quinta-feira, 13 de março de 2014

2ª Quinta-Feira da Grande Quaresma


Quarta-feira, 13 de Março de 2014 (CC) / 28 de Fevereiro (CE)
S. Basílio, mon. (séc. VIII).
29/02 S. Cassiano, mon. († c. 435).   




HORA SEXTA


Isaías 6:1-12

1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. 2 Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis asas; com duas cobria o rosto, e com duas cobria os pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória. 4 E as bases dos limiares moveram-se à voz do que clamava, e a casa se enchia de fumaça. 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! 6 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. 8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 9 Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado. 11 Então disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam assoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada, 12 e o Senhor tenha removido para longe dela os homens, e sejam muitos os lugares abandonados no meio da terra.







Orações
Da Sexta Hora


Sacerdote
Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

Leitor
Amem

Glória a Ti, nosso Deus, glória a Ti.
Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e ocupando tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que És bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Leitor
Amem!
Kyrie, Eléison! (12x)

Gloria ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem

Leitor
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus
Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.


SALMO 53

Para o Fim: Dos Hinos de Instrução por Davi. Quando os Zifeus vieram e disseram a Saul: Eis que Davi não está escondido entre nós? Salva-me ó Deus pelo Teu Nome e faze-me justiça pelo Teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca. Porque estranhos se levantam contra mim, e homens poderosos procuraram a minha alma: Eles não têm a Deus diante de si. Pois eis que Deus me auxilia, e o Senhor É o protetor de minha alma. Ele trará males sobre os meus inimigos. Destrói-os totalmente por Tua verdade. Voluntariamente oferecerei sacrifícios a Ti, confessarei o Teu Nome, ó Senhor, porque é bom, pois de cada aflição Tu tens me livrado, os meus olhos viram cumprido o meu desejo acerca dos meus inimigos.


SALMO 54

Para o Fim: Entre os Hinos de Instrução por Davi. Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração, e não desprezes a minha súplica, atende a mim, e responde-nos. Ao meditar, entristeci-me, perturbou-me o grito de fúria do inimigo e a opressão do pecador, pois lançam sobre mim iniquidade, e contra mim fortemente se enfurecem. Meu coração estava perturbado em meu íntimo, e o terror da morte caiu sobre mim. Temor e tremor me sobrevieram e o horror me cobriu. Pelo que disse: “Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.” Pausa. Lança-os nas profundezas, ó Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite percorrem suas muralhas, iniquidade e malícia estão no meio dela; maldade há lá dentro, astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Porque, se meu inimigo me tivesse insultado, eu poderia suportá-lo. E se fosse o que me odeia que falasse palavras arrogantes contra mim, eu dele me esconderia. Mas eras tu, homem, meu igual, meu guia e meu intimo amigo. Juntos conversávamos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. A morte os assalte, e vivos desçam ao Hades; porque entre eles e no meio de suas habitações há maldades. Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos contra mim. Deus ouvirá, e os afligirá, Aquele que preside desde a antiguidade, pois não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. Tal homem levanta as mãos contra os seus aliados; quebrando a sua aliança. As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te sustentará; não permitirá jamais que o justo seja abalado. Mas Tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em Ti confiarei.


SALMO 90
Um Louvor. Cântico de Davi. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Certamente direi ao Senhor: “Tu És o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, em Quem deveras confiarei.” Porque Ele mesmo Te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele Te cobrirá com os Seus ombros, e debaixo das Suas asas Te refugiarás; como um escudo Sua verdade Te protegerá. Não terás medo do terror de noite nem da flecha que voa de dia, nem da peste que anda nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a Ti. Somente com os Teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Pois, Tu, ó Senhor, És o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a Tua habitação. Nenhuma calamidade Te sucederá, nem praga alguma chegará à Tua tenda. Porque aos Seus anjos dará ordem a Teu respeito, para Te guardarem em todos os Teus caminhos. Eles Te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o Teu pé em pedra alguma. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente Me amou, também Eu O livrarei; pô-Lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu Nome. Ele Me invocará, e Eu Lhe responderei; estarei com Ele na angústia; dela O retirarei, e O glorificarei. Fartá-Lo-ei com largueza de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.


Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Aleluia, aleluia, aleluia: Glória a Ti, ó Deus. (3x) 

Kyrie, eléison.(3x).

Hinos Demissionais:

Tropário do dia, da festa, ou do Santo

São Procópio Decapolita, o Confessor

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.


Modo 3
Santos Apóstolos, intercedam junto ao Deus misericordioso para que Ele nos conceda o perdão dos pecados de nossas almas.

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Sem ousarmos pronunciar palavra, confundidos pelos nossos inúmeros pecados, nós te suplicamos: intercede junto dAquele que nasceu de Ti, Virgem Mãe de Deus, pois a oração de uma Mãe tem o poder de obter a benevolência do Senhor. Ó Toda-Bendita, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, pois Aquele que em sua carne aceitou sofrer por nós, É cheio de Misericórdia e pode nos salvar.

Apressa-Te em enviar Tua compaixão adiante de nós, ó Senhor, pois somos extremamente pobres. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, por causa da glória do Teu nome. Ó Senhor, livrai-nos e tende misericórdia de nossos pecados por amor do Teu Nome.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amem!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que És Santo cura pelo Teu Nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eléison! (3x)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Pai nosso que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome. Venha a nós o Teu Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu. O pão nosso suprassubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mau.

Sacerdote
Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


Kondákion do Dia, da Festa ou do Santo


Modo 5

Levaste, Senhor, para descansar e gozar de Teus bens, os dois infalíveis pregadores de fala divina, os Príncipes dos Apóstolos; pois preferiste suas provações e morte a qualquer sacrifício, Tu, o Único conhecedor dos segredos dos corações.

Leitor
Hoje, a Igreja obtém em ti uma estrela da manhã, / e por tua honra dissipa as trevas da heresia, / Ó glorioso Procópio, mestre celeste.

Tu tens operado salvação no meio da terra, ó Cristo Deus, Tu estendeste as Tuas Mão Imaculadas na Cruz, reunindo assim todas as nações que clamam a Ti: Ó Senhor, glória a Ti.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Nós adoramos Teu ícone imaculado, ó Bondoso, pedindo o perdão de nossas falhas, ó Cristo nosso Deus, pois de Tua própria Vontade Tu ascendeste à Cruz na carne, para livrar da escravidão do inimigo aqueles que Tu criastes. Por isso, regozijados clamamos a Ti: Quando vieste salvar ao mundo,  tudo encheste de júbilo, ó nosso Salvador!

agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Visto que és um manancial de piedade, torna-nos dignos de compaixão, ó Theotokos. Olha para um povo pecador e manifeste, como sempre, o teu poder. Enquanto esperamos em ti, clamamos como outrora o fez Gabriel, o Comandante Supremo das hostes Incorpóreas: Rejubila-te!

Kyrie, eléison. (40x).

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu És adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus; lento para a cólera, compassivo e rico em piedade: amas os justos e perdoas aos pecadores. Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu Próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os Teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos: Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Tu mais venerável que os Querubins/ e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins,/ deste à luz o Verbo de Deus,/ conservando intacta a glória da tua virgindade:/ Nós te glorificamos,/ ó Mãe do nosso Deus!

Em Nome do Senhor, abençoa, Padre. 

...Amém.
ORAÇÃO DE SANTO EFREM

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de desencorajamento, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim, Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia e a seguir 12 pequenas metanóias)

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de desencorajamento, o espírito de desejo de me sobrepor e de vã loquacidade (Grande Metanóia)

Concede ao teu servo um espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade. (Grande Metanóia)

Sim, Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu És bendito pelos séculos dos séculos (Grande Metanóia)


ORAÇÃO DE SÃO BASÍLIO

Deus, Senhor Todo-Poderoso e artesão de toda criação, que na imensidão de Tua incomparável Misericórdia enviaste Teu Filho Único, nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação do gênero humano, e que pela Sua preciosa Cruz livrou-nos dos ferrolhos eternos, e triunfou sobre os principados e os poderes das trevas; Tu, Senhor amigo dos homens, aceita as nossas orações de reconhecimento e de súplica, pecadores que somos. Protege-nos contra toda queda funesta e tenebrosa, e contra todos aqueles que procuram nos fazer mal - nossos inimigos visíveis e invisíveis. Perfura a nossa carne com os cravos de Teu temor, e não incline nossos corações para palavras ou pensamentos perversos, mas fere a nossa alma de Teu desejo, afim de que todos os dias elevemos nossos olhos até Ti, guiados pela Luz que vem de Ti, e com o nosso olhar posto em Ti, ó Luz inacessível e eterna; e nós Te louvamos e oferecemos uma incessante ação de graças, Pai eterno, assim como ao Teu Filho Único e ao Teu Espírito Santo bom e vivificante, eternamente agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kyrie, eléison. (3x).

Abençoa, senhor.

Sacerdote
Pelas orações dos nossos santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, tem misericórdia de nós.


Amém.





VÉSPERAS


Gênesis 5:1-24


1 Esta é a genealogia dos homens, no dia em que Deus fez Adão. A imagem de Deus o fez,
2 macho e fêmea Ele os fez, e os abençoou; e chamou o seu nome Adão, no dia em que os fez.
3 Adão viveu 230 anos e gerou um filho de acordo com sua própria forma e de acordo com sua própria imagem; e chamou o seu nome Sete.
4 Os dias de Adão, os quais viveu depois que gerou a Sete, foram 700 anos; e gerou filhos e filhas.
5 Todos os dias que Adão viveu foram 930 anos; e morreu.
6 Sete viveu 205 anos e gerou a Enos.
7 Viveu Sete, depois que gerou Enos, 707 anos; e gerou filhos e filhas.
8 Todos os dias de Sete foram 912 anos; e morreu.
9 Enos viveu 190 anos e gerou a Cainã.
10 Viveu Enos, depois que gerou a Cainã, 715 anos; e gerou filhos e filhas.
11 Todos os dias de Enos foram 905 anos; e morreu.
12 Cainã viveu 170 anos e gerou Maalaleel.
13 Viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, 740 anos; e gerou filhos e filhas.
14 Todos os dias de Cainã foram 910 anos; e morreu.
15 Maalaleel viveu 165 anos e gerou Jerede.
16 Viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, 730 anos; e gerou filhos e filhas.
17 Todos os dias de Maalaleel foram 895 anos; e morreu.
18 Jerede viveu 162 anos e gerou a Enoque:
19 Viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, 800 anos; e gerou filhos e filhas.
20 Todos os dias de Jerede foram 962 anos; e morreu.
21 Enoque viveu 165 anos e gerou a Metusalém.
22 Enoque foi muito agradável para Deus, depois que gerou a Metusalém, por duzentos anos; e gerou filhos e filhas.
23 Todos os dias de Enoque foram 365 anos.
24 Enoque foi muito agradável para Deus, e não foi encontrado, porquanto Deus o trasladara.

Provérbios 6:3-20

3 Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo;    4 não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras;    5 livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.    6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio;    7 a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador,    8 no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa.    9 o preguiçoso, até quando ficarás deitador? quando te levantarás do teu sono?    10 um pouco para dormir, um pouco para toscanejar, um pouco para cruzar as mãos em repouso;    11 assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade como um homem armado.    12 O homem vil, o homem iníquo, anda com a perversidade na boca,    13 pisca os olhos, faz sinais com os pés, e acena com os dedos;    14 perversidade há no seu coração; todo o tempo maquina o mal; anda semeando contendas.    15 Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente será quebrantado, sem que haja cura.    16 Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina:    17 olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente;    18 coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal;    19 testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.    20 Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe...



Nenhum comentário:

Postar um comentário