segunda-feira, 10 de março de 2014

2ª Segunda-Feira da Grande Quaresma

Segunda-feira, 10 de Março de 2014 (CC) / 25 de Fevereiro (CE)
S. Tarásio, arcebispo de Constantinopla († 806).




HORA SEXTA

Isaías 4:2-6; 5:1-7

2 Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória, e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.    3 E será que aquele que ficar em Sião e permanecer em Jerusalém, será chamado santo, isto é, todo aquele que estiver inscrito entre os vivos em Jerusalém;    4 Quando o Senhor tiver lavado a imundícia das filhas de Sião, e tiver limpado o sangue de Jerusalém do meio dela com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor.    5 E criará o Senhor sobre toda a extensão do monte Sião, e sobre as assembléias dela, uma nuvem de dia, e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória se estenderá um dossel.    6 Também haverá de dia um pavilhão para sombra contra o calor, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.    1 Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.    2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.    3 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.    4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?    5 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada;    6 e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.    7 Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.   





ORAÇÕES DA HORA SEXTA

Segunda Semana da Grande Quaresma – Modo 4

São Tarásios, Patriarca de Constantinopla


Sacerdote
Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

Leitor
Amem

Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.
Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e ocupando tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, as livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Leitor
Amem!
Kyrie Eléison! (12x)

Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem

Leitor
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.


SALMO 53

Para o Fim: Dos Hinos de Instrução por Davi. Quando os Zifeus vieram e disseram a SauLeitor Eis que Davi não está escondido entre nós? Salva-me ó Deus pelo Teu nome e faze-me justiça pelo Teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Porque estranhos se levantam contra mim, e homens poderosos procuraram a minha alma: Eles não têm a Deus diante de si.Pois eis que Deus me auxilia, e o Senhor É o protetor de minha alma. Ele trará males sobre os meus inimigos. Destrói-os totalmente por Tua verdade.Voluntariamente oferecerei sacrifíciosr a Ti, confessarei o Teu Nome, ó Senhor, porque é bom. Porque de cada aflição Tu tens me livrado, os meus olhos viram cumprido o meu desejo acerca dos meus inimigos.


SALMO 54

Para o Fim: Entre os Hinos de Instrução por David. Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração, e não desprezes a minha súplica, atende a mim, e responde-nos. Ao meditar, entristeci-me, perturbou-me o grito de fúria do inimigo e a opressão do pecador, pois lançam sobre mim iniquidade, e contra mim fortemente se enfurecem Meu coração estava perturbado em meu íntimo, e o terror da morte caiu sobre mim. Temor e tremor me sobrevieram; e o horror me cobriu. Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. Pausa. Lança-os nas profundezas, ó Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite andam ao redor dela, sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela. Maldade há lá dentro: astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Porque, se meu inimigo me tivesse insultado, eu poderia suportá-lo. E se fosse o que me odeia que falasse palavras arrogantes contra mim, eu dele me esconderia. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu intimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao Hades; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo. Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade, porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança. As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em Ti confiarei.


SALMO 90
Um Louvor. Cântico de Davi. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Certamente direi ao Senhor: “Tu És o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, em Quem deveras confiarei.” Porque Ele mesmo te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com os Seus ombros, e debaixo das Suas asas te refugiarás; como um escudo Sua verdade te protegerá. Não terás medo do terror de noite nem da flecha que voa de dia, nem da peste que anda nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Pois, Tu, ó Senhor, És o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação. Nenhuma calamidade Te sucederá, nem praga alguma chegará à Tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé em pedra alguma. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu O livrarei; pô-Lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu Nome. Ele me invocará, e eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-Lo-ei com largueza de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Aleluia, aleluia, aleluia: Glória a Ti, ó Deus. (3x) 

Kyrie, eléison.(3x).

Hinos Demissionais:

Tropário do dia, da festa, ou do Santo
São Tarásios, Patriarca de Constantinopla

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Troparion – 3º Modo
Tu brilhaste pela luz do Espírito, / adornado com uma vida exemplar e vestido com a túnica hierárquica. / Tu destruíste a heresia / e te tornaste um pilar e fundamento da Igreja. / Ó santo Padre Tarasios, a ti os louvores por tuas lutas.

4º Modo
Comandantes Supremos dos exércitos do céu, * nós, indignamente, te importunamos e rogamos que por tuas súplicas nos guarde no abrigo das asas * da tua glória imaterial; * nós que agora nos prostramos e a ti clamamos com fervor: Livra-nos de todos os tipos de perigos, como os grandes marechais das hostes celestes.

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Sem ousarmos pronunciar palavra, confundidos pelos nossos inúmeros pecados, nós te suplicamos: intercede junto dAquele que nasceu de Ti, Virgem Mãe de Deus, pois a oração de uma Mãe tem o poder de obter a benevolência do Senhor; Ó Toda-Bendita, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, pois Aquele que em sua carne aceitou sofrer por nós, é cheio de Misericórdia e pode nos salvar.

Apressa-Te em enviar Tua compaixão adiante de nós, ó Senhor, pois somos extremamente pobres. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, por causa da glória do Teu nome. Ó Senhor, livrai-nos e tende misericórdia de nossos pecados por amor do Teu Nome.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, as livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Kondakion do Dia, da Festa ou do Santo
Kondakion - A 3 ª Tone

Leitor
Tu iluminaste a Igreja com a doutrina ortodoxa, / e a todos ensinaste a veneração e adoração do Santo Ícone de Cristo. / Tu destruíste a opinião ímpia dos iconoclastas. / Por isso clamamos a ti: / rejubila-te, ó sábio Pai Tarásios.

Tu tens salvação operada no meio da terra, ó Cristo Deus, Tu Estende a tua mão imaculados na Cruz, reunindo assim todas as nações que clamam a Ti: Ó Senhor, glória a Ti.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Nós adoramos Tua ícone imaculado, O Good One, pedindo o perdão de nossas falhas, ó Cristo nosso Deus, pois de tua própria Vontade Tu estavas bem satisfeito ascender a Cruz na carne, que Tu poderias entregar da escravidão para o inimigo daqueles quem não tivesses fashioned. Por isso, clamamos a Ti, felizmente: Tu cumprir todas as coisas com alegria, ó nosso Salvador, quando Tu vieste para salvar o mundo.
Ambos agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen.
Desde és um manancial de piedade, conte-nos dignos de compaixão, ó Theotokos.Olhe para um povo pecador; manifestar, como sempre, o teu poder. Por esperando em ti, choramos Rejoice a ti, como outrora Gabriel, o Comandante Supremo das hostes sem corpo.

Kyrie, eléison. (40x).

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu és adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tu mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o Verbo de Deus, conservando intacta a glória da tua virgindade: Nós te glorificamos, ó Mãe do nosso Deus!

Em Nome do Senhor, abençoa, Padre. 

Amém.

Oração de São Basílio

Deus, Senhor Todo-Poderoso e artesão de toda criação, que na imensidão de Tua incomparável Misericórdia enviaste Teu Filho único nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação do gênero humano, e que pela sua preciosa Cruz livrou-nos dos ferrolhos eternos, e triunfou sobre os principados e os poderes das trevas, Tu, Senhor amigo dos homens, aceita as nossas orações de reconhecimento e de súplica, pecadores que somos. Protege-nos contra toda queda funesta e tenebrosa, e contra todos aqueles que procuram nos fazer mal, nossos inimigos visíveis e invisíveis. Perfura a nossa carne com os cravos de teu temor, e não inclina nossos corações para palavras ou pensamentos perversos, mas fere a nossa alma de Teu desejo, afim de que todos os dias elevemos nossos olhos até Ti, guiados pela Luz que vem de Ti, e com o nosso olhar posto em Ti, Luz inacessível e eterna, te louvamos e oferecemos uma ação de graças incessante, Pai eterno, assim como ao Teu Filho único e ao Teu Espírito Santo bom e vivificante. Eternamente agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Abençoa, senhor.

Sacerdote
Pelas orações dos nossos santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós.

Amém.



VÉSPERAS

Gênesis 3:21-4:7


21 O Senhor Deus fez para Adão e para sua mulher túnicas de pele, e os vestiu.
22 E disse Deus: "Eis que Adão se tornou como um de nós para conhecer o bem e o mal; e agora, que ele não estenda a sua mão e tome também da árvore da vida e coma, e, assim, viva para sempre."
23 Então o Senhor Deus o enviou para fora do paraíso das delícias, para cultivar o solo do qual fora tirado.
24 Expulsou Adão e levou-o a morar defronte ao paraíso das delícias, postando ali os querubins e a espada flamejante que se revolve, para guardar o caminho da Árvore da Vida.
1 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu dando a luz Caim, e disse: "Ganhei um homem, através de Deus."
2 E ela teve também o seu irmão, Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, mas Caim estava lavrando a terra.
3 E aconteceu, após algum tempo, que Caim trouxe do fruto da terra um sacrifício ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura. E Deus olhou para Abel e seus presentes,
5 mas a Caim e seus sacrifícios não considerou. Caim ficou muito triste e seu semblante descaiu.
6 Então, o Senhor Deus disse a Caim: "Por que ficaste extremamente triste, e por que descaiu o teu semblante?

7 Porventura não pecaste, se o trazes de forma justa, porém não o divides justamente? Aquieta-te; para ti será a sua submissão, e tu o governarás."

Provérbios 3:34-4:22

34 Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.    35 Os sábios herdarão honra, mas a exaltação dos loucos se converte em ignomínia.    1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.    2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.    3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe,    4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.    5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.    6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.    7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.    8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.    9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará.    10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida.    11 Eu te ensinei o caminho da sabedoria; guiei-te pelas veredas da retidão.    12 Quando andares, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçarás.    13 Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.    14 Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.    15 Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.    16 Pois não dormem, se não fizerem o mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém.    17 Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.    18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.    19 O caminho dos ímpios é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam.    20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instroções.    21 Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.    22 Porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário