quarta-feira, 12 de março de 2014

2ª Quarta-Feira da Grande Quaresma




Quarta-feira, 12 de Março de 2014 (CC) / 27 de Fevereiro (CE)
S. Procópio Decapolita (séc. VIII).





HORA SEXTA 


Isaías 5:16-25

16 Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça.    17 Então os cordeiros pastarão como em seus pastos; e nos campos desertos se apascentarão cevados e cabritos.    18 Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros!    19 E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos.    20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!    21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito!    22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte;    23 dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito!    24 Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel,    25 Por isso se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, e o Senhor estendeu a sua mão contra ele, e o feriu; e as montanhas tremeram, e os seus cadáveres eram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.   



Orações
Da Sexta Hora


Sacerdote
Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

Leitor
Amem

Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.
Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e ocupando tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Leitor
Amem!
Kyrie, Eléison! (12x)

Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem

Leitor
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.


SALMO 53

Para o Fim: Dos Hinos de Instrução por Davi. Quando os Zifeus vieram e disseram a Saul: Eis que Davi não está escondido entre nós? Salva-me ó Deus pelo Teu Nome e faze-me justiça pelo Teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Porque estranhos se levantam contra mim, e homens poderosos procuraram a minha alma: Eles não têm a Deus diante de si. Pois eis que Deus me auxilia, e o Senhor É o protetor de minha alma. Ele trará males sobre os meus inimigos. Destrói-os totalmente por Tua verdade. Voluntariamente oferecerei sacrifícios a Ti, confessarei o Teu Nome, ó Senhor, porque é bom, pois de cada aflição Tu tens me livrado, os meus olhos viram cumprido o meu desejo acerca dos meus inimigos.


SALMO 54

Para o Fim: Entre os Hinos de Instrução por Davi. Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração, e não desprezes a minha súplica, atende a mim, e responde-nos. Ao meditar, entristeci-me, perturbou-me o grito de fúria do inimigo e a opressão do pecador, pois lançam sobre mim iniquidade, e contra mim fortemente se enfurecem. Meu coração estava perturbado em meu íntimo, e o terror da morte caiu sobre mim. Temor e tremor me sobrevieram e o horror me cobriu. Pelo que disse: “Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.” Pausa. Lança-os nas profundezas, ó Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite percorrem suas muralhas, iniquidade e malícia estão no meio dela; maldade há lá dentro, astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Porque, se meu inimigo me tivesse insultado, eu poderia suportá-lo. E se fosse o que me odeia que falasse palavras arrogantes contra mim, eu dele me esconderia. Mas eras tu, homem, meu igual, meu guia e meu intimo amigo. Juntos conversávamos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao Hades; porque entre eles e no meio de suas habitações há maldades. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos contra mim. Deus ouvirá, e os afligirá, Aquele que preside desde a antiguidade, pois não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Tal homem levanta as mãos contra os seus aliados; quebrando a sua aliança. As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Mas Tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em Ti confiarei.


SALMO 90
Um Louvor. Cântico de Davi. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Certamente direi ao Senhor: “Tu És o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, em Quem deveras confiarei.” Porque Ele mesmo Te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele Te cobrirá com os Seus ombros, e debaixo das Suas asas Te refugiarás; como um escudo Sua verdade Te protegerá. Não terás medo do terror de noite nem da flecha que voa de dia, nem da peste que anda nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a Ti. Somente com os Teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Pois, Tu, ó Senhor, És o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação. Nenhuma calamidade Te sucederá, nem praga alguma chegará à Tua tenda. Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé em pedra alguma. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente Me amou, também Eu O livrarei; pô-Lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu Nome. Ele Me invocará, e Eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-Lo-ei com largueza de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Aleluia, aleluia, aleluia: Glória a Ti, ó Deus. (3x) 

Kyrie, eléison.(3x).

Hinos Demissionais:

Tropário do dia, da festa, ou do Santo

São Procópio Decapolita, o Confessor

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Tropárion de São Procópio – 1º Modo

Tu progrediste no ascetismo, ó Pai Procópio, / de força em força. / Por adorar o ícone de Cristo compartilhaste a sorte dos Mártires, / e com eles sempre intercedes por aqueles que clamam a ti./ Glória a Àquele que te fortaleceu; glória Àquele que te coroou;/ glória Àquele que por ti opera curas para todas.


Modo 1
Salve, ó Senhor, o Teu povo, e abençoa a Tua herança; concede a vitória Teus Fiéis sobre os adversários; e pelo poder da Tua Cruz guarda a Tua Propriedade.

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Sem ousarmos pronunciar palavra, confundidos pelos nossos inúmeros pecados, nós te suplicamos: intercede junto dAquele que nasceu de Ti, Virgem Mãe de Deus, pois a oração de uma Mãe tem o poder de obter a benevolência do Senhor. Ó Toda-Bendita, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, pois Aquele que em sua carne aceitou sofrer por nós, É cheio de Misericórdia e pode nos salvar.

Apressa-Te em enviar Tua compaixão adiante de nós, ó Senhor, pois somos extremamente pobres. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, por causa da glória do Teu nome. Ó Senhor, livrai-nos e tende misericórdia de nossos pecados por amor do Teu Nome.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Kondákion do Dia, da Festa ou do Santo
Kondákion de São Procópio - 4º Modo


Leitor
Hoje, a Igreja obtém em ti uma estrela da manhã, / e por tua honra dissipa as trevas da heresia, / Ó glorioso Procópio, mestre celeste.

Tu tens operado salvação no meio da terra, ó Cristo Deus, Tu estendeste as Tuas Mão Imaculadas na Cruz, reunindo assim todas as nações que clamam a Ti: Ó Senhor, glória a Ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Nós adoramos Teu ícone imaculado, ó Bondoso, pedindo o perdão de nossas falhas, ó Cristo nosso Deus, pois de Tua própria Vontade Tu ascendeste à Cruz na carne, para livrar da escravidão do inimigo aqueles que Tu criastes. Por isso, regozijados clamamos a Ti: Quando vieste salvar ao mundo,  tudo encheste de júbilo, ó nosso Salvador!

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Visto que és um manancial de piedade, torna-nos dignos de compaixão, ó Theotokos. Olha para um povo pecador e manifeste, como sempre, o teu poder. Enquanto esperamos em ti, clamamos como outrora o fez Gabriel, o Comandante Supremo das hostes Incorpóreas: Rejubila-te!

Kyrie, eléison. (40x).

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu És adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus; lento para a cólera, compassivo e rico em piedade: amas os justos e perdoas aos pecadores. Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu Próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os Teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos: Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tu mais venerável que os Querubins/ e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins,/ deste à luz o Verbo de Deus,/ conservando intacta a glória da tua virgindade:/ Nós te glorificamos,/ ó Mãe do nosso Deus!

Em Nome do Senhor, abençoa, Padre. 

...Amém.
ORAÇÃO DE SANTO EFREM

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de desencorajamento, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim, Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia e a seguir 12 pequenas metanóias)

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de desencorajamento, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim, Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia)


ORAÇÃO DE SÃO BASÍLIO

Deus, Senhor Todo-Poderoso e artesão de toda criação, que na imensidão de Tua incomparável Misericórdia enviaste Teu Filho Único, nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação do gênero humano, e que pela Sua preciosa Cruz livrou-nos dos ferrolhos eternos, e triunfou sobre os principados e os poderes das trevas; Tu, Senhor amigo dos homens, aceita as nossas orações de reconhecimento e de súplica, pecadores que somos. Protege-nos contra toda queda funesta e tenebrosa, e contra todos aqueles que procuram nos fazer mal - nossos inimigos visíveis e invisíveis. Perfura a nossa carne com os cravos de Teu temor, e não incline nossos corações para palavras ou pensamentos perversos, mas fere a nossa alma de Teu desejo, afim de que todos os dias elevemos nossos olhos até Ti, guiados pela Luz que vem de Ti, e com o nosso olhar posto em Ti, ó Luz inacessível e eterna; e nós Te louvamos e oferecemos uma incessante ação de graças, Pai eterno, assim como ao Teu Filho Único e ao Teu Espírito Santo bom e vivificante, eternamente agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Abençoa, senhor.

Sacerdote
Pelas orações dos nossos santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós.


Amém.



VÉSPERAS


Gênesis 4:16-26


16 Então Caim saiu da presença de Deus e habitou na terra de Node, defronte do Éden.
17 Caim conheceu sua mulher e ela, concebendo, deu à luz a Enoque; ele estava edificando uma cidade, e nomeou a cidade conforme o nome de seu filho Enoque.
18 A Enoque nasceu Irade; Irade gerou Meujael, e Meujael gerou a Metusael; e Metusael gerou a Lameque.
19 Tomou Lameque para si duas esposas; o nome de uma era Ada, e o nome da segunda, Zilá.
20 Ada teve Jabal; ele foi o pai dos que habitam em tendas, alimentando gado.
21 O nome de seu irmão era Jubal, que foi quem inventou o saltério e a harpa.
22 E Zilá também, gerou a Tubalcaim, que era um ferreiro, um fabricante tanto em bronze como em ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23 Disse Lameque às suas esposas, Ada e Zilá: "Ouvi a minha voz, vós mulheres de Lameque; considerem as minhas palavras; porque eu matei um homem, para a minha tristeza, e um jovem, para minha dor.
24 Porque vingança foi exigida sete vezes em nome de Caim; no de Lameque será setenta vezes sete."
25 Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela, concebendo, deu à luz um filho e chamou o seu nome Sete, dizendo: "Por que Deus levantou para mim uma outra semente para substituir Abel, que Caim matou."
26 Sete teve um filho e chamou o seu nome Enos; ele [depositava sua] esperança na invocação do Nome do Senhor Deus.

Provérbios 5:15-6:3

15 Bebe a água da tua própria cisterna, e das correntes do teu poço.    16 Derramar-se-iam as tuas fontes para fora, e pelas ruas os ribeiros de águas?    17 Sejam para ti só, e não para os estranhos juntamente contigo.    18 Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade.    19 Como corça amorosa, e graciosa cabra montesa saciem-te os seus seios em todo o tempo; e pelo seu amor sê encantado perpetuamente.    20 E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraÇarias o seio da adúltera?    21 Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas.    22 Quanto ao ímpio, as suas próprias iniqüidades o prenderão, e pelas cordas do seu pecado será detido.    23 Ele morre pela falta de disciplina; e pelo excesso da sua loucura anda errado.    1 Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho,    2 estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca.    3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo;   

Nenhum comentário:

Postar um comentário