segunda-feira, 17 de março de 2014

3ª Segunda-feira da Grande Quaresma

17 de Março de 2014 (CC) / 04 de Março (CE) - Modo 4
Jejum
São Gerásimos do Jordão; Ss. Mártires Paulo, Juliana, Quadratus, Akadios e Estratonicos.




Isaías 8:13-9:7

     13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.    14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém.    15 E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.    16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.    17 Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei.    18 Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor; são como sinais e portentos em Israel da parte do Senhor dos exércitos, que habita no monte Sião.    19 Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos?    20 A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.    21 E passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e, tendo fome, se agastarão, e amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus, olhando para o céu em cima;    22 e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados.    1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.    2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.    3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.    4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã.    5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo.    6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.    7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.   


VÉSPERAS

Gênesis 6:9-22

 9 Estas são as gerações de Noé. Noé era um homem justo, sendo perfeito em sua geração; Noé pareceu muito agradável a Deus.
10 Gerou Noé três filhos, Sem, Cam e Jafé.
11 Porém, a Terra estava corrompida diante de Deus. E a Terra se encheu de iniquidade.
12 O Senhor Deus olhou a Terra e ela estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra.
13 E o Senhor Deus disse a Noé: "O tempo de todos os homens é chegado diante de mim. Porque a Terra foi preenchida com iniquidade por eles; e eis que eu irei destruí-los e também a Terra.
14 Faze para ti, por este motivo, uma arca quadrada de madeira; farás compartimentos na arca, e a cobrirás por dentro e por fora com betume.
15 Assim farás a arca: de trezentos côvados será o seu comprimento, e de cinqüenta côvados será a sua largura, e de trinta côvados a altura.
16 Estreitarás a arca ao construí-la, e em um côvado acima a completarás; e a porta da arca farás ao seu lado. Com primeiro, segundo e terceiro andar a farás.
17 Eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a Terra, para destruir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; e tudo o que existe sobre a terra perecerá.
18 Eu estabeleço a minha aliança contigo; entra na arca, tu e teus filhos, e tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19 De todos os animais domésticos e de todos os répteis e animais selvagens, de todos eles, de toda a carne farás entrar por pares na arca, para que possas alimentá-los como a ti mesmo; machos e fêmeas deverão ser.
20 De todas as aves que voam, segundo as suas espécies, e de todo os animais domésticos,  segundo as suas espécies, e de todos os répteis que rastejam na terra, segundo as suas espécie, em pares todos eles virão a ti, masculino e feminino, para serem alimentados como a ti mesmo.
21 Tu, pois, toma para ti de todos os tipos de alimentos que comes; e os ajuntarás para ti; e deverão ser para ti e eles comerem."
22 Então Noé fez todas as coisas que o Senhor Deus lhe mandara; assim ele fez.

Provérbios 8:1-21

     1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?    2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca.    3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando:    4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.    5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria.    6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade.    7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.    8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.    9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.    10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.    11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.    12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.    13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.    14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.    15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo.    16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra.    17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.    18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.    19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida.    20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,    21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário