastoreaste aqueles a quem Deus confiou a ti. / E mesmo depois de teu repouso tu recebeste o dom da operação de maravilhas, / para curar enfermidades . / Roga por nós que celebramos a tua memória, / para que todos nós te louvemos incessantemente.

Modo 2

Na louvada memória do justo, tu, Precursor, és o testemunho do Senhor: Verdadeiramente, foste mais venerável do que os profetas, pois recebeste a honra de batizar o Messias nas águas do rio; sofreste com alegria pela verdade, anunciaste àqueles que estavam ainda no inferno a vinda de Deus feito Homem, que redime os pecados do mundo e nos dá a grande graça..

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Sem ousarmos pronunciar palavra, confundidos pelos nossos inúmeros pecados, nós te suplicamos: intercede junto dAquele que nasceu de Ti, Virgem Mãe de Deus, pois a oração de uma Mãe tem o poder de obter a benevolência do Senhor; Ó Toda-Bendita, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, pois Aquele que em sua carne aceitou sofrer por nós, é cheio de Misericórdia e pode nos salvar.

Apressa-Te em enviar Tua compaixão adiante de nós, ó Senhor, pois somos extremamente pobres. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, por causa da glória do Teu nome. Ó Senhor, livrai-nos e tende misericórdia de nossos pecados por amor do Teu Nome.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, as livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Kondákion do Dia, da Festa ou do Santo
Kondákion de São Sofrônio  - 4º Modo

Leitor
Inspirado pelo Espírito Santo, ó bendito Sofrônio, / foste Hierarca justos em Sião / como um imitador dos Apóstolos.

Kondákion de São Euthymius - 8º Modo / Plagal da Quarta

Como se o mesmo valor dos hierarcas e um campeão entre os bispos santos, Santo Hierarca Euthymius, / continuas a preservar a tua pátria, a tua cidade, e as pessoas que te honram fielmente e veneram tuas preciosas relíquias, / que todos nós possamos clamar a ti: Alegra-te, Hierarca divinamente sábio.

Tu tens operado salvação no meio da terra, ó Cristo Deus, Tu estendeste as Tuas Mão Imaculadas na Cruz, reunindo assim todas as nações que clamam a Ti: Ó Senhor, glória a Ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Nós adoramos Teu ícone imaculado, ó Bondoso, pedindo o perdão de nossas falhas, ó Cristo nosso Deus, pois de Tua própria Vontade Tu ascendeste à Cruz na carne, para livrar da escravidão do inimigo aqueles que Tu criastes. Por isso, regozijados clamamos a Ti: Quando vieste salvar ao mundo,  tudo encheste de júbilo, ó nosso Salvador!

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Visto que és um manancial de piedade, torna-nos dignos de compaixão, ó Theotokos. Olhe para um povo pecador e manifesta, como sempre, o teu poder. Enquanto esperando em ti, clamamos como outrora o fez Gabriel, o Comandante Supremo das hostes Incorpóreas: Rejubila-te,.
Kyrie, eléison. (40x).

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu és adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tu mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o Verbo de Deus, conservando intacta a glória da tua virgindade: Nós te glorificamos, ó Mãe do nosso Deus!

Em Nome do Senhor, abençoa, Padre. 

Amém.
ORAÇÃO DE SANTO EFREM

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia e a seguir 12 pequenas metanóias)

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia)


ORAÇÃO DE SÃO BASÍLIO

Deus, Senhor Todo-Poderoso e artesão de toda criação, que na imensidão de Tua incomparável Misericórdia enviaste Teu Filho único nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação do gênero humano, e que pela sua preciosa Cruz livrou-nos dos ferrolhos eternos, e triunfou sobre os principados e os poderes das trevas, Tu, Senhor amigo dos homens, aceita as nossas orações de reconhecimento e de súplica, pecadores que somos. Protege-nos contra toda queda funesta e tenebrosa, e contra todos aqueles que procuram nos fazer mal, nossos inimigos visíveis e invisíveis. Perfura a nossa carne com os cravos de teu temor, e não inclina nossos corações para palavras ou pensamentos perversos, mas fere a nossa alma de Teu desejo, afim de que todos os dias elevemos nossos olhos até Ti, guiados pela Luz que vem de Ti, e com o nosso olhar posto em Ti, Luz inacessível e eterna, te louvamos e oferecemos uma ação de graças incessante, Pai eterno, assim como ao Teu Filho único e ao Teu Espírito Santo bom e vivificante. Eternamente agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Abençoa, senhor.

Sacerdote
Pelas orações dos nossos santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós.

Amém.



  

VÉSPERAS

Gênesis 4:8-15


8 Mas Caim disse a Abel, seu irmão: "Vamos para o campo." E aconteceu que, quando eles estavam no campo, levantou-se Caim contra seu irmão Abel e o matou.
9 O Senhor Deus disse a Caim: "Onde está Abel, teu irmão?" e ele replicou, "Eu não sei. Serei eu o guardador do meu irmão?"
10 E Deus disse: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama por mim da terra.
11 Agora, maldito és da terra que abriu a sua boca para receber o sangue de teu irmão da tua mão.
12 Quando a lavrares, então, ela não deverá continuar a dar-te a sua força; estarás gemendo e tremendo na terra."
13 E Caim disse ao Senhor Deus: "Grande é o meu crime para que seja perdoado.
14 Se me lanças neste dia da face da terra, e eu ficarei escondido da tua presença, e estarei a gemer e a tremer sobre a terra, então acontecerá que qualquer que me encontrar me matará."
15 Mas o Senhor Deus disse-lhe: "Não é assim; qualquer um que matar Caim sofrerá vingança sete vezes maior." E o Senhor Deus colocou um sinal em Caim para que ninguém que o encontrasse pudesse matá-lo.

Provérbios 5:1-15

1 Filho meu, atende à minha sabedoria; inclinão teu ouvido à minha prudência;    2 para que observes a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento.    3 Porque os lábios da mulher licenciosa destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite;    4 mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.    5 Os seus pés descem à morte; os seus passos seguem no caminho do Seol.    6 Ela não pondera a vereda da vida; incertos são os seus caminhos, e ela o ignora.    7 Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca.    8 Afasta para longe dela o teu caminho, e não te aproximes da porta da sua casa;    9 para que não dês a outros a tua honra, nem os teus anos a cruéis;    10 para que não se fartem os estranhos dos teus bens, e não entrem os teus trabalhos na casa do estrangeiro,    11 e gemas no teu fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo,    12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão!    13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido!    14 Quase cheguei à ruína completa, no meio da congregação e da assembléia.    15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário